TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO ENTRE AS TRÊS PRINCIPAIS PLATAFORMAS MOBILE PARA DESENVOLVEDORES

Por:   •  11/4/2016  •  Artigo  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 7

COMPARATIVO ENTRE AS TRÊS PRINCIPAIS PLATAFORMAS MOBILE PARA DESENVOLVEDORES

Artigo para a Disciplina Seminário II

Resumo: Este artigo apresenta um panorama sobre as três principais plataformas moveis do mercado, bem como suas vantagens, desvantagens e particularidades, além de informações sobre sua plataforma de desenvolvimento.

Palavras-chave: Android, Windows Phone, IOS, IDE.

1 INTRODUÇÃO

O mercado de tecnologia móvel cresceu muito nos últimos anos, ganhando grande parte dos consumidores dos computadores domésticos, hoje muitas pessoas utilizam seus smartphones para atividades que antigamente só se eram possíveis em computador, o mercado está crescendo mais e mais, e para os desenvolvedores é importante conhecer as ferramentas necessárias e estar preparado para atuar nesse segmento, ao longo desse artigo será apresentado uma breve descrição das 3 principais plataformas moveis: Android, IOS e Windows Phone; Bem como suas par-ticularidades, vantagens e desvantagens e uma introdução a suas respectivas IDEs para o desenvolvimento

2 DESENVOLVIMENTO

A seguir será apresentado as três plataformas, assim como suas IDEs.

2.1.1 ANDROID

A Android, Inc. foi fundada em 2003 e em 2005 foi comprada pela Google, e em 2008 foi lançado o primeiro dispositivo com Android, atualmente é a plataforma líder do mercado de dispositivos moveis, está presente em mais de um bilhão de dispositivos ativos, principalmente smartphones e tablets, mas também já pode ser encontrado em muitos outros aparelhos como automóveis, tvs, relógios, etc.

O sistema operacional tem como base o Kernel do Linux, que é responsável pelo gerenciamento de processos, drivers, memoria e energia, tem seu código fonte distribuído sob licença da Apache, e por isso permite que qualquer fabricante de aparelhos o utilize em seus produtos, faça as modificações que desejar e não o obriga compartilhar essas mudanças com os seus concorrentes. Assim cada fabri-cante pode ter o seu Android com suas particularidades. Porem para isso ele deve ser homologado por meio de uma bateria de testes, para evitar que o fabricante, com suas modificações, afete alguma API que os desenvolvedores utilizam.

Sua primeira versão foi lançada em 2008, e desde então já foram lançadas inúmeras versões, e em cada uma dela atribui-se um nome de um doce e um núme-ro de sequência que chamamos de API Level, isso é importante para que sabermos quais recursos, classes e bibliotecas estão disponíveis em cada uma delas, pois ao desenvolver um aplicativo é importante ter em mente em quais versões do Android ele deve rodar e ter compatibilidade.

Para publicar aplicativos na Google play o desenvolvedor precisa pagar uma taxa única de 25 dólares

2.1.2 IDE ANDROID

A ide oficial do Android é o AndroidStudio, apesar de poder usar o eclipse pa-ra criar os aplicativos, porem essa ferramenta não é mais recomendada pelo Google

O Android Studio é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) oferecido pela Google para desenvolvedores que desejam criar aplicações para o Android. O programa tem como base o INtelliJ IDEA e ele oferece uma ferramenta completa pa-ra lidar com as mais variadas aplicações criadas para o SO citado.

O programa traz uma estrutura completa com as ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento. Além disso, ele conta com modelos, sistemas para gerar APKs múltiplas, suporte ao desenvolvimento em outros idiomas, depurador e op-ções para a detecção de outros problemas (como compatibilidade de versão, perfor-mance e usabilidade) e está em constante evolução.

Suas desvantagens são: não é possível trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo como em outras IDEs, somente um a cada janela, e seu emulador e um pouco pesado para maquinas mais antigas, demorando para executar sendo recomendado o uso de um emulador de terceiros chamado genymotion.

2.2.1 WINDOWS PHONE

O projeto Windows Phone nasceu quando a Microsoft viu que era necessária uma atualização do seu sistema operacional mobile: O Windows mobile, que não era muito eficiente em sua época, assim em 2010 o novo sistema operacional mobi-le da Microsoft foi lançado: o Windows Phone 7, com uma grande reformulação e avanço em relação à anterior, porém sem compatibilidade com o sistema antigo, o sistema apesar de não ter conseguido o desempenho esperado pela Microsoft vem conquistando o público que aderiu ao sistema, principalmente pelo desempenho e fluidez do sistema, sua loja de aplicativos cresceu bastante(embora ainda inferior as lojas do Android e dos Iphones) e o sistema operacional foi sempre evoluindo e ga-nhando novas funções, atualmente encontrasse na versão 8.1 e a versão 10 já está em produção, sendo essa a grande aposta da Microsoft para 2015, a empresa pre-tende lançar o sistema para todos os seus segmentos, o que inclui os Desktops, Ta-blets, Xbox One, smartphones, Tvs etc., tendo uma grande integração entre todos eles.

Para desenvolver para a plataforma é necessário somente um pagamento único do desenvolvedor, já que a Microsoft retirou a taxa de renovação para atrair os desenvolvedores, e seu número de usuários ativos ultrapassa 60 milhões.

2.2.2 IDE WINDOWS PHONE

Para desenvolver para a plataforma é necessário ter O kit de desenvolvimento de software do Windows Phone que é gratuito e composto pelo Visual Studio –(para desenvolver a sua App) Expression Blend (para desenhar a aparência da sua aplicação detalhe por detalhe) e Emulador do Windows Phone (Para você testar a sua aplicação sem o aparelho, direto no seu PC), também é necessário ter o Win-dows 8 instalado na máquina para conseguir desenvolver para a versão atual do sistema, a ferramenta para desenvolver é bastante intuitiva e funcional, com vários comandos podendo ser inseridos de forma arraste e cole

2.3.1 IOS

O iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV.

É uma plataforma fechada e usada somente nos equipamentos da própria Apple, foi lançado em 2007 e inicialmente não permitia aplicativos de terceiros, so-mente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com