TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM INTERFACE GRÁFICA

Por:   •  22/5/2019  •  Monografia  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO  - UNIP

CAMPUS ARAÇATUBA

“DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM INTERFACE GÁFICA”

JOGO DA VELHA COM IMAGENS DE RECICLAGEM

ALUNO: EDGAR MOREIRA S. TEIXEIRA

RA: 990732-7

INDICE

  1. Objetivo

Apresentação de um jogo com interface gráfica, desenvolvido com a linguagem de programação JAVA, e suas principais bibliotecas gráficas, AWT e SWING.

O “Jogo da Velha” apresentado é um dos jogos mais populares e conhecidos, e que pode ser jogado por pessoas das mais variadas idades.

  1. Introdução

O Jogo da Velha, também conhecido como Jogo do Galo ou Tic Tac Toe, é um jogo milenar. Duas primeiras referências foram encontradas em escavações no templo de Kurna no Egito, e são datadas do século XIV antes de Cristo.

Estudos mostram que o jogo ganhou este nome (“Jogo da Velha”) pois quem costumava brincar com ele eram as senhoras mais idosas das cortes europeias.

Muitas são as formas de jogar o Jogo da Velha, podendo ser utilizados os mais variados materiais, desde lápis e papel a até mesmo galhos e folhas de arvores, porém apresentamos desta vez uma alternativa digital

  1. Regras do jogo

Assim como qualquer outro jogo, o jogo da velha é composto de algumas regras básicas que devem ser adotadas por seus jogadores, e ao fim de cada jogo existem três resultados possíveis, vitória do “jogador 1”, vitória do “jogador 2” ou empate, abaixo visualizaremos o funcionamento do jogo.

O jogo é jogado em um tabuleiro, que é basicamente uma matriz de três linhas por três colunas que é representado no nosso programa por um vetor chamado de “Campo” de 9 posições.

[pic 1][pic 2][pic 3]

Dois jogadores escolhem suas marcações que vão marcar os campos por eles escolhidos. Originalmente e de uma forma geral, as marcações são um circulo “O”, e um xis “X”, porém no caso do jogo apresentado optamos por pré-estabelecer para o “Player 1” o símbolo da reciclagem e para o “Player 2” o desenho de uma lata de lixo.[pic 4][pic 5]

Os jogadores jogam alternadamente uma marcação por vez, sempre iniciando pelo “Player 1” (Símbolo da Reciclagem), devendo escolher para marcar uma das posições que ainda estejam vazias do vetor.

[pic 6]

[pic 7]

O objetivo final é conseguir três marcações em linha, quer seja na horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo quando possível, impedir que o adversário consiga esse objetivo.[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

4 – Plano de desenvolvimento

Agora que já falamos a respeito do problema (descarte indevido de garrafas PET), iremos apresentar algumas alternativas para diminuição e amenização deste problema.

A Reciclagem de PET colabora para preservação ambiental, mas não só: a atividade alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável:

Benefícios Sociais

Benefícios Econômicos

Benefícios Ambientais  

Nenhuma atividade pode ser próspera e perene sem que todas as variáveis que incidem sobre seus resultados sejam contempladas. A Reciclagem das embalagens de PET pós consumo criou, em menos de 20 anos, todo um setor industrial. Essa indústria baseou-se, desde seu princípio, nas regras determinadas pelo próprio mercado: oferta e procura. Assim, ao criar e desenvolver aplicações para a matéria-prima resultante do processo de reciclagem das garrafas usadas, a Indústria do PET determinou uma forte demanda pela sucata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com