TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de Desenvolvimento – Instalando Ambiente

Por:   •  20/8/2015  •  Artigo  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

ANDROID

[pic 1]


Plano de Aulas

AULA

TEMA

01

Apresentação

Introdução

Exercício

02

Ambiente de Desenvolvimento – Instalando Ambiente

Netbeans

Exercício

        


Sumário

Plano de Aulas        

Introdução        

O que é um programa?        

O que é Linguagem de Máquina?        

O que é linguagem de Programação?        

O que são máquinas virtuais?        

O que é Plataforma Android?        

Ambiente de Desenvolvimento        

Conceito        

Netbeans        

Instalação do Netbeans        

Instalação do Android        

Conhecendo o Netbeans        

Instalando um novo software        

Criando um projeto Android        


Introdução

O que é um programa?

Como sabemos um sistema computacional é formado pela união de hardware e software, os quais em conjunto com alguns comandos resolvem a maioria dos desafios impostos pela sociedade moderna.

Os comandos agrupados em um arquivo com uma estrutura definida são chamados de arquivos programas os quais serão convertidos para linguagem de máquina, esse processo é conhecido como compilação.

Na prática os programas possuem vários comandos para solucionar problemas ou melhorar o desempenho de acessos às informações.

O que é Linguagem de Máquina?

Os sistemas computacionais possuem uma arquitetura os quais conversão em uma linguagem própria também conhecida como Linguagem de Máquina. Essa linguagem corresponde a combinação binária, ou seja, a combinação de dois valores 0 e 1, que juntos fazem o hardware executar algo. Veja o exemplo de um código binário.

[pic 2]

O que é linguagem de Programação?

Como visto no item anterior escrever programas em linguagem de máquina torna nosso trabalho um pouco mais árduo, por esse motivo alguns fabricantes de sistemas computacionais, resolveram criar bibliotecas com comandos para facilitar a vida de que programa, essa estrutura com bibliotecas, interface de desenvolvimento e um ambiente agradável para escrever programas é conhecido como linguagem de programação. Segue um exemplo de comandos gravados em arquivos de programa no formato da linguagem JAVA.

public ResultSet Listar()

    {

        String sql_str = "Select * from TB_AGENDA ";    

        try

        {

            pmst = conexaoNegocio.conectar().

                    prepareStatement(sql_str);

            ResultSet rs = pmst.getResultSet();

            return rs;

        }

        catch (Exception ex)

        {

            return null;

        }

    }

Conforme visto no exemplo acima é mais fácil ler o comando na linguagem de programação do que na linguagem de máquina. Você deve estar se perguntando “É para mim é a mesma coisa, não estou entendo nada do mesmo jeito”, portanto não se preocupe com o que o programa está fazendo e sim em saber diferenciar uma linguagem de programação da linguagem de máquina.

O que são máquinas virtuais?

No começo do desenvolvimento das linguagens de programação os programadores, “pessoas responsáveis em escrever os comandos nas linguagens de programação”, tinham que fazer um processo muito demorado para gerar um arquivo que poderia ser executado pelo sistema operacional específico, quando trocava o sistema operacional o programador tinha que gerar um novo arquivo. Com a evolução das práticas de desenvolvimento de software esses problemas foram acabando, até que sugiram as máquinas virtuais (Virtual Machine), responsáveis pela conversa entre os comandos das linguagens de programações e o sistema operacional, isso significa na prática que você pode escrever um programa e o mesmo será executado em vários sistemas operacionais diferentes. Para fixação a figura abaixo faz o papel da máquina virtual, o programa é escrito para saída USB e não importa qual é o celular ele será sempre carregado.

[pic 3]

O que é Plataforma Android?

O Android é uma plataforma de software que permite criar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tabletes.

O Android foi desenvolvido pela Google™, e posteriormente pela OHA (Open Handset Alliance), uma organização que une várias empresas com o objetivo de criar padrões abertos para dispositivos móveis.

Ambiente de Desenvolvimento

Conceito

Antes de começarmos a desenvolver qualquer programa é necessário conhecer a IDE (Integrated Development Environment), ou seja, o Ambiente Integrado para Desenvolvimento.

As ferramentas são necessárias e facilitam nossa vida quando formos digitar os comandos das linguagens, em nosso caso é o JAVA. Nessa oficina usaremos o NetNeans na sua versão mais atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (984.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com