TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Piratas da Informática: Persuasão Para o Sucesso

Por:   •  20/11/2022  •  Resenha  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 7

Piratas da Informática: Persuasão para o sucesso

O filme Piratas da informática foi dirigido e roteirizado pelo canadense Martyn Burke. É uma produção da Turner Network Television. Lançado em 1999, tem duração de 1h37min e é uma produção estadunidense. Baseia-se no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine (1984).

Steve Jobs foi interpretado pelo ator norte-americano Noah Wyle Speer, e Bill Gates pelo norte-americano Anthony Michael Hall. O filme Piratas da informática recebeu indicações para muitos prêmios, e venceu o prêmio de melhor filme editado para TV. O filme teve boa aceitação de público e boas críticas, com relativa boa precisão nos acontecimentos narrados.

O filme narra parte da história da vida de Steven Paul Jobs, empresário norte-americano que nasceu em 1955, em São Francisco, e Bill Gates, um empresário norte-americano que também nasceu em 1955, mas em Seattle.

No início do filme, Steve Jobs é retratado como um homem simples, com alguns problemas emocionais e que deseja fazer muitas inovações e dominar os meios de comunicação, ele cita até mesmo que a “informação é poder”. Junto a ele, está seu amigo e parceiro na Universidade de Berkeley, Steve Wozniak, que fez muitas criações inovadoras para a época, porém, a maioria delas não foi ao público, sendo apenas para diversão. Após isso, em 1974, tem-se a primeira aparição de Bill Gates, na Universidade de Harvard, jogando poker com seus amigos. Sua personalidade é retratada como alguém que odiava perder, ficando muito alterando quando acontecia, e um amante de computadores, assim como Paul Allen, seu amigo de infância.

No mesmo momento, Allen mostra a Bill que eles estão perdendo a maior revolução de computadores e, na mesma matéria, é dito que é preciso ser desenvolvido uma linguagem para computadores, já que esse tipo de tecnologia era muito primitivo. Gates por sua vez se insere no desenvolvimento dessa linguagem com um pensamento, “Devemos mostrar a eles o que eles precisam, mas não possuem ainda”.

Após algum tempo de desenvolvimento, os dois conseguem fazer um computador e o leva para uma apresentação em Harvard. Ao final, a conferência deles é um sucesso e ganham um presente como recompensa, um Altair.

Retornando para Steve Jobs, é revelado que o jovem é adotado e por isso, contrata um detetive particular para encontrar a sua verdadeira mãe. Subsequente a esse acontecimento, Jobs e Wozniak levam a sua mais nova invenção para a Universidade de Berkeley, em uma convenção de Ciência da Computação. Sua criação chamou atenção de inúmeros indivíduos e ali mesmo, vendeu mais de 50 computadores.

Após esse leve gosto do sucesso, Jobs queria ampliar os negócios, fazendo com que ele fosse atrás de inúmeros bancos para conseguir um empréstimo. Sem sucesso, ele e seus amigos, na garagem da casa dos pais de Steve, fundam a Apple Computer e começam a fazer alguns computadores sem qualquer garantia de renda.

Nesse meio tempo, Mike Markkula visita a garagem onde se localiza a sede da Apple, com uma proposta promissora de um grande investimento. Os dois aceitam fechar negócio sem qualquer receio.

Assim como a Apple, a Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen, em Albuquerque, recebem também um investimento, porém, não tão grande quanto o de Jobs. Pouco tempo após, na Feira de Computadores em São Francisco, a Apple divulga o seu primeiro computador pessoal a ser produzido em massa. Gates e Allen participam da feira também, porém, apenas como espectadores.

A empresa de Steve Jobs cresce desenfreadamente em pouquíssimo tempo, fazendo com que ele funde a sua sede na Califórnia e desenvolva o computador Apple 2. Junto com o seu sucesso, sua namorada (Arlene) afirma estar grávida e o pai da criança era Jobs, porém, ele recusa incansavelmente a afirmação dela.

Wozniak se sente cada vez mais distante com o crescimento desenfreado da empresa de Jobs, fazendo com que ele fique em segundo plano. Além disso, vem à tona a personalidade difícil e extrema de Steve, com fortes cobranças sobre os seus funcionários.

A Microsoft se sente cada vez mais pressionada com o avanço da Apple, fazendo com que o grupo vá para Miami em uma reunião na IBM, e assim, divulgar a sua empresa e fornecer um sistema operacional (que eles ainda não possuíam) para competir contra a gigante Apple.

Ao conseguir fechar negócio com a IBM, Paul Allen compra um sistema operacional com alguns defeitos, mas muito promissor, de um indivíduo qualquer.

A Apple elege um novo presidente, John Sculley, ex-presidente da Pepsi Cola, para fazer propaganda para a gigante. Assim como inúmeras vezes, Jobs utiliza apenas da lábia -ponto forte do CEO- para convencer o homem a trabalhar com ele. Steve começa a deixar seus amigos de lado.

Jobs começa um projeto, chamado Lisa -nome da sua filha-, de um computador pessoal, porém com mouse e um painel digital ao invés de linhas de caracteres. Essas duas criações eram de uma empresa terciária, logo, Steve utiliza novamente a lábia para conseguir posse das criações. Finalmente, seu projeto é lançado, e como esperado, a Apple estava fazendo dinheiro como nunca.

A Microsoft, por sua vez, ao ver o projeto da Apple, se sente no dever de não permitir que a empresa falisse, portanto, sua equipe resolve se mobilizar para a sede da gigante e tentar conseguir alguma informação sobre os novos projetos de Jobs.

A ideia de Bill Gates funciona e sua empresa mascarada consegue um espaço nas instalações da Apple. Jobs planeja lançar o Macintosh em até 1 ano, e para isso, envia 3 protótipos dele para a pequena Microsoft. Steve Wozniak, ao se sentir muito deslocado da empresa, resolve se demitir e voltar para Harvard para seguir com seus estudos.

Ao promover diversas brigas entre setores da companhia, Steve Jobs faz com que seus acionistas e presidentes fiquei preocupados com o desempenho da empresa.

Bill Gates recolhe informações suficientes com o Macintosh da Apple para lançar o seu novo projeto, o Windows. Pouco tempo antes de fazer o lançamento, Jobs descobre o plano de Gates e o chama para uma reunião na sede da Apple. Bill com sua lábia excepcional, conseguiu mascarar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com