TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ampliação do mercado de segurança da informação impulsionado por mobilidade e nuvem

Por:   •  9/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

 

Ampliação do mercado de segurança da informação impulsionado por mobilidade e nuvem

Tema:  O aumento do investimento em segurança da informação impulsionado pela adesão ao mercado de Nuvem e plataformas Mobile .

Problema de pesquisa: Como a crescente adesão da plataforma Mobile e nuvem pelas empresas tem influenciado a ampliação do mercado de segurança da informação?

Hipótese: As empresas têm aderido cada vez mais a plataforma de nuvem e a mobilidade, com isto chega a um momento em que a preocupação com a segurança da informação se acentua devido a sensibilidade no tráfego de dados destas plataformas.

Objetivo: Esclarecer a relação entre o mercado de segurança da informação com a crescente implementação de plataformas Nuvem e de mobilidade nas empresas.

Justificativa: AS empresas têm aderido cada vez mais aos dispositivos de mobilidade, que vem junto com um ambiente onde o processamento é feito em Nuvem (cloud computing), que demanda tráfego de dados muitas vezes sensíveis, e a preocupação com a integridade e segurança destes dados se acentua. Devido a estes contextos, as empresas têm investido cada vez mais em segurança da informação, para garantir a proteção de suas informações.

Introdução

O mercado de segurança da informação tem se ampliado de forma exponencial nos últimos anos, sendo impulsionado pelo aumento da adesão de empresas ás plataformas que utilizam mobilidade e nuvem (cloud computing).

Pressupondo que esta migração deve-se  às facilidades da plataforma móbile e a lucratividade do processamento em cloud computing, as empresas têm migrado dos servidores tradicionais, o que demanda tráfego de dados muitas vezes sensíveis e acentua a preocupação com a segurança das informações, o que aumenta o investimento na segurança de dados.

Diante deste cenário tecnológico, podemos esclarecer a ligação entre a atual ampliação do mercado de segurança da informação e a crescente implementação de dispositivos móbile e plataforma de dados em nuvem.

Através deste projeto, buscando entender melhor as funcionalidades, desenvolvimento, aplicação, sensibilidades destas novas plataformas e como o conceito de segurança de dados se enquadra na nuvem, através de pesquisas bibliográficas atuais, pode-se obter informações para o melhor preparo de futuro e atuais profissionais de tecnologia da informação.

Desenvolvimento

Referencial teórico

A cada dia, o uso da nuvem torna-se mais popular, seja entre as pessoas, para uso pessoal ou no âmbito empresarial. Mesmo que não tenhamos consciência disso, todos nós temos algo na nuvem: seja um e-mail, um aplicativo, um perfil em uma rede social. E por que as tecnologias caminham cada vez mais a essa direção? Porque o ambiente da nuvem é mais confiável frente aos internos das empresas e seus recursos são ilimitados.

Os termos mobilidade e cloud computing, ou nuvem, já está incorporado na rotina e serviços de gigantes da tecnologia e tem sido amplamente abraçado por empresas que buscam a otimização de seus negócios.

Segundo Taurion (2006) utilizar recursos ociosos de computadores independentes, sem preocupação com localização física e sem investimentos em hardware é uma ideia extremamente sedutora aos executivos de tecnologia da informação, o que pode explicar o fenômeno de migração dos servidores tradicionais para a cloud.

Quando se faz a migração para uma nuvem, não é necessária a compra de novos equipamentos, o que diminui muito os custos. Outro ponto a favor da computação em nuvens está na mobilidade para acesso aos dados, ou seja, mesmo que fora das dependências da organização pode-se continuar a ter acesso aos dados da empresa, com uma simples conexão de internet, o que também explica o crescimento em contratações home office.

Como explica Veras (2013, p.23)

Outro ponto fundamental é que a computação em nuvem facilita a inversão de uma tendência descrita pelo Gartner: a maioria das organizações está gastando 80% do seu investimento e tempo de TI com manutenção e sustentação de projetos e DATACEN TERS e não com projetos e soluções inovadoras. A computação em nuvem permite às organizações diminuir o seu custo total de propriedade com infraestrutura de TI. Além disso, a nuvem aumenta a agilidade e diminui os riscos de desenvolvimento e implantação de projetos inovadores. Com a nuvem é possível mudar o foco dos investimentos de TI para mais inovação e mais foco no negócio (o "core business") da organização. Assim é possível transformar o departamento de Tecnologia em um centro de resulta dos e inovação, e não simplesmente ser mais um centro de custos. Segundo um estudo do IDC, em cinco anos de utilização da nuvem o TCO pode chegar a 70% de economia em comparação a um ambiente dentro de casa. Além disso, o estudo concluiu que a TI aumenta a agilidade e a produtividade em 52% e reduz o tempo de parada de sistemas em até 72%.

Para as pequenas e médias empresas, que são maioria no mercado tecnológico,  a Cloud Computing propõe grande oferta de economia (TAURION, 2011). A grande vantagem da computação em nuvens para organizações desse porte está na redução com os custos dos softwares. Neto (2011) explica este aspecto: "Por mais que não se use todos os softwares que estão nos computadores ao mesmo tempo, na prática eles precisam estar instalados para quando for necessário. Com a nuvem isso deixa de existir." Ou seja, não é mais necessário ter a licença para cada computador, é preciso somente de uma, que está no servidor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com