TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Redes de Computadores

Por:   •  26/3/2017  •  Artigo  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

Análise de nível de sinal Wi-Fi em ambiente indoor.

Sandro Torezani da Fonseca Pós-graduando em Lato Sensu em Redes de Compuadores na Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. sandrotf@gmail.com .
Janaina Costa Binda mestra em Administração de Empresas pela FUCAPE.

Resumo

O objetivo do presente estudo é apresentar uma análise da mudança de intensidade de sinais wi-fi em ambientes indoor. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso. Os resultados que se podem inferir após a conclusão da pesquisa são que a técnica de “Site Survey” é importante na análise e validação de projetos de rede pois melhora a relação custo/benefício do projeto.

Palavras-chave: Redes. Wireless. Site survey. Wi-fi.

 1 Introdução

A técnica de site survey permite uma inspeção minuciosa do local que será instalado os equipamentos de rádio frequência de rede sem fio. Assim é possível determinar a viabilidade de um projeto de redes wireless.

Portanto, este estudo se propõe a analisar e apresentar um método capaz de rastrear e registrar a intensidade do sinal Wi-Fi em um ambiente indoor. Comumente essa metodologia é chamada de Site Survey¹, e tem por objetivo permitir ao usuário encontrar redes sem fio, medir níveis de potência do sinal de ruído e identificar os endereços físicos da estação transmissora.

2 Revisão de Literatura

O termo Site Survey, em diversos campos de pesquisa, significa uma pesquisa ou inspeção de uma área para coletar informações importantes onde um trabalho ou determinado projeto é proposto. No caso deste trabalho, Site Survey seria o processo de planejamento e projeto de uma rede sem fio, para fornecer uma solução que vai entregar a cobertura sem fio necessária, taxa de dados, capacidade de rede e qualidade de serviço (QoS)³.

O objetivo do método “site survey” é realizar um estudo sobre os recursos tecnológicos existentes, a topologia da área, entender o comportamento dos dispositivos para assim efetuar melhorias no desempenho dos sinais. Com o Site Survey é possível descobrir as áreas que estão cobertas e checar as interferências de radiofreqüência, para assim determinar o melhor aproveitamento do local estudado quanto à cobertura do sinal.

Em ambientes que utilizam a tecnologia wireless, alguns problemas podem impedir a melhor distribuição do sinal RF e a interferência do sinal é um dos problemas mais comuns.

Algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a qualidade do serviço, porém, é preciso observar se a antena do equipamento transmissor possui uma potência adequada para o tamanho do local, a quantidade de aparelhos presentes na rede, a qualidade e potência da antena receptora e os canais utilizados.

Caso estes fatores não sejam observados no planejamento de implementação de rede WLAN, é possível que ocorra falta de sinal em determinadas áreas dentro do ambiente onde se deseja a circulação do sinal.

3 Metodologia

O experimento realizado consistiu em aplicar na prática métodos e ferramentas do site survey, do tipo indoor, adotando como área de cobertura a planta de um apartamento de 210 metros quadrados com uma série de obstáculos. Com a aplicação desse método e posterior análise e interpretação de dados, podemos encontrar a localização ideal para a instalação e uso do repetidor wireless.

O equipamento utilizado para a repetição de sinal wireless foi um TP-LINK modelo N600 de Banda Dupla (2.4GHz e 5 GHz).  Para a realização do experimento, foram utilizados um notebook com interface de rede wi-fi compatível com o padrão 802.11 N, e o software gratuito VISTUMBLER, muito utilizado para análise e detecção de redes Wireless.

O estudo consistiu primeiramente na demarcação dos pontos na planta baixa onde será instalado o repetidor wireless. Posteriormente, foi efetuada uma série de medições dos níveis do sinal wifi em diferentes pontos do imóvel, utilizando o software VISTUBMLER. Finalmente, de posse das coletas das informações foi feito uma plotagem da planta baixa com a demarcação dos pontos.

3.1 Demarcação dos pontos

Abaixo segue a foto da simulação de uma planta baixa do imóvel:

[pic 1]Figura 1 – Planta baixa do apartamento

A demarcação dos pontos seguiu um critério simples. No escritório do imóvel foi fixado o modem WIRELESS ADSL da empresa GVT. A partir daí, o repetidor universal foi instalado nos seguintes cômodos: cozinha, corredor, quarto 3 e sala, como é demonstrado na Figura 1. Posteriormente, foram feitas as medições dos níveis de sinal wifi nos demais locais da casa.

Com a realização da plotagem dos dados obtidos, é possível descobrir a localização ideal do repetidor, ou seja, em qual cômodo o aparelho precisa ser instalado para conseguir um melhor alcance de sinal no ambiente como um todo. Vale ressaltar que os quartos 1 e 2 não serão utilizados na medição pois os mesmos já são cobertos pelo sinal modem ADSL wireless da GVT.

4 Resultados do experimento

1º ponto: Repetidor na Cozinha

Comodo

Distancia do repetidor (m)

RSSi (dBm)

Intensidade do sinal

Corredor

4,4

-37

99%

Quarto 2

5,5

-63

60%

Quarto 3

12,8

-71

63%

Sala

12,5

-65

51%

Média:

8,8

-59

68,25%

Variância

14,9

Média de intensidade do sinal: 68,25%
Variância da intensidade do sinal:
Media da distância:
Variância da distancia:

2º ponto: Repetidor no corredor

Comodo

Distancia do repetidor

RSSi (dBm)

Intensidade do sinal

Cozinha

4,4

-37

99%

Quarto 2

3

-40

98%

Quarto 3

8,4

-55

81%

Sala

7,5

-40

95%

Média:

8,02

-43

93,25%

Variância

9,67

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (96.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com