TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Empreendedorismo Unigran Dourados

Por:   •  9/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS.

AULA 01

1. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Os conceitos de empreendedorismo são importantes apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio? Justifique sua resposta.

R: Para que uma pessoa possa se desprender das amarras de um emprego ruim, ou de ser seu próprio dono, é fundamental que a mesma tenha ideias e um fundamento bem estruturado de como empreender, sabendo a onde investir seu tempo e esforço. Para poder ser um empreendedor, não precisa focar somente na parte de abrir seu próprio negócio, o empreendedorismo ajuda também no ambiente de trabalho cujo você vive, ajudando a criar novas ideias para a empresa a qual trabalha.

2. O que é e qual o objetivo da pesquisa GEM? Já conhecia ou já tinha ouvido falar desta pesquisa?

R: A pesquisa GEM tem por objetivo avaliar anualmente a nível nacional o grau de atividade empreendedora do país, ela teve início no ano de 1999. No meu caso eu sabia desta pesquisa, porém nunca fui a finco saber do que se tratava e de que formas avaliavam os países.

3. Faça a leitura do artigo “Relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021”, disponível em Material de Aula – Links, e em seguida comente sobre a(s) pelo menos 3 informações que mais lhe chamou atenção.

R: Primeira observação que tive foi a queda de jovens empreendedores de 17.8% para 12,6% do ano de 2020 para 2021. Talvez esse decréscimo seja relacionado a quantidade de jovens que foram afetados com a pandemia, afinal os mesmos começaram a ficar em casa e grande parte tem uma forma de sustento vinda dos mais velhos.

Segunda observação foi o crescimento de empreendedores estabelecidos no ranking do GEM, pulamos da 13a posição para a 7a. Novamente por causa da pandemia, aqueles que foram forçados a criar novas fontes de sustento ocasionaram esta mudança boa no ranking.

Terceira mudança que observei foi o crescimento de 66% para 76% das pessoas que começaram um negócio com a intenção de fazer a diferença no mundo. Uma motivação boa se pararmos pra pensar nas oportunidades e desenvolvimento para o nosso país se empreendimentos possam ocasionar mudanças positivas no mundo.

4. Pesquise e descreva sobre algumas das principais tendências de negócios/empreendimentos para os próximos anos. OBS: você pode falar sobre tendências mundiais, ou de um determinado país, como preferir. Não se esqueça de citar a(s) fonte(s) de pesquisa.

R: Dentre as principais tendências do empreendedorismo, não posso deixar de citar o e-commerce, com a pandemia a necessidade de produtos, empregos, soluções dentre outros, aumentou drasticamente, e nada como um serviço totalmente digital para resolver esta situação. Em 2021 o comércio eletrônico teve um faturamento de 161 bilhões de reais no Brasil conforme divulgado pela Neotrust.

Outro serviço que veio por conta da pandemia foi o dropshipping que consiste em vender produtos online sem ter estoque próprio, neste caso você fica responsável por vender os itens que possui em sua loja, em quanto o fornecedor se responsabiliza em armazenar e enviar o produto.

AULA 02 - Fundamentos do Empreendedorismo

1. Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas de forma a diferenciá-las.

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com