TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo do CMMI

Por:   •  8/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.670 Palavras (23 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 23

Este artigo explora a possibilidade de as empresas de obter uma certificação CMMI de seus processos através da aplicação de práticas ágeis de software. Para este fim, começando com o nível de maturidade CMMI 2 metas e práticas genéricas, analisamos a aplicabilidade de uma série de métodos ágeis, identificando sua contribuição individual ou combinada no cumprimento de cada área de processo. O principal resultado desta pesquisa é a definição de um "delta cumprimento" necessária para uma empresa pequena ou média dimensão para atingir o nível CMMI 2, utilizando métodos ágeis. Nós apresentamos um caso de aplicação em que uma pequena empresa aplicada uma combinação de XP e Scrum para a implementação da área de gestão de requisitos. Nós comparamos o delta cumprimento teórica com os resultados desta companhia.

  1. Introdução
    Atualmente, a indústria de software representa uma atividade econômica importante para cada país; que oferece múltiplas possibilidades para negócios e que promete ser uma grande oportunidade para os países em desenvolvimento. Nos países latino-americanos, a indústria de software é geralmente imaturo, e as empresas enfrentam baixa produtividade que ameaça o crescimento e aumenta a dependência existente em relação aos países desenvolvidos. Apesar das desvantagens comparativas, a indústria de software da América Latina tem crescido ultimamente, então a geração de estratégias para o desenvolvimento da área permitiria aos países para aproveitar a oportunidade.
    Software de garantia de qualidade através da melhoria de processo de software e certificação é uma das estratégias de empresas de software poderia se envolver com um objetivo duplo: o primeiro é para melhorar a sua imagem internacional, para que eles possam participar de um mercado global; o segundo, a necessidade de tornar os seus projectos de unidades administrativas mais eficiente e eficaz.
    Uma das características da indústria de software da América Latina é que ele é formado principalmente por empresas de pequeno e médio porte. Várias dessas empresas têm optado por aplicar métodos ágeis em seus processos de desenvolvimento de software, basicamente, devido ao pequeno investimento inicial necessário, e tirando partido da sua competitividade pessoal. No entanto, desde que a maioria dos padrões e modelos de desenvolvimento de software foram criados com base em processos tradicionais rigorosos e metodologias, é necessário definir o que as novas práticas essas empresas precisam realizar em a fim de ser capaz de obter uma certificação utilizando práticas ágeis. Nós chamamos esse conjunto de novas práticas do "delta realização".

    O projeto SIMEP-SW está construindo Agile SPI (Melhoria de Processo Agile Software), uma estrutura destinada a apoiar a melhoria de processos para a indústria de software colombiano. O seu principal objectivo é motivar as empresas pequenas e médias empresas no sentido de melhorar e certificar seus processos de desenvolvimento. O quadro inclui recomendações práticas para implementação do processo, a fim de facilitar a sua certificação, bem como uma ferramenta para a definição do processo. Neste artigo, nós estabelecemos os requisitos para uma empresa para alcançar uma certificação CMMI utilizando práticas ágeis.
    No contexto do projecto SIMEP-SW, uma experiência piloto foi realizado a fim de validar os resultados teóricos desta pesquisa. A área de processo de gestão de exigência de um pequeno
    empresa de desenvolvimento de software colombiano -Unisoft- foi implementado de acordo com as diretrizes sugeridas por uma combinação de XP e Scrum. Os resultados foram comparados com o "delta realização" teórica.

    Na seção 2 é apresentada uma lista de trabalhos relacionados. Seção 3 descreve os principais elementos do fundo, incluindo uma descrição do projeto SIMEP-SW, CMMI e alguns métodos ágeis. Na seção 4, a possibilidade de implementar CMMI usando métodos ágeis é afirmado. Os principais resultados teóricos deste estudo estão descritos na seção 5. Um caso de aplicação é apresentada na seção 6. Finalmente, a seção 7 apresenta as principais conclusões e descreve nosso trabalho futuro.

Trabalhos Relacionados
Houve outras iniciativas que relacionados métodos ágeis com modelos de certificação. Um dos trabalhos relacionados mais relevante é o da migração de métodos ágeis para práticas padronizadas [18]. Neste trabalho, tanto do ponto de vista de engenharia e a do mundo ágeis têm a mesma importância no desenvolvimento de software. Para este efeito, um quadro destinado a implementar os valores e princípios ágeis dentro de uma organização em particular foi desenvolvido. Neste contexto, é necessário usar consistentemente RUP como um processo de desenvolvimento e CMM como um modelo de referência para a certificação. Neste trabalho, a instanciação abordagem sugere que a capacidade do processo pode ser certificada em um nível definido, incluindo instanciação processo explícito e configuração.
Em [30] uma experiência é apresentada quando uma empresa passa por uma certificação CMM nível 2 e ISO9001 usando o XP e Scrum. Nesta experiência ambos os métodos ágeis contribuições são combinados: XP foi utilizado para os processos técnicos e depois de um ano, Scrum foi introduzido para apoiar as questões organizacionais e gerenciais. O sucesso foi alcançado em um caso particular: a empresa atingiu uma certificação em ambos os modelos padrão de qualidade. Este método foi chamado Xp @ Scrum. Ele também foi aplicado para tornar mais ágil o processo de desenvolvimento no "Global Software", da Motorola Argentina, a empresa já certificada como CMM nível 5, depois de constatar dificuldades em adaptar seu processo complexo para projetos que eram pequenos ou cujos requisitos eram instáveis ​​ou vagamente definida. Com este trabalho, foi estabelecido que Xp @ Scrum não é incompatível com maiores níveis de CMM quer [19]. Mark Paulk avalia XP a partir de uma perspectiva CMM [23], e conclui que XP inclui muito boas práticas de engenharia, embora o cuidado deve ser exercido porque alguns deles podem ser controversas ou mesmo contraditórias. Ao avaliar XP a partir de uma perspectiva CMM, ele expressa como ambas as ideias podem ser combinados de forma adequada e sinérgica com outras ideias de gestão e práticas. Enquanto XP fornece uma perspectiva de programação do sistema, CMM fornece uma perspectiva de melhoria de processo organizacional. A idéia é que as empresas podem tirar proveito de cada um deles através da adaptação e adoção de suas práticas.
Em [20] um modelo de maturidade para XP é proposto de modo a que uma organização pudesse adotá-lo em fases sucessivas. Todas as práticas sugeridas pelo XP são difíceis de implementar em uma única etapa e eles precisam ser bem implementado, a fim de atingir todos XP benefícios reais.
Apesar de todos estes trabalhos são evidência empírica valiosa da certificação de processos, todos eles são experiências particulares, ou porque eles relatam o caso de uma determinada organização ou eles usam um método específico. Em nosso trabalho, antes de implementar processos de melhoria através de métodos ágeis, tomamos a abordagem de avaliar como um conjunto de métodos ágeis pode tornar possível para conseguir uma certificação CMMI usando suas práticas. Além disso, não há muita experiência tentando alcançar CMMI com métodos ágeis, única CMM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com