TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Redes de Computadores

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS-CCT

CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Unidade 3: Camada de transporte –

Resolução de Problemas

Julianne Yhasmin Pereira Vidal – 1720551

FORTALEZA – CE

10/2021

1. Suponha que o cliente A inicie uma sessão Telnet com o servidor S. Quase ao mesmo tempo, o cliente B também inicia uma sessão Telnet com o servidor S. Forneça possíveis números de porta da fonte e do destino para:

a) Os segmentos enviados de A para S.

Porta de origem: 1200 e Porta de destino: 3

b) Os segmentos enviados de B para S.

Porta de origem: 1500 e Porta de destino: 23

c) Os segmentos enviados de S para A.

Porta de origem: 3 e Porta de destino: 1200

d) Os segmentos enviados de A para B.

Porta de origem: 23 e Porta de destino: 1500

e) Se A e B são hosts diferentes, é possível que o número de porta da fonte nos segmentos de A para S seja o mesmo que nos de B para S?

Sim

f) E se forem o mesmo hospedeiro?

Não

2. Considere a figura a seguir. Quais são os valores da porta de fonte e da porta de destino nos segmentos que fluem do servidor de volta aos processos clientes? Quais são os endereços IP nos datagramas de camada de rede que carregam os segmentos de camada de transporte?

[pic 3]

A porta de origem e a porta de destino serão trocadas pelo servidor de volta aos processos do cliente. Para o Host A, ele está enviando um segmento com a porta de origem 26145 e a porta de destino 80. Portanto, o servidor B enviará a resposta de volta ao Host A usando a porta de origem 80 e a porta de destino 26145. Para o Host C, o servidor B enviará a resposta de volta com a porta de origem 80 e a porta de destino 26145 e 7532. Os endereços IP nos datagramas que estão voltando para A ou C terão o IP de origem definido como o endereço IP dos servidores e o IP de destino definido para o endereço do cliente apropriado, que especificado em seu próprio pedido que havia originalmente enviado ao servidor

3. Suponha que o receptor UDP calcule a soma de verificação da Internet para o segmento UDP recebido e encontre que essa soma coincide com o valor transportado no campo da soma de verificação. O receptor pode estar absolutamente certo de que não ocorreu nenhum erro de bit? Explique.

Não, o receptor não pode estar absolutamente certo de que nenhum erro de bit ocorreu. Isto ocorre por causa da forma em que a soma de verificação para o pacote é calculada. Se os bits correspondentes (que seriam adicionados em conjunto) de duas palavras de 16 bits no pacote foram 0 e 1, em sequência, mesmo se estes forem alterados para 1 e 0, respectivamente, a soma continua a ser a mesma. Assim, os 1s que complementam os cálculos do destinatário também serão os mesmos. Isto significa que a soma de verificação será correto, mesmo se houver erro de transmissão.
4. Considere um cenário em que o hospedeiro A queira enviar pacotes para os hospedeiros B e C simultaneamente. O hospedeiro A está conectado a B e a C por um canal broadcast — um pacote enviado por A e levado pelo canal a B e a C. Suponha que o canal broadcast que conecta A, B e C possa, de modo independente, perder e corromper mensagens (e assim, por exemplo, uma mensagem enviada de A poderia ser recebida corretamente por B, mas não por C). Projete um protocolo de controle de erro do tipo pare e espere para a transferência confiável de um pacote de A para B e para C, tal que A não receba novos dados da camada superior até que saiba que B e C receberam corretamente o pacote em questão. De descrições FSM de A e C. (Dica: a FSM para B deve ser a mesma que para C.) Também de uma descrição do(s) formato(s) de pacote usado(s).

Descrição do protocolo de controle de erro do tipo Stop-and-wait:

  • Ao transmitir a mensagem pelo canal, a mensagem pode ser perdida no protocolo de controle de erro do tipo pare e espere.
  • É necessário usar os números de sequência dos pacotes para detectar e retransmitir os pacotes perdidos.
  • Nesse protocolo, também é possível que o remetente envie repetidamente as mensagens perdidas que são recebidas pelo destinatário.

5. Considere o protocolo GBN com um tamanho de janela remetente de 4 e uma faixa de números de sequência de 1.024. Suponha que, no tempo t, o pacote seguinte na ordem, pelo qual o destinatário está esperando, tenha um número de sequência k. Admita que o meio não reordene as mensagens. Responda as seguintes perguntas:

a) Quais são os possíveis conjuntos de números de sequência dentro da janela do remetente no tempo t? Justifique sua resposta.

Temos um tamanho de janela N=4 e no tempo “t” o destinatário aguarda um pacote “k”

Melhor caso: Suponha que o destinatário tenha recebido o pacote k–1, e tenha confirmando este, e todos os demais pacotes anteriores. Se todos estes ACKs foram recebidos no emissor, então a janela do emissor é [k, k+N–1].

Pior caso: Suponha agora que nenhum dos ACKs tenham sido recebidos no emissor. Neste segundo caso, a janela do emissor contém k–1 e os N pacotes até, e incluindo, k–1. Neste caso, a janela do emissor é [k–N, k–1]. Através desta argumentação pode-se concluir que a janela do emissor é de tamanho 4 e começa em algum lugar entre [k–N, k].

b) Quais são todos os possíveis valores do campo ACK em todas as mensagens que estão atualmente se propagando de volta ao remetente no tempo t? Justifique sua resposta.

Se o receptor está aguardando pelo pacote k então é porque ele recebeu (e confirmou) o pacote k–1, bem como os N–1 pacotes antes dele. Se nenhum destes N ACKs foram sido recebidos pelo emissor, então mensagens de ACK com valores entre [k–N, k–1] podem estar ainda se propagando de volta. Devido ao fato de que emissor enviou [k–N, k–1] então, obrigatoriamente, o emissor já recebeu um ACK para k–N–1. Uma vez que o receptor tenha enviado um ACK para k–N–1, ele nunca enviará um ACK que seja menos que este valor (k–N–1). Portanto o intervalo de pacotes em trânsito deve estar entre k–N–1 até k–1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (684.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com