TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES E UM MEIO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 18

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

BLANDA HELLEN KUHN

AS DIFICULDADES E UM MEIO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM

CURITIBA - PR

2018

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

BLANDA HELLEN KUHN

AS DIFICULDADES E UM MEIO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Neuropsicopedagogia.

CURITIBA - PR

2018


AS DIFICULDADES E UM MEIO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM

Blanda Hellen Kuhn[1]

RESUMO

Esta pesquisa apresenta uma proposta de trabalho cuja finalidade é viabilizar meios que possibilitem a melhoria da aprendizagem para os diversos perfis dos alunos. Busca-se ressaltar a valorização da relação professor-aluno através de estratégias práticas, as quais são aplicadas, norteando-se pela produção e aquisição de conhecimentos dentro das relações humanas, de uma forma a construir a disciplina no âmbito escolar e mais amplamente na sociedade.  O professor não pode ser um mero espectador em sala de aula ou um simples facilitador do processo de aprendizagem, cabe a ele auxiliar na construção de seus conhecimentos, deve enriquecer suas aulas não apenas com livros didáticos e sim com materiais diversos, para fomentar o interesse buscando amparo no lúdico.

Palavras-chave: Aprendizagem. Lúdico. Capacidade. Dificuldades.

1. Introdução

Para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que ele perceba a relação entre o que está aprendendo e a sua vida. O aluno precisa ser capaz de reconhecer as situações em que aplicará o novo conhecimento ou habilidade. Tanto quanto possível, aquilo que é aprendido precisa ser significativo para ele. Uma aprendizagem mecânica, que não vai além da simples retenção, não tem significado para o aluno.

É de suma importância que o professor conheça o processo da aprendizagem e esteja interessado nas crianças como seres humanos em desenvolvimento. Ele precisa saber o que seus alunos são fora da escola e como são suas famílias.

Quando um educador respeita a dignidade do aluno e trata-o com compreensão e ajuda construtiva, ele desenvolve na criança a capacidade de procurar dentro de si mesma as respostas para os seus problemas, tornando-a responsável e, consequentemente, agente do seu próprio processo de aprendizagem.

O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calçando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.

2. Desenvolvimento

A aprendizagem é o resultado do ambiente sobre o indivíduo já maduro, que se expressa, diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.

        É comum as pessoas restringirem o conceito de aprendizagem somente aos fenômenos que ocorrem na escola, como resultado do ensino. O termo tem um sentido muito mais amplo: abrange os hábitos que formamos, os aspectos de nossa vida afetiva e a assimilação de valores culturais. A aprendizagem se refere a aspectos funcionais e resulta de toda estimulação ambiental recebida pelo indivíduo no decorrer da vida.

        O processo aprendizagem sofre interferência de vários fatores – intelectual, psicomotor, físico, social – mas é do fator emocional que depende grande parte da educação infantil. Os problemas de aprendizagem que podem ocorrer tanto no início como durante o período escolar surgem em situações diferentes para cada aluno, o que requer uma investigação no campo em que eles se manifestam.

        Qualquer problema de aprendizagem implica amplo trabalho do professor junto à família da criança, para analisar situações e levantar características, visando descobrir o que está representando dificuldades ou empecilho para que o aluno aprenda. Contando com seus conhecimentos na área da Psicologia e da Didática, o professor deve ter em mente uma noção bastante clara do que é normal, problemático e anormal (ou patológico) no comportamento infantil.

Para que a criança se desenvolva bem ela precisa de um ambiente afetivamente equilibrado, onde ela receba amor autêntico e onde lhe permitam satisfazer as necessidades próprias do seu estado infantil. Quando isso não acontece, inicia-se uma luta entre o ambiente em que a criança vive as exigências que ela apresenta, o que fatalmente levará a uma situação de desequilíbrio, possível geradora de comportamentos problemáticos ou até patológicos.

        De acordo com Mielnik, “a situação problemática abrange especialmente o relacionamento difícil com o meio e as pessoas”. Na criança, ela se manifesta em dificuldades emocionais, sensibilidade, sentimento de rejeição, sensação de pânico em determinadas circunstâncias, ansiedade, regressão ou infantilização. (Issac Lielnik, O comportamento infantil, p. 25.)

        Ainda segundo o mesmo autor, quando essas reações apresentam um evidente agravamento, deve-se considerar o quadro como tendendo ao anormal ou patológico. Nesse caso, a criança passa a apresentar atitudes destrutivas de maneira compulsiva, medo excessivo de tudo, extrema agitação (ou, então, torpor e sonolência), desintegração ou mesmo ausência de relacionamento interpessoal.

        O comportamento anormal ou patológico pode ter origem na própria criança (fator genético) ou no ambiente (fator social). (Isaac Lielnik, O comportamento infantil, p. 15.)

        A aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, do outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente. A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento. (McConnell) (Gagné)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com