TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

Por:   •  9/3/2017  •  Monografia  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 11

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

Objetivos: • Explicar a importância dos sistemas de informação para as empresas. • Estudar os componentes e os papéis dos sistemas de informação. • Saber os principais tipos de sistemas de informação existentes. • Conhecer a evolução dos sistemas no decorrer do tempo.

1.1. CONCEITOS DE SISTEMAS

Entender o conceito de sistemas irá ajudar na compreensão de muitos outros conceitos na tecnologia, aplicações, desenvolvimento e administração dos sistemas de informação que abordaremos nesta disciplina.

O que é um sistema? Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.

Um sistema possui cinco componentes em interação:  Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema;  Processamento: processos de transformação que convertem insumo (entrada de dados) em produto (saída de informação);  Saída: transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.  Feedback: são dados sobre o desempenho de um sistema.  Controle: envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está realizando sua meta. Em seguida, a função de controle faz os ajustes necessários para garantir que seja alcançada a produção adequada.

1.2. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

a) Dados: são fatos ou observações cruas, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócios. Os dados são medidas objetivas das características de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos.

b) Informações: são dados processados que foram colocados em um contexto significativo e útil para um usuário final. Para serem informações, os dados são submetidos a um processo onde:  Sua forma é agregada, manipulada e organizada;  Seu conteúdo é analisado e avaliado;  São colocados em um contexto adequado a um usuário humano.

2

Quais características tornam a informação válida e útil para você? Informações antigas, inexatas ou difíceis de entender não seriam muito significativas, úteis ou valiosas para você ou para outros usuários finais. As pessoas desejam informações de alta qualidade, ou seja, produtos de informação cujas características, atributos ou qualidades ajudem a torná-los valiosos para elas.

As três dimensões da informação são: tempo, conteúdo e forma. Cada dimensão possui certos atributos.

TEMPO CONTEÚDO FORMA Prontidão quando necessária Precisão isenta de erros Clareza fácil compreensão Aceitação atualizada Relevância necessidade específica Detalhe detalhada ou resumida Frequência sempre que necessária Integridade necessária é fornecida Ordem em sequência Período passado, presente, futuro Concisão apenas a necessária Apresentação narrativa, numérica, gráfica Amplitude alcance amplo ou estreito Mídia papel, monitor Desempenho atividades concluídas, recursos

1.3. CARACTERÍSTICAS DOS SI

Conceito de SI: Os sistemas de informação (SI) utilizam os recursos de hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação (TI) para realizar as atividades de entrada, processamento, armazenamento, controle e saída, transformando dados em informação para consumidores e profissionais de negócios.

Os Papéis dos SI Os SI desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização:  Apoiar as operações e processos da empresa;  Auxiliar na tomada de decisão gerencial;  Obter estratégias para a vantagem competitiva.

Funções dos SI SI é uma importante área funcional da empresa, tão importante ao seu sucesso empresarial como as funções de contabilidade, finanças, gerência de operações, marketing e administração de recursos humanos.

3 Importante para a eficiência operacional, a produtividade do funcionário, e ao atendimento e satisfação do consumidor. Fonte de informação e suporte necessário para promover a tomada de decisão eficaz pelos gerentes e profissionais da empresa. Ingrediente vital no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que dotam uma organização com uma vantagem estratégica no mercado globalizado.

Sucesso e Fracasso no uso dos SI: Cinco Razões para o Sucesso Cinco Razões para o Fracasso Envolvimento do usuário Ausência de entrada de usuários Apoio à administração executiva Requisitos e especificações incompletas Clara declaração de requisitos Alteração dos requisitos e especificações Planejamento adequado Falta de apoio executivo Expectativas realistas Incompetência tecnológica

Quais são os desafios dos SI? Um desafio maior para nossa sociedade da informação globalizada é gerenciar seus recursos de informação a fim de beneficiar todos os membros da sociedade, enquanto ao mesmo tempo cumpre as metas estratégicas das organizações. Por exemplo, devemos utilizar os SI para descobrirmos um número maior de formas mais eficientes, lucrativas e socialmente responsáveis de utilizar as ofertas limitadas do mundo de material, energia e outros recursos.

1.3. COMPONENTES DOS SI

Os componentes de um sistema de informação são os recursos e as atividades.

Recursos dos Sistemas de Informação  Recursos humanos  Recursos de hardware  Recursos de software  Recursos de dados  Recursos de rede

a) Recursos Humanos São necessárias pessoas para a operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com