TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1 e 2 Engenharia de Software e Gerenciamento de Processos

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE UNIDADE 3

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERÊNCIA DE PROJETO

ATPS- ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 1, 2 e 3

PROFESSOR THIAHO ALVES

BELO HORIZONTE, 2015.

RELATÓRIO 1 – EQUIPE DE PROJETO

Com base no efetivo grupo, o projeto do sistema a ser desenvolvido será composto por seis colaboradores, sendo eles: 1 Gerente de Projeto; 1 Analista de Negócios; 4 Analistas Desenvolvedores;

GERENTE DE PROJETOS: O gerente neste projeto será o aluno Fidélis, estudante no quinto período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Que será responsável pela organização, execução e pelo progresso das fases do projeto, com o intuito de garantir o cumprimento de suas metas e seus respectivos prazos.

ANALISTA DE NEGÓCIOS: O analista neste projeto será o aluno Thales. Este atuará intervindo entre as partes interessadas (cliente/equipe de projetos) entendendo a estrutura, políticas e operações da organização e propor soluções que permitam a organização atingir seus objetivos. Assim, esta peça ímpar tem a vital responsabilidade da especificação de projeto.

ANALISTAS DESENVOLVEDORES: Os desenvolvedores neste projeto serão os alunos Djalma, Willer, Isaias e Thiago. Estes serão os responsáveis pelas etapas de criação do sistema abordando a fase de construção, seus respectivos testes unitários e integrados e entrega dos produtos desenvolvidos.

RELATÓRIO 2 – ESCOPO DO PROJETO

  1. Nome: Hotelar – nome provisório passível de alteração até o término do projeto por parte do cliente e por sugestão da equipe de desenvolvimento do projeto.
  2. Descrição: Desenvolver um sistema de gestão hoteleira cuja fronteira do sistema está voltada para as necessidades de gerenciamento de hospedagem, controle de despesas de cliente levando em consideração o tempo de hospedagem e consumo de produtos/serviços do hotel e elaboração de check out.

Além da fronteira do sistema, não será desenvolvido ou especificado nada para o cliente Hotel Urbano (cliente). Este sistema não fará controle de estoque, por mais que necessário, não será elaborado devido às especificações e requisitos propostos pelo cliente.

  1. Objetivos do projeto de sistema: Gerenciar a hospedagem, entrada e saída de clientes, sintetizando a manutenção de quartos disponíveis e o tempo da acomodação; Gerenciar a estadia do cliente, contabilizando os consumos de produtos e serviços; Emissão de Check Out do cliente através de um Relatório de Consumo da Estadia.
  2. Cronograma: o projeto se inicia na data de 26 de fevereiro, dia da primeira aula de gestão de projetos e se encerrará no dia 26 de agosto, seis meses após a data de início do projeto.
  3. Plataforma: este projeto será voltado para plataforma web e desenvolvido em ASP.NET, levando em consideração a proficiência técnica e qualidade da equipe de desenvolvimento de software. Portanto será necessário um servidor Windows Server 2008, ou superior, como plataforma para entrega do código fonte do sistema. O sistema operacional Windows Server 2008 ou superior é necessário devido a compatibilidade e facilidade de manutenção do IIS, ferramenta para deploy e execução do código fonte ASP.NET desenvolvido. O banco de dados utilizado será o  MySql, já que é um software de General Public License (GLP) e não necessita de custos de manutenção ou de licenças.
  4. Linguagem de programação: como descrito anteriormente, será desenvolvido um software na linguagem ASP.Net. Os custos de licença da IDE serão isentos para a equipe de desenvolvimento do projeto, pois será feito na versão mais atual do Visual Studio Community 2013, pois ele não necessita de licenças, veja os critérios em: https://www.visualstudio.com/pt-br/products/visual-studio-community-vs.
  5. Entregáveis: serão entregues ao término deste projeto os requisitos de software desenvolvidos; interfaces de usuário (UI); relatórios inerentes ao gerenciamento do projeto;
  6. Steakeholders: Representante do Hotel, Gerente de Projetos, Equipe de Desenvolvimento, Clientes do Hotel.
  7. Premissas: o parque tecnológico (componentes de hardware) será oferecido, mantidos e configurados pelo cliente, exceto na entrega do sistema, já que a configuração e instalação deste projeto serão em conjunto entre a equipe de desenvolvimento do projeto e da equipe de infraestrutura de TI do Hotel.
  8. Restrições: o sistema de estoque, como discriminado na descrição do projeto, não será criado, porém deverá ser debatido com o representante do hotel devido a necessidade de controle de estoque para gestão dos produtos consumidos pelo cliente.

RELATÓRIO 3 – CRONOGRAMA E RISCOS

  1. Cronograma:
  2. Riscos:[pic 2]

Gerenciamento de Riscos:

#

Risco

Plano de Ação

Responsável

1

Problemas de Especificação incoerente

Avaliar e corrigir a especificação com intermédio do cliente ou da equipe de desenvolvimento

Thales (Analista de Negócio)

2

Problemas com o cronograma

Avaliar impasses e situações que possa acarretar no cronograma do projeto

Fidélis (GP)

3

Erros com o ambiente de desenvolvimento

Corrigir e auxiliar na configuração, instalação e erros da IDE Visual Studio

Thiago/ Thales (desenvolvedores)

4

Correção dos protótipos de interface não aceitos pelo cliente

Alterar conforme especificações desenvolvidas pelo analista

O GP deve direcionar um recurso imediato

5

Membro da equipe sair

Analisar o cronograma e avaliar uma solução com a equipe de projetos

Equipe de Projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (296.8 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com