TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Por:   •  16/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

As Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Comunidades virtuais são espaços de interação de indivíduos que utilizam novas tecnologias para se relacionar com pessoas que possuem o mesmo interesse.  Tais ferramentas são utilizadas com a finalidade de aprender algo sobre determinado assunto ou matéria.

Com o avanço da tecnologia, o uso de ferramentas no auxilio da aprendizagem é uma forma muito eficaz, pois a maioria das pessoas têm acesso, sem dizer que existem formas colaborativas em que todos trocam conhecimento.

As comunidades virtuais são uteis tanto em EAD quando em Ensino presencial, pois ela abre leque de possibilidade e aproximam alunos e professores. No mundo em que vivemos essas ferramentas tornaram- sem necessárias, pois é uma forma de unir o útil ao agradável, os jovens vivem conectados e isso trás o aprendizado mais perto da realidade de hoje.

Os professores com formações mais antigas, devem se atualizar e passar a utilizar as Comunidades Virtuais para passar conteúdos, pois torna o aluno mais interessado no assunto e faz com ele interaja mais em sala de aula, faz com que o professor entre na realidade dos alunos. Criar discussões nessas comunidades é uma forma de transformar os alunos em críticos e transformadores de seu mundo.

Tendo em vista, toda capacidade de transmissão da rede, essa é uma forma eficaz de aproximação e criação de grupos críticos. Essa é uma forma de abandonar formas de aprendizagem ultrapassadas, e passar desse processo de mutação para uma sociedade de participação ativa dos seus cidadãos.

Concluo que as Comunidades Virtuais são uma forma de transformação, de trazer os alunos para perto dos professores e consequentemente transformar o universo da sala de aula atrativo para os estudantes, é também uma forma de dialogar e mostrar ao aluno que sua colaboração e participação é primordial na criação e manutenção de tais ambientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com