TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes de Computadores

Por:   •  23/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Computação

ICC309 Redes de Computadores – Lista de exercícios

Nome: ______________________________________________________ /   /  

Tópico 3

  1. Qual a diferença entre as funções de repasse e roteamento da camada de rede?
    R-
  • Repasse: É o processo de mover pacotes de uma interface de entrada para a interface de saída apropriada. Envolve decisões tomadas em tempo real por dispositivos de rede, como roteadores, com base em informações de tabelas de repasse. Em resumo, o repasse é como um roteador encaminha um pacote dentro de sua própria rede local.
  • Roteamento: Refere-se ao processo de determinar o caminho que os pacotes devem seguir através da rede. Esta função envolve algoritmos de roteamento que calculam as melhores rotas e atualizam as tabelas de repasse utilizadas no processo de repasse. Em resumo, o roteamento é o processo de determinar a melhor trajetória global para os pacotes entre diferentes redes.

  1. No cabeçalho IP:
  1. Qual a importância do número de versão?
    R - O campo versão no cabeçalho IP indica qual versão do protocolo IP está sendo usada.

  1. Qual o tamanho típico de um cabeçalho IP? Justifique.

R - 20 bytes.

  1. Qual a finalidade do TTL?

R - É incluído para garantir que datagramas não fiquem circulando para sempre na rede. Quando um roteador processa um pacote, ele decrementa o valor do TTL. Se o TTL atingir zero, o pacote é descartado e um ICMP Time Exceeded é enviado de volta ao remetente

  1. Por que o checksum deve ser recalculado em cada roteador?

R- Em cada roteador, o checksum deve ser recalculado porque o roteador pode modificar campos no cabeçalho (por exemplo, TTL ou endereço de origem). Recalcular o checksum garante que ele reflita as alterações feitas pelo roteador.

  1. Por que o TCP/IP faz verificação de erro nas camadas de transporte e de rede?

R- A camada IP verifica somente o cabeçalho IP, já no TCP verificam todo o segmento TCP/IP. Além do mais, o TCP e o IP não precisam necessariamente pertencer à mesma pilha de protocolos, e o IP pode carregar dados que não serão passados ao TCP.

  1. O que o roteador faz com datagramas quando um erro é detectado pelo checksum?

R- Se um roteador detectar um erro no checksum de um pacote, ele normalmente descarta o pacote. Além disso, o roteador pode enviar um ICMP Destination Unreachable para informar o remetente sobre o erro

  1. O que pode estar no campo dados?

R- Contém o segmento da camada de transporte a ser entregue ao destino, mas também pode carregar outros tipos de dados, como mensagens ICMP.

  1. O modelo de serviço da camada de rede da Internet é conhecido como serviço de melhor esforço. Como esse modelo se comporta em relação a:
  1. Temporização entre pacotes.

R- Não há garantia de temporização entre pacotes. Os pacotes são encaminhados o mais rápido possível, sem priorização baseada em tempo.

  1. Ordem de chegada dos pacotes. 

R- Não há garantia de ordenação entre os pacotes. Os pacotes podem seguir rotas diferentes e serem entregues fora de ordem.

  1. Entrega dos pacotes.

R- Não há garantia de entrega. Pacotes podem ser perdidos, descartados ou atrasados devido a congestionamento, falhas de roteamento ou outros problemas.

  1. Cite quatro funcionalidades que o hospedeiro realiza através do DHCP.
  • Atribuição de Endereços IP: O DHCP atribui automaticamente endereços IP aos dispositivos conectados à rede. Isso evita a necessidade de configurar manualmente cada dispositivo com um IP estático.
  • Configuração de Rede: O DHCP fornece informações como máscara de sub-rede e gateway padrão. Esses parâmetros são essenciais para a comunicação correta na rede.
  • Renovação Automática de Endereços: O DHCP permite que os dispositivos renovem automaticamente seus endereços IP. Isso ocorre em intervalos regulares para evitar a expiração do endereço.
  • Gerenciamento de Pool de Endereços: O servidor DHCP mantém um pool de endereços disponíveis. Ele aloca e libera endereços conforme os dispositivos se conectam e desconectam da rede.

  1. Explique como o IP regula a permanência de um datagrama na rede.

R- O IP regula a permanência de um datagrama na rede por meio de um campo chamado “Time to Live” (TTL), utilizando o TTL ele controla a vida útil de um datagrama, garantindo que ele não circule indefinidamente e seja entregue de forma eficiente ao destino.

  1. Que informações um hospedeiro recebe ao se conectar em uma rede que utiliza DHCP para atribuir endereço IP via?

R-  Endereço IP, Máscara de Sub-rede, Endereço de seu servidor DNS local e o Endereço do primeiro roteador.

  1. Se uma rede tem 2000 usuários, mas apenas 400 estão on-line ao mesmo tempo, quantos blocos de endereços IP o servidor de DHCP precisa?

R- Baseado na estratégia CIDR, /23 blocos seriam o suficiente, pois teríamos 512 endereços IP. Isso seria suficiente para acomodar os 400 usuários online simultaneamente, com espaço adicional para crescimento futuro.

  1. Suponha que o hospedeiro A envie ao hospedeiro B um segmento TCP encapsulado em um datagrama IP. Quando o hospedeiro B recebe o datagrama, como sua camada de rede sabe que deve passar o segmento (isto é, a carga útil do datagrama) para TCP e não para UDP ou qualquer outra coisa?

R- O campo de protocolo no cabeçalho IP indica qual protocolo de transporte está sendo usado. Para o TCP, o valor desse campo é 6. Para o UDP, o valor é 17. Quando o hospedeiro B recebe o datagrama, ele verifica esse campo para determinar o protocolo de transporte associado e com base no valor do campo de protocolo, o hospedeiro B encaminha o datagrama para a camada de transporte apropriada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (293.9 Kb)   docx (342.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com