TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE CIÊNCIA

Por:   •  23/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

CIÊNCIA

O vocábulo ciência tem derivação etimológica das palavras saber e conhecimento. (Saber e Conhecimento)

A origem da ciência se deu pela busca de respostas para os questionamentos humanos, como “do que o mundo é feito? ”. “Qual o segredo da vida? ”. “Como chegamos até aqui? ”. Logo, a ciência que veio para sanar a curiosidade, acabou tornando-se uma ocupação para aqueles que buscavam enriquecer e expandir o conhecimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. (Origem)

É o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo as leis científicas verificadas em métodos experimentais.  Aristóteles define ciência como o “conhecimento das causas pelas causas. É o conhecimento demonstrativo”. Assim, possui três componentes: observação, experimentação e leis. (Observação, Experimentação e Leis)

Deste modo, visa a união entre conhecimento teórico, prática e técnica. (Teoria, Prática e Técnica)

Salienta-se que a ciência deve ser vista dentro de contextos sociais e históricos concretos, e, portanto, seus limites não são rígidos, o que a possibilita evoluir e aprimorar-se gradativamente. (Limites da Ciência)

A ciência se opõe à opinião e ao dogma, pois é dotada de aspectos objetivos, enquanto a esses derivam de aspectos subjetivos. Porém, existe uma relação dentro desta oposição, pois a ciência norteia o senso comum, podendo moldar opiniões diante das verdades que apresenta. (Senso Comum)

TECNOLOGIA

O vocábulo tecnologia tem derivação das palavras técnica, arte, ofício e estudo. (Técnica, Arte, Ofício e Estudo)

Envolve conhecimento técnico e científico e que se aplica num determinado ramo de atividade. Pode também ser definida como o estudo e processo de métodos utilizados para a transformação e o domínio do meio.  (Conhecimento Técnico e Científico)

O termo “técnica” faz referência a procedimentos, habilidades, artefatos e desenvolvimentos sem ajuda do conhecimento científico. Isto decorre do fato que, segundo Henri Bergson, "O Homem foi homo-faber, antes de ser homo sapiens".

Tecnologia, por sua vez, faz referência aos sistemas desenvolvidos com base no conhecimento científico. (Técnica x Tecnologia)

Diante da relação da tecnologia com a ciência e com a sociedade, entende-se que a tecnologia é produto de conhecimento científico e de fatores sociais, econômicos e políticos. Além disto, a tecnologia tem a capacidade de formar e moldar a cultura dentro de uma sociedade. (Tecnologia x Ciência e Sociedade)

As tecnologias se aprimoram de acordo com o conhecimento científico da sociedade, vindo desde as tecnologias primitivas, como a descoberta do fogo e invenção da roda, passando pelas tecnologias medievais e militares, como a prensa móvel e a criação de armamento bélico, e chegando aos dias atuais com destaque para as tecnologias de comunicação e informação. (Evolução Tecnológica)

Importante também dar destaque as Revoluções Industriais:

  • 1ª - 1780 a 1830, com o uso de máquinas a vapor;
  • 2ª - Pós-guerra mundial, com a introdução de metalúrgicas e siderúrgicas, com destaque para a produção em massa e em série (fordismo) e para a separação entre trabalho manual e intelectual (taylorismo);
  • 3ª - A partir da década de 70, com o uso de tecnologia e mão de obra especializada, fazendo uso da cooperação, coparticipação e terceirização de serviços. (Revoluções Industriais)

Há um grande equilíbrio no tocante as vantagens e desvantagens. A principal vantagem é observada na produção industrial que é feita em largas escalas. Dentre as desvantagens, são notáveis a poluição e o desemprego (Vantagens x Desvantagens)

RELAÇÃO CIÊNCIA - TECNOLOGIA

A conceituação mais aceita dentro da relação ciência-tecnologia é o que conceitua a tecnologia como a ciência aplicada. (Tecnologia como Ciência Aplicada)

Baseia-se em 3 passos:

  1. Reconhecer uma nova ideia ou problema a ser solucionado;
  2. Uso do raciocínio lógico para a criação de hipóteses, considerando o conhecimento científico disponível;
  3. Teste da hipótese no mundo físico através da observação. (Desenvolvimento da Tecnologia)

Toda via, é possível a existência de teorias científicas sem que essas deem origem a tecnologias. Pois, mesmo que a ciência gere conhecimento, apenas uma parte desse saber é passível de gerar tecnologias, tendo em vista que parte da ciência pode voltar-se apenas para estudos científicos, e que uma coisa é aprender a ciência e outra é aplicá-la. (Ciência sem Tecnologia)

SOCIEDADE

A sociedade é um tipo de sistema social, composto por várias pessoas que se relacionam amistosa e significativamente, compartilhando propósitos, gostos, preocupações e costumes. Trata-se de um grupo de pessoas que vivem juntas dentro de uma comunidade organizada. Faz parte da natureza humana esse convívio. (Definição)

Está sujeita a modificações, de modo pelo qual a simples delimitação física territorial não pode defini-la, visto que as diferenças entre os interesses de pessoas que vivem em uma mesma região podem contradizer o conceito. (Inexistência de Sociedade)

Sua função social é o aprendizado mutuo entre os membros e a redução da complexidade dentro deste sistema, e isto só é possível com o desenvolvimento da tecnociência. A sociedade pode ser definida por seu desenvolvimento tecnocientífico, por sua percepção da tecnociência e sua relação com ela. (Função Social da Sociedade)

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Os estudos surgiram após a 2ª Guerra Mundial, com o desenvolvimento da ciência e tecnologia e devido aos prejuízos causados por esta rápida evolução, visando o uso controlado da ciência e da tecnologia em prol da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com