TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da Função “Full Text Search” em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados: Um estudo de caso através de um Sistema de Gerenciamento de Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso

Por:   •  3/6/2022  •  Monografia  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia de Itu “Dom Amaury Castanho, como parte do requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”.

Orientador: Prof. Ricardo Roberto Leme

[pic 7]

LISTA DE SIGLAS

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados ou Database Management System

SQL – Structured Query Language

FTS – Full Text Search

XML – Extensible Markup Language

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Arquitetura do Full Text Search no SQL Server

Figura 2. Resultado da Pesquisa com busca Semântica

  1. INTRODUÇÃO

Quando um discente está na reta final do curso é necessário que o mesmo elabore seu trabalho de conclusão de curso, no qual é regulamentado pela portaria da Fatec Itu sendo considerada como uma atividade obrigatória, dividida em dois semestres. A avaliação é feita pelos docentes responsáveis pela disciplina de Trabalho de Graduação, considerando a média final semestral dos discentes.

Segundo Moro (2012), “Nenhum discente entra na universidade sabendo escrever uma monografia, seja de graduação ou pós. Nesse contexto, cabe ao docente orientador “ensinar” o discente a escrever a monografia.”

Qual seria a melhor forma do discente escolher um orientador para o seu TCC?

Para que o discente possa escolher um orientador que possa orientá-lo da melhor maneira possível, é necessário que o mesmo conheça bem as áreas de conhecimento do mesmo, e também de já ter um tema previamente estabelecido, para então fazer um acordo formal entre ambos.

Mas como escolher um tema para o TCC?

Uma das principais dificuldades encontradas pelos discentes da Fatec Itu é a escolha de um tema para o seu TCC, o que necessita de tempo, afinidade e muita pesquisa. Muitas vezes o discente não tem tempo para ir até a biblioteca da Instituição para consultar os temas que já foram desenvolvidos, para que se possa ter uma base para a escolha do seu tema.

Diante deste contexto, esse trabalho tem como foco aplicar a Função Full Text Search em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, por meio de um estudo de caso através de um Sistema de Gerenciamento de Orientações de Trabalho de Conclusão de Cursos, para que possa suprir as necessidades da Instituição Fatec Itu, durante o desenvolvimento do trabalho.

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

O período de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso é um dos mais complicados e mais importantes, tanto para a instituição quanto para os discentes, pois é o período no qual o discente vai aplicar todo o conhecimento obtido ao longo do curso. Durante o desenvolvimento o discente necessita de recursos e materiais para que seja desenvolvido o seu trabalho, e principalmente de um orientador.

Um dos maiores problemas encontrados na Fatec Itu durante o desenvolvimento do trabalho é a falta de informações referentes aos docentes, o que dificulta no momento da escolha do orientador, pois o discente não tem acesso às áreas de conhecimento do mesmo e da quantidade de orientandos que esse docente tem naquele determinado semestre.

Outro problema é que muitas vezes o discente chega ao semestre no qual deve desenvolver o trabalho, e não tem um tema previamente escolhido, ou muitas vezes tem um tema, porém não sabe se já foi desenvolvido ou está sendo desenvolvido por algum discente.

Um ponto importante a ser levantado, é sobre o gerenciamento do trabalho, onde todo o processo de acordo entre orientador e discente, é feito através de um documento que é preenchido manualmente e assinado pelo orientando e pelo docente orientador, para posteriormente ser entregue ao docente responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, o que dificulta na identificação de uma possível duplicidade de temas, pois o discente tem no mínimo dois semestres para apresentar o seu trabalho.

Este trabalho de Conclusão de curso pretende apresentar um estudo de caso sobre o processo de gerenciamento de orientações de Tccs, onde será fornecida aos seus usuários a possibilidade de efetuar o controle via Web de forma organizada, tanto no momento da escolha do orientador para o seu trabalho, quanto no desenvolvimento do mesmo, disponibilizando aos discentes os trabalhos de conclusão de curso dos anos anteriores e atuais temas que estão sendo desenvolvidos. Essa pesquisa utilizará a função Full Text Search para que o usuário possa fazer pesquisas avançadas na base de dados do sistema, de forma que através da palavra ou texto digitado o usuário tenha acesso a todos os registros do sistema.

  1. PROBLEMA DA PESQUISA

Um dos principais problemas encontrados na Faculdade de Tecnologia de Itu, durante o desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso foi à dificuldade encontrada pelos discentes para escolher seu tema. Pois para que seja feita essa escolha, é necessária uma boa pesquisa. O discente geralmente busca referências em trabalhos que já foram elaborados anteriormente, porém muitas vezes o mesmo não tem tempo para ir até a biblioteca da faculdade para verificar os TCCs que já foram elaborados nos anos anteriores.

Outro problema identificado foi que após a escolha do tema, o aluno precisa escolher um docente orientador, que é um pré-requisito para desenvolvimento do trabalho acadêmico regulamentado pela portaria da Instituição. Para a escolha do orientador também deve ser feita uma boa pesquisa, onde o discente deve verificar quais as áreas de atuação de cada docente para escolher o que melhor se enquadra no perfil do seu tema. Porém atualmente os alunos não tem acesso direto a essas informações e também, quantos discentes estão sendo orientados por cada docente naquele semestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (303 Kb)   docx (149.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com