TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automatizando o controle de patrimônio com RFID

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 16

FIND: Automatizando o Controle de Patrimônio Utilizando RFID

Caicó - 2014

RESUMO

Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification") é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID. 

Os transpondes(Tags) são etiquetas que contem antenas (responsável pela comunicação com os leitores), onde os dados são gravados. Os leitores são dispositivos que coletam dados das tags.  

O projeto FIND: Automatizando o Controle de Patrimônio Utilizando RFID tem como objetivo ajudar a fazer o levantamento do inventário (controle de patrimônio) que é uma tarefa complexa de ser realizada quando se utiliza tecnologias como códigos de barras, pois demanda bastante tempo para execução, visto que a verificação de itens é feita um a um, requer alocação de uma equipe de tamanho proporcional ao tamanho da empresa para poder realizar o levantamento com agilidade.

O IFRN – Campus Caicó tem como tarefa anual obrigatória, o levantamento do patrimônio e para isto dispõe de um período de 2 meses para conclusão. No entanto, desde que o campus foi fundado, as equipes responsáveis pela tarefa nunca conseguiram terminar o levantamento no tempo estimado. Isso mostra as dificuldades em realizar este tipo de tarefa.

Com a aplicação da tecnologia RFID neste cenário, praticamente todos os problemas citados anteriormente serão solucionados, pois irá oferecer recursos como leitura simultânea de bens em segundos sem a necessidade de visada direta, identificação de movimentação de bens em tempo real, diminuindo assim, drasticamente as perdas, recursos gastos, retrabalho e tempo.

ABSTRACT

Radio Frequency Identification or RFID (Radio- Frequency IDentification) is an automatic identification method using radio signals , retrieving and storing data remotely using devices called RFID tags .

The  Tags  are stickers containing antennas ( responsible for communication with the readers ) where the data is written . Readers are devices that collect data from tags .

The FIND project: Automating Inventory Control Using RFID aims to help map out the inventory ( asset tracking ) which is a complex task to be performed when using technologies such as barcodes , since it requires a long time to run , since the check items are made one by one , requires allocation of a team of size proportional to the size of the company in order to conduct the survey with agility.

The IFRN - Campus Caicó has as mandatory annual task , lifting the inventory and it has a period of 2 months for completion . However , since the campus was founded , the teams responsible for the task never able to complete the survey in the estimated time. This shows the difficulties in performing this type of task.

With the application of RFID technology in this scenario, virtually all the problems mentioned above will be solved , it will offer features such as simultaneous reading of goods in seconds without the need for direct offeree , identifying movement of goods in real time , thereby reducing dramatically the losses , resources spent , and rework time.

  1. INTRODUÇÃO

As tecnologias de comunicação revolucionaram a forma de gerenciar grandes quantidades de informações, principalmente no que diz respeito à confiabilidade, dinamicidade e agilidade. No entanto, apesar de todas as vantagens propiciadas pelo avanço tecnológico, ainda existe uma discrepância entre o mundo real (empresas) e o virtual (sistemas) no que diz respeito a controle de estoque, inventário, etc. Manter a acuracidade entre os dois mundos é um dos grandes desafios das empresas.

Diversas soluções foram criadas para tentar manter ao máximo essa precisão. Hoje, uma das mais utilizadas, são os sistemas desenvolvidos para efetuar esse tipo de controle. A forma de alimentar esses sistemas também evoluiu, inicialmente era realizada por um operador através de simples digitação, depois passaram a utilizar códigos de barras e a mais atual, no entanto, ainda pouco utilizadas, as etiquetas eletrônicas de Identificação por Rádio Frequência (RFID).

RFID utiliza frequência de rádio ou variações do campo eletromagnético para identificar os objetos desejados que são “marcados” por etiquetas (tags), com microchips contendo as informações sobre o objeto, devido a estes e outros fatores o RFID oferece maior confiabilidade, flexibilidade, rastreabilidade, agilidade, e durabilidade sobre outros sistemas de identificação, como por exemplo o código de barras.

Esta tecnologia desencadeia uma revolução que no futuro será a base para uma nova realidade na identificação de produtos, com impacto direto nos processos logísticos de toda a cadeia de abastecimento, seja na fabricação, no controle de estoque ou na compra e venda destes. (SANTANA, 2005)

Para Bauhaus (2007 apud GLOVER; BHATT, 2007) a Identificação por Radiofrequência (RFID) “é uma daquelas raras tecnologias que ‘mudam o mundo’, que forçarão a uma reconsideração de muitas estratégias na cadeia de valores”.

O presente trabalho tem como objetivo principal automatizar o controle do patrimônio de  uma organização, mais precisamente o IFRN, utilizando a tecnologia RFID, proporcionando eficácia, confiabilidade e diminuição dos custos sobre o gerenciamento do patrimônio. O projeto foi dividido em duas fases, a primeira consistiu em um estudo aprofundado sobre a tecnologia RFID e desenvolvimento de um software de gerenciamento de patrimônio voltado para o IFRN. A segunda etapa consistirá nos testes do leitor e tags, desenvolvimento do midlleware responsável por extrair os dados do leitor e transferir para o software de gerenciamento do patrimônio, implantação do sistema no IFRN e realização do levantamento do patrimônio com a tecnologia RFID.

Objetivos

  • O presente projeto teve como os seguintes objetivos:
  • Realizar um estudo aprofundado sobre tecnologia RFID.
  • Desenvolver uma aplicação para gerenciar o patrimônio de uma empresa e que facilite o processo de levantamento/controle de patrimônio.
  • Desenvolver um midleware que permita a interação entre a aplicação e o leitor RFID.
  • Promover uma comparação de um levantamento de patrimônio realizado com códigos de barra e um realizado com RFID.

Justificativa

Para uma Empresa o controle de patrimônio é essencial e necessário, pois ajuda a identificar onde está ocorrendo as maiores perdas, sejam essas causadas por danos ao patrimônio ou por simples mudança de local do bem sem prévio aviso, entre outras. Com essas identificações, o gestor pode adotar medidas para solucionar e/ou amenizar essas perdas.

O levantamento do inventário é uma tarefa complexa de ser realizada quando utiliza-se tecnologias como códigos de barras, pois demanda bastante tempo para execução, visto que a verificação de itens é feita um a um, requer alocação de uma equipe de tamanho proporcional ao tamanho da empresa para poder realizar o levantamento com agilidade, onerando assim recursos e sua eficácia não é garantida. Para o controle do inventário, a tarefa é ainda mais complexa, pois exige uma supervisão permanente e essa é realizada por uma equipe de tamanho reduzido em relação a que realiza o levantamento do patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (530 Kb)   docx (215.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com