TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico

Por:   •  17/12/2017  •  Artigo  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

MAQUETE-CIDADE INTELIGENTE

Lucélia

Eduardo Borges

Tarciso Henrique

RESUMO

                        

Este projeto é uma demonstração de como podemos representar uma cidade inteligente, falando das tecnologias da informação que podem ser usadas para que sua adaptação seja feita, representando também como é o caso ideal usando o caso real do DF como exemplo.

Palavras-chave: Cidade inteligente. Tecnologias da informação. Caso ideal.

ABSTRACT

This project is a demonstration of how we can represent a smart city, talking about the information technologies that can be used to make their adaptation, also representing the ideal case using the real DF case as an example.

Keywords: Smart city. Information technologies. Ideal case.

1. INTRODUÇÃO


        Devido a importância de se pensar em como melhorar as condições de vida da população do DF, existe a ideia de adaptar um lugar já pronto na forma de como seria uma cidade inteligente. Pensando em como representar uma cidade inteligente já pronta, no caso o DF, mas com as adaptações necessárias. A principal justificativa do desenvolvimento deste projeto está em mostrar uma cidade inteligente com todas as respectivas áreas, que são de extrema importância para a população.

        A metodologia consiste em desenvolver uma maquete com base na ideia de uma cidade inteligente onde serão apresentadas as respectivas áreas, representando assim as adaptações feitas.

        A possível solução para o problema apresentado será o desenvolvimento da maquete com a finalidade de melhorar as condições de vida(usando áreas do DF como exemplo) assim como as tecnologias, aplicando o conceito de cidade inteligente e demonstrando para as pessoas o que seria na verdade uma cidade inteligente.

 

2. DESENVOLVIMENTO

  1.  O PROJETO VENUS 

Quando se pensa em uma cidade ideal, há muitas considerações a se avaliar. Dentro de diversas propostas de uma cidade inteligente, pode-se destacar o uso de tecnologias da informação que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

No Projeto Venus pode-se ver o que é realidade no DF, como nas construções de blocos padronizados que são feitos com o mesmo esquema que foi mostrado no projeto. Os prédios limpos ecológicos mostrados no projeto também podem ser encontrados nos dias de hoje. No projeto venus podemos também destacar o que acontece hoje em nossa sociedade que é a fome, a pobreza, dívidas e sofrimento humano. É importante vermos também que no projeto vênus mostrado, a ideia é fazer um redesenho de todas essas coisas desnecessárias para que não aconteça o que está acontecendo nos dias de hoje, como por exemplo, a degradação ambiental.

Tem-se no projeto vênus também coisas que são futuro próximo como a utilização das tecnologias e recursos para o positivo, para o máximo benefício das pessoas. Através da implementação de uma Economia Global Baseada em Recursos, e uma multiplicidade de tecnologias inovadoras e amigas do meio ambiente diretamente aplicadas ao sistema social, as propostas do Projeto Venus reduzirão drasticamente a criminalidade, a pobreza, a fome, o sem-abrigo e muitos outros problemas urgentes comuns o mundo hoje. Estas coisas poderiam ser realidade hoje se todas as pessoas, principalmente nossos governantes pensassem mais em uma solução para esses problemas. Se as autoridades usassem esse projeto nas cidades do DF a realidade atual seria outra, penso que até a expectativa de vida aumentaria e as pessoas viveriam mais felizes e satisfeitas. Outra coisa que podemos tirar do projeto vênus é que podemos ter uma restauração do nosso meio ambiente e melhor condição de vida para a população. Devemos lembrar também da nossa economia atual, se usada baseada em recursos aplicando as tecnologias para acabar com a escassez de recursos, por meio da instalação de fontes renováveis de energia, automação do setor de produção e estoque, desenvolvimento de uma cidade eficiente em consumo energético, acesso universal à assistência médica e educação relevante, e geração de um novo sistema de incentivo baseado no cuidado humano e ambiental. Não estamos separados da natureza. Precisamos aprender a viver em conformidade com a capacidade de suporte dos recursos terrestres.

No projeto vênus contém coisas que mostram e percebemos que são futuro distante como transportes que voam, acho que para termos um cenário como esse só daqui 70 anos ou 80 anos e não sei se estarei vivo para ver esta realidade. Temos que entender que tudo está evoluindo na terra e que as coisas devem ser pensadas e bem planejadas para que tenhamos este futuro realizado. Outra e última coisa que é futuro distante mostrado no Projeto Venus são as movimentações das pessoas horizontalmente e verticalmente nos ambientes. Todas estas coisas são difíceis de acontecer atualmente pois tem coisas existentes que são prioridades para a população como dito antes acima, e que devem uma atenção maior como a saúde e bem-estar de todos.

  1. CIDADES INTELIGENTES

Para se ter uma cidade inteligente totalmente adaptada é mais fácil usarmos cidade já pronta do que começarmos uma do zero, porque com uma já pronta podemos apenas fazer as adaptações necessárias usando o que a cidade já nos oferece. As vantagens que pode se ter com essa adaptação são inúmeras como a otimização da utilização dos recursos: água, energia, transportes e melhorar a qualidade de vida das pessoas, com o uso das tecnologias podemos alcançar esses objetivos. As tecnologias utilizadas na cidade inteligente atuam em três grandes pontos: planeamento e manutenção, nas infraestruturas e população.

Ao se usar esses conceitos e tecnologias no DF poderemos ter uma infraestrutura, com melhorias nos serviços de transportes, Redução de emissões de CO2 e de consumo de energia através do uso de transportes inteligentes e mais eficientes, otimização do sistema de transportes, reduzindo, dessa forma, os congestionamentos.

“O que é uma cidade inteligente?

O enfoque atual é na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.”

http://fgvprojetos.fgv.br/noticias/o-que-e-uma-cidade-inteligente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com