TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Em Nuvem

Por:   •  21/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é sobre as Tecnologias utilizadas na Computação em Nuvem. Dentro deste tema abordarei subtemas como a questão das vantagens e/ou desvantagens na utilização dessa tecnologia.

São objetivos principais citar cada ferramenta empregada na manutenção, a sua importância, bem como levantar princípios empregados na rede de computadores e seus componentes principais.  

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, composta por sites de pesquisa como o Tecmundo e revistas conceituadas como, por exemplo , Linux Magazine .

CONCEITO:

    Denomina-se Computação em Nuvem ou comumente chamada (Cloud Computing), a tecnologia empregada para acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela Internet, ou seja: não depende de espaço físico propriamente dito.

             

  HISTÓRICO:

                 Segundo a Revista Linux Magazine, esta tecnologia foi criada desde 2006 e primeiramente foi compilada pela Amazon, em um modelo funcional, simples e acessível para leigos. E segue dizendo que da mesma forma que a Internet despontou para o mundo com o surgimento do navegador, a Amazon foi a primeira empresa a entregar infraestrutura de TI como serviço (ou IaaS) para a sociedade e a primeira a usar comercialmente o nome Cloud Computing, apesar do termo “computação utilitária” ser discutido há décadas.

                Desde então, vários fornecedores se apropriaram da expressão Cloud Computing e suas variantes (IaaS, PaaS e SaaS) para vender seus serviços.

    EXEMPLOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM:

               Dropbox, Google Drive, SkyDrive, iCloud .

Dropbox: Permite sincronizar todos os documentos que deseja no serviço de nuvem e também mantém os dados atualizados com o HD do computador.

Google Drive: O Sistema além de armazenamento oferece várias ferramentas no estilo do pacote Office que possibilitam redigir textos, criar e editar planilhas e até criar e visualizar apresentação de slides online.

SkyDrive : Oferece um aplicativo na área de trabalho para que o usuário sincronize os arquivos de sua máquina ou de qualquer dispositivo móvel , como smartphones e tablets, automaticamente.

iCloud: É a rede de computação em nuvem oferecida pela Apple . Lançada junto com a versão 5 do iOS – sistema operacional móvel -, a tecnologia integra arquivos do computador Mac ou Windows com os dispositivos móveis iPad, iPhone e/ou iPod Touch . Sua função é sincronizar e-mails, favoritos do navegador e músicas, documentos, fotos, vídeos e muito mais.

VANTAGENS:

  • Redução de Custos;
  • Flexibilidade, agilidade, escalabilidade;
  • Acesso igualitário a tecnologia de ponta;
  • Software como serviço;
  • Maior compromisso com o fornecedor.

DESVANTAGENS:

  • Falta de Confiabilidade;
  • Tem que estar conectado para acessar os dados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Revista Linux Magazine.
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_em_nuvem.
  3. https://teclealgo.wordpress.com/2011/04/01/cloud-computing-vantagens-desvantagens-e-o-futuro-dessa-tendencia/.
  4. http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm.
  5. http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-computacao-na-nuvem-conheca-os-principais-servicos-gratis.html.

 

 

   

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com