TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia e tecnologia

Por:   •  17/11/2015  •  Artigo  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho em um help desk, e pra mim o conceito de antropologia é amplamente aplicado no setor, onde prestamos suporte ao usuário. Podemos resumir o conceito de antropologia na área apenas com a empatia com a qual tratamos cada usuário. Apesar de todos os problemas comuns serem padrões, o usuário não é, e sim, temos que nos adaptar para dar uma mensagem de que a senha expirou tanto para o diretor da empresa quanto para o funcionário que opera o estacionamento e que também utiliza o sistema interno da empresa. Acho muito interessante esse conceito e complemento que o mesmo devia ser muito mais aproveitado principalmente nessa área de TI. Todo funcionário que opera na área de TI está de alguma forma trabalhando para que todos os setores de uma organização operem de acordo, então o mínimo que pode ser exigido, é que este compreenda as partes que depende deste e trate as mesmas com a maior empatia possível, afinal nenhum usuário é obrigado a saber como por exemplo, opera a rede de uma empresa.

Também desenvolvo para web, e o conceito de antropologia nessa área é ainda mais explorado, pois nada na web deve ser criado sem considerar quem vai utilizar aquela solução, o que é estudado por profissionais de UX (experiência do usuário). Isso me remete a uma palestra, onde o palestrante, profissional da área a um bom tempo, relata uma conversa que ele teve com o Zuckerberg, criador do Facebook, no backstage de um evento internacional, onde ele questiona o criador do Facebook:

- Você já pensou que diferentes culturas podem utilizar de maneira diferente a solução (no caso a rede Facebook) que vocês oferecem? Vocês pensam nessas diferenças ao modificar a ferramenta?

- Zuckerberg: "Acredito que se uma ferramenta funciona perfeitamente para determinados usuários (referências aos usuários americanos da plataforma), ela pode funcionar da mesma forma para todos".

Minha interpretação do ocorrido foi a seguinte: a empresa está criando uma ferramenta utilizada mundialmente pensando apenas no usuário que vive nos EUA. Isso implica e muito em questões culturais, por ser uma "rede social", você está alterando a forma como aquele grupo se comunica, se espalhando em outro, e desrespeitando preceitos básicos. Não temos a mesma relação interpessoal que o americano tem, e vice-versa. Além de o Brasil ser muito mais popular em atividade na rede, que os americanos.

Bom, para quem quiser ver a palestra, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=kfr3bgsIdiM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com