TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de gráficos de função quadrática: dificuldades e o uso de informática como facilitador

Por:   •  12/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação

Curso de Pós-graduação em Informática e Educação

Euzébio Henrique Veras Alves

Construção de gráficos de função quadrática:

dificuldades e o uso de informática como facilitador.

Belém – PA

2009

Euzébio Henrique Veras Alves

Construção de gráficos de função quadrática:

dificuldades e o uso de informática como facilitador.

Projeto de Pesquisa solicitado pela Prof. Maria das Graças da Silva referente a avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa.

Belém – PA

2009

SUMÁRIO

1–TÍTULO 3
2–TEMA 3
3–PROBLEMA 3
4–PROBLEMÁTICA 3
5–QUESTÕES NORTEADORAS                          3
6–JUSTIFICATIVA 4
7–OBJETIVOS 5
7.1–Objetivo Geral                                                      5
7.2–Objetivos Específicos                                                     6
8–REFERENCIAL TEÓRICO                                                          6
9–METODOLOGIA 11
9.1–Tipo de Pesquisa                                                               11
9.2–Local / Contexto                                                                           11
REFERÊNCIAS 13

1 – TÍTULO

Construção de gráficos de função quadrática: dificuldades e o uso de informática como facilitador.

2 – TEMA

Informática e Educação Matemática

3 – PROBLEMÁTICA

A disciplina de cálculo possui algumas dificuldades inerentes à própria natureza de seus conteúdos; seus conceitos apresentam-se de maneira complicada, sendo bastante profundos e sutis. Tais características podem diminuir a motivação de sua aprendizagem.

Outra causa da resistência à assimilação dos conceitos e definições da disciplina de cálculo são as metodologias utilizadas pelos professores, que se apresentam pouco maleáveis, ou seja, com alto grau de rigor e formalidade; aplicando tais conceitos apenas na própria matemática, sem buscar interação com outras ciências.

Diante da presente situação, esta pesquisa orientar-se-á pela seguinte questão: Como o uso de softwares educativos pode auxiliar no ensino de construção de gráficos de funções quadráticas?

4 – QUESTÕES NORTEADORAS

🡺 Quais as principais resistências apresentadas pelos alunos para a assimilação de conceitos, demonstrações e construções de funções quadráticas?

🡺 Como os professores apresentam o conteúdo funções quadráticas?

🡺 Como a informática pode auxiliar nas metodologias do ensino de funções quadráticas?

5 – JUSTIFICATIVA

O grande desafio dos professores de Matemática ao ensinar funções está em desenvolver primeiramente este conceito intuitivamente para, em seguida, formalizá-lo. Uma proposta didática para essa seqüência lógica pode ser a utilização de uma situação - problema, que levem aos alunos a discutirem e elaborarem o conhecimento na resolução da mesma.

No trabalho de Almeida e Scalon (2001) foi feita uma análise de alguns livros didáticos que, ao apresentarem as funções matemáticas, não fazem nenhuma menção ao histórico ou, quando o fazem, é de maneira superficial, apresentando o assunto como um saber pronto e acabado. Foi defendida a importância de abordar a História da Matemática, o que promoveria maior compreensão dos assuntos estudados. Constatou-se também que algumas condições culturais, sociais e econômicas e do círculo familiar do aluno influenciam o rendimento escolar em Matemática.

Ainda de acordo com Almeida e Scalon (2001), em entrevista com alunos que já estudaram tal assunto, percebeu-se uma grande dificuldade em conceituar funções. Muitos associaram este conceito a equações com elementos desconhecidos que devem ser calculados. São raros os casos de alunos que tinham claro quais seriam as variáveis dependentes e independentes em problemas que lhe eram propostos.

Diante do exposto, nota-se que o ensino que temos proporcionado aos alunos ainda não tem atingido alguns dos objetivos gerais, para o ensino da Matemática, preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), tais como:

🡺 Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.

🡺 Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções.

🡺 Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.

Surge então o seguinte questionamento: O que se deve fazer para construir intuitivamente o conceito de função? Ainda de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) temos:

“... Cabe, portanto, ao ensino de Matemática garantir que o aluno adquira certa flexibilidade para lidar com o conceito de função em situações diversas e, nesse sentido, através de uma variedade de situações problema de Matemática e de outras áreas, o aluno pode ser incentivado a buscar a solução, ajustando seus conhecimentos sobre funções para construir um modelo para a interpretação e investigação em Matemática”.

Com esta visão, reforçamos a idéia de que, o professor munido de criatividade e pautado em objetivos bem definidos, deve criar situações de aprendizagem de maneira personalizada, buscando sempre atividades que sejam significativas para seus alunos e que levem em consideração também os conhecimentos prévios dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com