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Autômatos

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

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UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA

CURSO SUPERIOR EM BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ALEFFER ROCHA

LUMA ALVES LOPES

AUTÔMATO COMO MÁQUINA DE ESTADOS EM GAMES

AVATAR ARENA

PONTA GROSSA

2015

Aleffer rocha

LUMA LOPES

AUTÔMATO COMO MÁQUINA DE ESTADOS EM GAMES

AVATAR ARENA

Relatório apresentado como requisito parcial à obtenção de nota na disciplina de Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professor: Gleifer Vaz Alves.

PONTA GROSSA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 JOGO AVATAR ARENA        

3 CONSTRUÇÕES DOS AUTÔMATOS        

3.1 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES TERRA        

3.2 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES ÁGUA        

3.3 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES FOGO        

3.4 AUTÔMATOS DE INSTRUÇÕES AR        

3.5 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES RESULTANTE        

4 DEFINIÇÕES FORMAIS        

4.1 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES TERRA        

4.2 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES ÁGUA        

4.3 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES FOGO        

4.4 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES AR        

4.5 AUTÔMATO DE INSTRUÇÕES RESULTANTE        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório foi construído com base no desenvolvimento do trabalho: Autômato Como Máquina de Estados em Games, da disciplina de Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade.

O game escolhido foi Avatar Arena, game baseado no desenho Avatar: A Lenda de Aang, uma série produzida e co-criada por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko em Burbank na Califórnia. A série é baseada em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais e cultura asiática qual conta as aventuras de Anng, um pequeno garoto dobrador de ar qual nasceu como atual sucessor de uma longa linhagem de Avatares[1]. Ele e seus demais amigos possuem a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo que deseja dominar o mundo todo.

O game possui como principal objetivo, uma competição onde o jogador escolhe sua nação (Terra, Água, Fogo ou Ar), cria seu campeão (personagem qual irá lutar na competição) e a seguir escolhe se deseja entrar diretamente na competição ou treinar. Cada nação possui comandos distintos para seus campeões dentre as demais nações.

Os autômatos criados e apresentados neste relatório são consequentes dos comandos de luta de cada nação.


  1. JOGO AVATAR ARENA

É um jogo de luta com a temática do desenho/série Avatar (comentado na introdução deste relatório).

        Você poderá liberar magias de acordo com sua nação onde cada poder possui uma determinada complexidade para sua execução quais estes podem causar mais ou menos danos no seu oponente (este controlado pelo game).

[pic 1]

Figura 1– Jogo Avatar Arena

Fonte: Click Jogos (2015)

O game está disponível online em diversos como Click Jogos[2], Para Jogos[3], Fera Jogos[4] (dentre outros) e também disponível para download em alguns sites como o Baixaki[5].

        


  1. CONSTRUÇÕES DOS AUTÔMATOS

Os autômatos foram construídos com base nas instruções de cada nação (Terra. Água, Fogo e Ar) representados, respectivamente, nas subseções 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4. Definiu-se ainda o autômato resultante para instruções válidas representado na subseção 3.5.

  1. autômato de instruções terra

Cada nação do jogo possui suas respectivas instruções. As instruções válidas para a nação Terra são representadas pela Figura 2.

[pic 2]

Figura 2 – Instruções válidas para a nação Terra

Fonte: Click Jogos (2015)

Com base nas instruções apresentadas no game para comandos da nação Terra, representadas pela Figura 2, criou-se o Autômato de Instruções Terra representado pela Figura 3.

[pic 3]

Figura 3 – Autômato com instruções válidas para a nação Terra

Fonte: Autoria própria

  1. autômato de instruções água

As instruções válidas para a nação Água são representadas pela Figura 4.

[pic 4]

Figura 4– Instruções válidas para a nação Água

Fonte: Click Jogos (2015)


Com base nas instruções apresentadas no game para comandos da nação Água, representadas pela Figura 4, criou-se o Autômato de Instruções Água representado pela Figura 5.

[pic 5]

Figura 5 – Autômato com instruções válidas para a nação Água

Fonte: Autoria própria

  1. autômato de instruções fogo

As instruções válidas para a nação Água são representadas pela Figura 6.

[pic 6]

Figura 6 – Instruções válidas para a nação Fogo

Fonte: Click Jogos (2015)

Com base nas instruções apresentadas no game para comandos da nação Fogo, representadas pela Figura 6, criou-se o Autômato de Instruções Fogo representado pela Figura 7.

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