TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ETAPA 3 e 4 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – ETAPA 3 e 4

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Professora: MARCIA MOLINA

São Bernardo do Campo – 2014

ETAPA 03

Liderança é o papel que um líder deve desempenhar, para motivar um grupo, deve influenciar as pessoas para realização de seus esforços em alcançar seus objetivos. Liderar é comandar, gerenciar, designar tarefas a um grupo de pessoas, deve ter o poder de motivar, animar, entusiasmar pessoas.

Os líderes tem um papel de muita importância, pois são eles que conduzem o grupo à realização de tarefas, elabora estratégias para o trabalho à ser desenvolvido, delegam funções e tarefas, são responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso da equipe. Um líder precisa ter: energia, comprometimento, organização, ser adaptável, habilidades, administração, persistência e autoconfiança.

Um líder preciso também saber ouvir, ser positivo, atentar as necessidades e ao valor, reconhecer suas e dúvidas, ser vulnerável e ter potencial.

Estilos de liderança: É a forma como interagir com os integrantes de um grupo

Temos três exemplos:

Liderança Autocrática: o líder fica de marcação cerrada, e dando ordens que deve fazer. Os funcionários ficam tensos, estressados e frustrados. O líder toma as decisões e os funcionários não participam delas só obedecem.

Liderança Democrática: as decisões são tomadas em grupo, tarefas comunicadas e o grupo escolhe e divide o trabalho. Há comunicação, elogios ao grupo. O grupo participa de decisões, também dão opiniões sobre tarefas, para alcançarem seus objetivos, e recebem feedbacks.

Liderança Liberal: o grupo fica a vontade no trabalho, sem pressão da chefia, deixando trabalhar à vontade, também o líder não dá elogio ou orientação ao grupo.

O líder toma poucas decisões ficando a maior parte para os funcionários, muitas vezes eles ficam confusos no trabalho porém o lidera delega suas decisões à eles.

O clima organizacional também é um método muito útil em uma empresa usada com os funcionários, pois ele trata-se de um questionário que é dado pela empresa para o funcionário responder, não precisa se identificar, com questões relacionadas ao ambiente de trabalho, chefia, benefícios, motivação, comunicação e outros, com isso a empresa pode saber qual a opinião de seus funcionários sobre essas questões, onde precisa está melhorando, para seus funcionários estarem mais motivados

As diferenças entre os estilos de lideranças são exponencias, ficando nitidas as extrategias aplicadas pelas lideranças, existem no minimo três atitudes que podemos mencionar.

Um estilo que podemos salinetar é a coercitivo uma atitude onde o lider atua através de intimidação, provocando em seus subordinados uma grande instabilidade, em atuar com precisão e cordenação ficando sempre em situações de falta de atitude esta forma de estilo não é mais recomendada e aceitada pelas empresas,pois isso torna o subordinado sujeito a grandes falhas,onde seu foco principal deixa de ser a qualidade e quantidade do seu trabalho.

Podemos também classificar como estilo do conselheiro pois esta forma de liderança não centraliza as funções em si mesmo,permite que através de incentivo para seus subordinados permitindo que os mesmos possam atuar em novos desafios mas com uma supervisão.

Outro estilo que podemos citar é o agregador este lider busca conduzir seus subordinados a trabalharem de forma mais confiantes e confortavéis,esta abordagem é dada através da relação de confiança,permitindo que os subordinados se manifestem colocando suas dificuldades e acatando as determinações de seus lider.

Etapa 4

O controle e a função administrativa que faz parte do processo administrativo de uma empresa sendo assim, para controle é uma prevenção para que não ocorra nenhum desvio. Já o controle estratégico, visa o nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade.

Existem vários tipos de controle, Ex.: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventário e vendas. Isso significa que para cada tipo de controle existem pessoas que em toda empresa tem que existir dessas funções.

O controle é algo que as pessoas do mundo todo utiliza. Ex.: quando se dirigi um automóvel, quando se dança ou se escreve uma carta. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim determinado=. Sendo que o controle é utilizado para saber onde está o nível da atividade ou do trabalho, se está correto caminhada como deve.

E para que isso ocorra corretamente. Além do controle temos que ter em mãos um planejamento porque e ele que define critérios ou padrões, bem como resultado alcança dependendo das características da empresa o controle pode estar espalhados no nível institucional, no intermediário ou no operacional.

Agora o Controle Organizacional, entendem em todos os meios e métodos utilizados para induzir pessoas ou grupos a corresponderem as expectativas de uma organização social ou da própria sociedade.

Controles burocráticos são, aqueles que têm regras e regulamentos para assegurar disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com