TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DA METODOLOGIA DE DOCUMENTAÇÃO

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.718 Palavras (23 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 23
  1. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  1. ROTEIRO PARA A CRIAÇÃO DA METODOLOGIA DE DOCUMENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – UNIDESC

  1. Introdução
  2. O  UNIDESC (Centro         Universitário do Centro-Oeste) oferece aos alunos ingressantes uma bolsa de responsabilidade social, onde os mesmos devem pagá-las com ações sociais diversas. Por este motivo na mesma a uma área destinada para a arganização e elaboração dos projetos que devem ser desenvolvidos pelos alunos, a chamada BRS ( Bolsa de Responsabilidade Social). Haja visto a necessidade de  controlar as atividades rotineiras, como: as horas pagas pelos alunos, emissão de relátorios, entre outras. A faculdade propôs aos alunos do 4º período de Sistema de Informação desenvolver um projeto para automatizar a BRS.  Este projeto tem como foco desenvolver o software (SystemBRS). 
  3. Este documento visa uma especificação genérica para o problema de automação dos processos internos da BRS (Bolsa de Responsabilidade Social). No qual deve definir as funções e interfaces desejadas para o sistema que venha a se basear nesta especificação.  

  1. Análise Institucional
  1. A Empresa

        Desde o 2° semestre de 2006 o Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro – Oeste (UNIDESC) adotou a Bolsa de Responsabilidade Social (BRS) com o ojetivo de promover a comunidade acadêmica a possibilidade de ser elemento transformador da realidade em que vive.  

Ao ingressar no Unidesc o aluno pode optar pela Bolsa de Responsabilidade Social, oferecida pela instituição e conhecer os beneficios que a mesma oferece.

O bolsista atua na pesquisa, no ensino, na extensão, como monitor, traduzindo e concretizando na comunidade acadêmica e na comunidade externa à instituição o desejo democrático de uma sociedade mais justa, onde todos têm as mesmas oportunidades.

O Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste assume hoje o mais significativo espaço de inclusão social da região.

Atualmente o UNIDESC atende 2.897.000 alunos com a Bolsa de Resonsabilidade Social.

A BRS surgiu da necessidade de estar em Conformidade com o MEC, pois o mesmo exige da instituição que todos os alunos estejam presentes com a comunidade, a vivenciar e colocar em prática o que aprendem em sala de aula juntamente com  a sociedade. Além de possibilitar ao aluno maior convivência com a comunidade e  disponibilidade maior para a sociedade carente.

Uma das conseqüências de um projeto social bem-sucedido é o seu reconhecimento institucional, comunitário e social; em outras palavras, a construção de uma imagem positiva por meio de um investimento que contribuiu diretamente para a melhoria da vida comunitária, provocando impactos positivos na comunidade.

A BRS atinge diretamente a comunidade levando o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e a redução das desigualdades sociais, todos aqueles que são diretamente ou não afetados por suas atividades, contribuindo para a construção de uma sociedade que promova a igualdade de oportunidades e a inclusão social no país, pautada em valores éticos que visam integrar todos os alunos do UNIDESC.    

Os trabalhos comunitários nos quais os alunos da instituição estão envolvidos incluem oferecer informações sobre saúde, políticas (direitos familiar, direitos trabalhistas) NPJES, e ainda atende crianças com reforço escolar, dinâmicas, pinturas, palestras.

  1. Descrição das Regras do Negócio

O cumprimento das horas da BRS (Bolsa de Responsabilidade Social) é feito mediante a participação do aluno em atividades sociais, cada aluno pode cumprir essas horas de formas diferentes, isso  dependerá da escolha do próprio aluno ou até mesmo do projeto que sua turma estará desenvolvendo no semestre que o mesmo está cursando.  A BRS é responsável por manter o controle dessas horas pagas pelos alunos, elaborar projetos para os mesmos desenvolverem, entre outras atividades. O SystemBRS será desenvolvido para ajudar nessas atividades rotineiras. Agilizando o processamento de dados e o controle dessas horas.      

  1. Descrição das Necessidades de Informações

O problema 

À medida que o volume de atividades complementares e alunos aumentam, dificulta a administração dos mesmos. Pois não há suporte automatizado para agilizar, facilitar e controlar essas atividades rotineiras.  

Afeta

Todo o corpo docente (alunos, professores e operadores).

Cujo impacto é:

O tempo elevado para a execução dos procedimentos operacionais da BRS tem dificultado bastante a sua administração, requerendo um grande número de funcionários. O tempo de atendimento aos alunos tem ficado cada vez maior o que tem causado insistentes protestos dos alunos e professores.      

Uma boa solução seria

Automatizar as atividades da BRS.

  1. Ambiente Tecnológico Existente

    Atualmente na sala da BRS  possui computadores com rede. Não a nenhum tipo de sistema sendo ultilizado para o controle das atividades rotineiras, além da existência de algumas planilhas no Access e Excel.

Ambiente Tecnológico Existente

Quantidades de Computadores

3 computadores

Configuração dos computadores

Pentium 4 3.0Ghz, HD160GB, 1GB memória.

Sistema Operacional

Windons XP

Intranet

Sim

Internet

Sim

Navegador

Explorer 8.0

Programas utilizados para realização das operações rotineiras da BRS

Access, Word, Excel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (383.3 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com