TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações do Eletromagnetismo na Informática

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  3.034 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Turma: Informática 2M       Sala: A-4

Professor: Gian Carlos     Matéria: Eletricidade e Eletrônica

Aluno: Pedro Emanuel de Medeiros Teixeira

Aplicações do eletromagnetismo na informática

O conteúdo do eletromagnetismo é muito amplo, e seu estudo oportuniza o entendimento de uma variedade de dispositivos e diversas outras coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Sem o eletromagnetismo é impossível, até hoje, armazenar dados em um dispositivo.

Para o computador funcionar é preciso utilizar evento chamado de eletrização. Através dessa eletrização, as peças do computador se comunicam e funcionam. Um dos principais dispositivos responsáveis pelo funcionamento desse instrumento são os transistores, que são utilizados na criação de circuitos integrados e fazem com que os computadores utilizem a linguagem binária, permitindo a passagem de energia representa o “1” e resistir à passagem de energia representa “0”. Isso ajuda, principalmente, no processamento de dados.

Dentre as diversas aplicações do eletromagnetismo na informática, destacam-se os dispositivos de armazenamento, mais precisamente os HDs:

Em HDs os dados são gravados a partir do fenômeno do eletromagnetismo. Hans Oersted percebeu que todo condutor que é percorrido por uma corrente elétrica, gera um campo magnético ao redor de si mesmo. Então, para que os dados possam ser armazenados e lidos pelo HD são envolvidas diversas características, como o tipo da superfície onde estarão guardados os dados.

A cabeça de leitura (usadas para ler e gravar dados no disco) e gravação é envolvida por uma bobina. É por essa bobina que a corrente elétrica se desloca, gerando um campo magnético, sobre a cabeça de leitura e gravação. O local abaixo dessa cabeça sofre um efeito magnético fazendo com que as partículas se alinhem como na figura:

[pic 1]

Para ser executada a leitura de dados dispostas no HD, é necessária a indução de uma corrente elétrica sobre a cabeça de leitura, e quando esta passar por uma superfície do disco, que esteja magnetizada, a cabeça de leitura possibilita o acesso dos bits pela placa lógica do HD.

Outros exemplos de aplicações do eletromagnetismo na informática são:

  •   O uso de softwares para calcular o valor e a intensidade dos campos magnéticos, dispondo de rapidez e eficácia. Os softwares também auxiliam no estudo a fundo do eletromagnetismo, de como se dispõe este conteúdo.
  •   O uso de transistores que permitem a parte lógica do computador, o que existe por trás do usuário final.
  •   A transmissão e recepção de informações da Internet acontecem através das ondas eletromagnéticas que se propagam a partir de microondas (faixa de frequência mais alta produzida por osciladores eletrônicos).

Bibliografia

http://ppgeel.ufsc.br/areas-de-conhecimento/processamento-de-energia/eletromagnetismo-e-dispositivos-eletromagneticos/

http://www.bahiaplanet.com.br/site/?p=183

http://www.alunosonline.com.br/fisica/transistores.html

http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3596-o-que-e-um-transistor-e-porque-ele-e-importante-para-o-computador-.htm

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeoy8AF/computadores-como-funcionam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (113.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com