TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo entre as arquiteturas de Processadores RISC e CISC

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Comparativo entre as arquiteturas de Processadores RISC e CISC de Luís Felipe Silva e Vítor José Marques Antunes. ( ATPS – PASSO 2)

Para abrir o nosso entendimento em primeiro lugar devemos ter em mente que as duas arquiteturas (RISC e CISC), trabalham de modo extremamente diferentes. Tendo em mente sempre que as duas arquiteturas foram estrategicamente projetadas de acordo com as condições tecnológicas da época. Na década de 70 as memórias tinham um custo elevado, isso levava a uma grande exploração dos códigos que eram cada vez mais complexos, os códigos deveriam ser eficiente e ao mesmo tempo curtos, devido ao alto custo da memória que os armazenava. Esses mesmos códigos, eram escritos em linguagem de alto nível, que mais tarde seria compilada, o processo de compilação era demorado, e nem sempre perfeito. Dessa forma um resultado satisfatório só seria alcançado se fosse diretamente feito em linguagem de baixo nível. Sendo os compiladores demorados e memória lenta, o hardware se tornava mais barato e o software mais caro. A solução adotada para nivelar esse padrão foi o CISC, que tornaria a programação mais simples pré-definindo operações mais complexas no próprio processador. Dessa forma foi reduzida a dificuldade da compilação e a ação direta do software no sistema, dessa forma, a linguagem de alto nível passou a ser muito mais eficaz.

A arquitetura CISC permitia uma micro programação que é quase como termos microprocessadores dentro do processador. No inicio o microprocessamento era lento, porem 10 vezes mais rápido que a memória magnética da época. A medida que os microcódigos cresceram o numero de instruções dentro do processador era imenso, quando ocorria erros era extremamente difícil encontra-los e corrigi-los, novamente os códigos estava por ocupar um grande espaço e precisam ser bem otimizados para rodarem na micro programação, a solução foi retirar as instruções que eram menos usadas, foi então surgiu a arquitetura RISC que traria novamente essas instruções para fora do processador, de forma que novamente pensasse em otimizar em forma de software. A essa altura o preço do Chips, onde ficavam as pré-informações da arquitetura CISC, tinham um preço elevado. Foi então que as pesquisas mostraram que uma séria de instruções poderia ser substituída por instruções mais simples que seriam rodadas por ciclos, mediante a sua simplicidade. Com isso foi incluído o conceito de “pipeline”, onde as instruções mais simples poderiam ser executadas em paralelo, baixando o numero de ciclos. Uma inovação foi reaproveitada de alguns valores na memória de forma que era possível ter uma instrução para carregar ou gravar. Basicamente a arquitetura CISC baseia-se em ter instruções mais complexas no processador para simplificar a programação de alto nível. A arquitetura RISC consiste em processar uma quantidade grande de instruções simples, essas simplificadas de instruções mais complexas, em ciclos trazendo um resultado mais rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com