TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA E A TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL

ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DAVID RAMOS

JOÃO VICTOR

LORENA QUEIROZ

MICHELE CAMISÃO

SCHIRLEY RAMOS

WARLESSON MARTINS

A ANTROPOLOGIA E A TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS

SALVADOR

2018

[pic 2]

DAVID RAMOS

JOÃO VICTOR

LORENA QUEIROZ

MICHELE CAMISÃO

SCHIRLEY RAMOS

WARLESSON MARTINS

A A ANTROPOLOGIA E A TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil, Administração, Ciências Contábeis da Faculdade São Salvador como requisito para obtenção da nota na disciplina de Antropologia sob orientação do docente Cristiano Almeida.

Salvador

2018

O QUE É ANTROPOLOGIA?

A antropologia é a disciplina que estuda o ser humano de forma ampla, comparativa e crítica, mediante métodos científico e humanístico. Funciona bem para estudar sociedades, desde aldeias a tribos de adolescentes urbanos.

HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA

O pioneiro da antropologia Bronislaw Malinowski define como um sistema econômico e empreendimento não ocidental, mapeando todo o processo, organizações e instituições envolvidas nesse sistema.

Quem iniciou o estudo do consumo foi o cientista social Thorstein Veblen.

O motivo da antropologia ter surgido foi para ser aplicada a administração colonial. Porém, rejeitou empreendimentos exploratórios devido a sua própria reflexão ética.

ANTROPOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS

A antropologia aplicada à administração de empresas hoje trabalha em duas frentes, uma interna e outra externa. Internamente compreende as áreas de gestão de recursos humanos e estudo organizacional. Externamente, estuda o marketing e o comportamento consumidor.

RECURSOS HUMANOS E ESTUDO ORGANIZACIONAL

  • Dentro desse requisito, o antropólogo empresarial, usa de ferramentas como a análise organizacional.
  • Mapeia relação de poder informais e formais, como estudar papéis assumidos dentro dos grupos.
  • Canais de comunicação.
  • Valores coletivos e individuais dentro de uma organização.

Garantir o espaço de minorias étnicas, de gênero, de habilidades são importantes em um ambiente de trabalho com responsabilidade social corporativa e o mais importante, enriquece a empresa.

O antropólogo pode também gerir as divisões de responsabilidade social e ambiental de uma empresa, consolidar as relações com populações afetadas pelas atividades corporativas, garantir um desenvolvimento sustentável. O conhecimento técnico antropológico facilita à adaptação às normas legais e aos selos de certificação.

O saber antropológico também se aplica de forma externa à empresa, na relação com clientes de outras culturas e no marketing.

Lidar com culturas diversas sem cometer gafes requer muito tato, o que geralmente o antropólogo desenvolve e o capacita para treinar executivos em negociações interculturais.

A TECNOLOGIA NA ANTROPOLOGIA

As tecnologias digitais dão continuidade e potencializam as tradições desenvolvidas ao longo do tempo pela antropologia. Paradoxalmente os computadores parece que nada trazem de novo ainda que os utilizemos para criar, armazenar, distribuir e aceder à cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com