TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Memórias Cache, Principal e Virtual

Por:   •  9/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

NOME DO CURSO

                   

Disciplina: Sistemas Operacionais

Tutor: Renato De Oliveira Violin

RA:

8025329

Aluno(a): Marcos Ubeda

 

Turma:

DGTTI1701SPOA0O

Unidade: São Paulo

Memórias

Item essencial para o funcionamento de inúmeros equipamentos eletrônicos, as memórias aparecem em variados tipos e modelos, cada uma com sua função e funcionamento específico.

Memória ROM

        As memórias ROM (read-only memory) ou em português memórias somente de leitura, são as mais comuns em eletrônicos de todos os tipos. São memórias inseridas que possuem a função apenas para leitura de instruções básicas nos de equipamentos digitais, desde um simples firmware de calculadora até um Cmos de uma motherboard de um computador.

Programmable Read-Only Memory são tipos de ROM que não poder ser alteradas, ou simplesmente apagadas e sua aplicação normalmente estão relacionadas a equipamentos eletrônicos simples, como um relógio, calculadora, etc. São geralmente conhecidas pela sigla PROMs.

Erasable Programmable Read-Only Memory são ROM que ao contrário das PROMs podem ser apagadas através da luz ultravioleta, Través de pequenas janelas transparentes. Após suas instruções serem gravados não podem ser manipuladas, a não ser que ocorra e atualização de seus firmwares. São utilizadas em impressoras, e motherboards antigas. São conhecidas pela sigla EPROMs.

Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory são memórias não voláteis utilizadas para armazenamento de pequenas quantidades de bytes. O termo em inglês Read-Only pode causar dúvidas, pois as EEPROMs não gravam de forma como as EPROM, pois necessitam que as informações sejam gravadas antes que a energia elétrica seja removida. Ainda assim após sua gravação, também permitem ser apagadas através de luz ultravioleta ou também que suas informações gravadas sejam normalmente manipuladas.

As EEPROMs foram a base que possibilitou a criação das memórias Flash.

Memória RAM

Memórias RAM (Random Access Memory) em português memória de acesso aleatório são as hardwares com a função de armazenar temporária mente, ou seja, até que exista energia no equipamento, ou que suas informações sejam gravadas em outros dispositivos, como hard disk, memórias flash, ou CDs, e DVDs.

Dentro do funcionamento de um computador sua utilização é extremamente substancial, pois os sistemas operacionais fazem o uso direto de seu armazenamento. Quando iniciamos o funcionamento de um computador, por exemplo, são carregadas nas memórias RAM todas as informações em forma de código binário, processadas pelo computados, que nos permite utilizar as funções de um Sistema Operacional. Ao digitar um texto em editor qualquer, todas as informações, antes de serem gravadas em um hard disk, são armazenadas nas memórias RAM, até que a função salvar dos editores seja acionado, dai então o texto editado são gravados de forma permanente, ou até que sejam manipulados, ou excluídos.

Memória Flash

Seu desenvolvimento foi baseado nas EEPROMs e ao contrário das memórias RAM convencionais, não necessitam de energia elétrica para manter suas informações gravadas.

Atualmente são as memórias mais utilizadas pelos consumidores de equipamentos eletrônicos, pois podem ser encontradas como cartões de memória, pen drives, MP3 players, IPods, smartphones, e os Hard Disk SSD.

Memoria cache e o sistema operacional

As memórias cache podem ser elencadas como a memória mais rápida de um sistema e por essa característica que é a primeiro a recebe as informações processadas pelo núcleo do computados. Antes mesmo das informações serem despejadas para uma memória RAM, as memórias cache já estão operando nesta função, possibilitando um “folego” maior do sistema de um computador, ligada diretamente com o bom desempenho de velocidade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (500.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com