TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo redes sociais

Por:   •  23/7/2015  •  Artigo  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A internet surgiu nos anos 90, e se popularizou nos anos 2000 e desde então conquistou muitos usuários pelo mundo aumentando dia após dia. Com o uso da internet, também surgiu uma nova forma de comunicação que atraiu vários adeptos que se destacou muito nos últimos anos, que são: As Redes Sociais. Hoje no mercado existem redes sociais para todo tipo de público e as alternativas vão além do facebook e twitter,, pois a maioria delas podem ser acessadas tanto pelo computador como de um dispositivo móvel, por isso com a praticidade se está gastando cada vez mais tempo interagindo virtualmente do que pessoalmente com outras pessoas. Com elas ganha-se uma nova maneira de interação da sociedade uns com os outros, usando aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, e também, de olhos abertos nas mudanças pelo mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.

  1. Como as mídias sociais estão mudando a comunicação e o jornalismo

A Era Tecnológica mudou radicalmente a maneira das pessoas se relacionarem e receberem informações. Com a praticidade e rapidez que possuem em suas mãos, por meio de Smartphones e Tablets, acabam deixando as formas tradicionais de lado. Cada vez mais é natural ver pessoas trocando mensagens instantâneas, lendo livros por mídias digitais, e até mesmo lendo jornais por tal.  Não só a praticidade é uma conquista, mas também a velocidade, fazendo com que notícias se espalhem mundialmente em questão de minutos. Nesta teia, até mesmo as redes sociais passam a transmitir informações, sejam elas do cotidiano de uma pessoa ou até novidades do que acontece em determinada cidade. A rapidez das informações faz com que se tornem rapidamente ultrapassadas com o surgimento de novas noticias a todo o instante.

O jornalista por sua vez pode ser abalado por estas redes sociais, onde seus usuários produzem suas próprias notícias. É necessário, para uma notícia ter um atrativo maior para um leitor, que esta tenha um título que desperte a curiosidade do leitor, contendo um conteúdo bem elaborado e imagens que prendam a atenção e que tenham a ver com o assunto. O internauta espectador e produtor de conteúdo dispõem além desta capacidade de elaboração de informações, recebe também o apoio de outros internautas que querem receber tais notícias de formas variadas e, muitas vezes, descontraída.

Mas todo este englobamento de informações pode-se dizer que só foi solidificado em 11 de setembro de 2001, com o ataque terrorista ao World Trade Center, onde foi possível visualizar as grandezas que a internet poderia nos fornecer e, posteriormente, permitindo os avanços de ferramentas de comunicação on-line, como por exemplo, os blogs, que são utilizados até hoje.

2. O dia em que o Twitter derrubou a imprensa

A rede social Twitter é um microblog de mensagens instantâneas, onde o usuário pode compartilhar mensagens de até 140 caracteres. Os usuários o utilizam de formas variadas, desde informações privadas a até fonte de informações. O Twitter está revolucionando a comunicação de forma grandiosa, não é mais uma plataforma para usuários ordinários e artista, abrangeu-se também para jornais e até mesmo empresas, que o usufruem para disseminar e receber ideias e informações.

Um grande exemplo, no meio jornalístico, foi à notícia da morte de Osama Bin Laden, onde um usuário comum revelou para o mundo ter recebido a notícia de uma fonte confiável de que teriam matado Osama Bin Laden.

A disseminação de informações do Twitter é inegavelmente poderosa e ágil, mas a mesma pode ter usuários que só querem fazer uma brincadeira. Foi o caso do programa Hoje em Dia, onde, com base em um tweet de David Brazil anunciando a morte de Amir Khader, disseminaram a notícia como sendo verídica, e depois vários portais de notícias também anunciaram tal fato. Hora depois do ocorrido, David Brazil em seu twitter revelou que tudo não se passava de uma brincadeira. O jornalismo, neste caso, deveria ter indo a fundo em pesquisas para ter uma certeza sólida antes de passar informações erronias para o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com