TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DO JOGO CAMPO MINADO (MINESWEEPER)

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  13.059 Palavras (53 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 53

                                     [pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Ciência da Computação

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“DESENVOLVIMENTO DO JOGO CAMPO MINADO (MINESWEEPER)”

2017

São Paulo - SP


ÍNDICE

OBJETIVO E MOTIVAÇÃO DO TRABALHO        3

INTRODUÇÃO        4

REGRAS DO JOGO “CAMPO MINADO”        6

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO        9

PROJETO DO PROGRAMA        14

RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DO PROGRAMA        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        28

                                                                                             

                                                                                                         


OBJETIVO E MOTIVAÇÃO DO TRABALHO

        Este estudo faz parte da APS (Atividades Práticas Supervisionadas), que configura um trabalho semestral, do curso de Ciências da Computação da Universidade Paulista – UNIP – de Brasília/DF. O trabalho conta com uma pesquisa e desenvolvimento do popular jogo de computador denominado “Campo Minado” ou “MineSweeper”.


INTRODUÇÃO

        O aparecimento efetivo dos computadores foi na década de 40, porém seus fundamentos têm origens a centenas de anos antes do seu surgimento, afinal, o computador tem como princípio efetuar expressões aritméticas. O homem efetuava cálculo com os próprios dedos, gravetos ou marcas nas paredes.

No início, o computador era apenas uma grande calculadora. O hardware não tinha programas instalados e precisava de mudanças físicas a cada demanda, precisando assim se ajustar ao projeto ou finalidade. Em 1945 teve início a era dos computadores modernos, sendo capazes de possuírem programas.

Os programas foram denominados de softwares, que são uma sequência de instruções escritas de modo que pudesse ser interpretada pelo computador, objetivando a execução de tarefas particulares. Ou seja, o software é a parte lógica do computador que tem como objetivo fornecer as instruções para o hardware.

Antes da década de 50, o software era executado sozinho e tinha total controle na máquina. Cabia ao programador preocupar-se com uso da memória, a varredura de periféricos entre outras funções. Foi a partir da década de 50 que surgiu o conceito de Sistema Operacional.

 O Sistema Operacional surgiu para organizar os processos, com interface para que os periféricos de entrada e saída pudessem ser utilizados pelos usuários. Entre as empresas que entraram na história do desenvolvimento de Sistema Operacional, podemos citar a Microsoft.

Todo esse processo evolutivo da computação permitiu também que os computadores fossem acessíveis as pessoas, nesse caso, devido a facilidade de uso, proporcionado pelo Sistema Operacional.

No início, quando a internet não era tão acessível, era comum ficar se divertindo com os jogos que vinham no computador. Havia vários títulos de jogos com vários objetivos.  Podemos citar:

  • O Lander - jogo espacial para pousar um módulo no sistema lunar);
  • Rattle Racer - uma cobra que tinha que comer as maçãs espalhadas pelo cenário;
  • Bang Bang - jogo de um canhão que deveria ser devidamente posicionado para acertar seu oponente.
  • Pipe Dream – jogo em que pedaços de cano deveriam ser devidamente posicionados para que uma gosma chegasse até o final do seu trajeto.
  • Ski Free – Jogo em que, na pele de um esquiador, deve-se desviar de obstáculos, realizando manobras e acumulando pontos até o final da pista.
  • Solitaire – É uma variedade de jogos de cartas que não precisa de um adversário para jogar.

Entre os jogos que vinham tinha um bastante interessante, denominado Campo Minado (Mineswepper). O jogo Campo Minado foi criado por Robert Donner, em 1989. O objetivo era externar um campo de minas sem acertar nenhuma mina, os quadros seguros devem ser rápido e em um tempo determinado. O jogo se popularizou na versão para Microsoft Windows, porém foi reescrito para várias outras plataformas.

Mineswepper foi projetado inicialmente para ensinar os usuários a usar o mouse. Um clique no botão esquerdo para s minas e um clique botão direito para derrubar uma bandeira eram controles simplistas do Mineswepper, porém serviam para a familiarização com o dispositivo que futuramente seria essencial para os computadores.

Figura 1

FONTE: https://lh3.googleusercontent.com/vmImMjIV5QlSLxn-NYgGMZ0Fh-9kgmTuIlcaZlks_Hjfflc3g7cDg17bxWy_yLxeUrGg=w300-rw[pic 2]


REGRAS E FUNCIONAMENTO DO JOGO “CAMPO MINADO”

O jogo Campo Minado Possui regras simples, sendo que seu objetivo é não encontrar uma mina, caso isso aconteça, o jogo acaba. Durante o jogo você vai escolhendo os quadrados que deseja “descobrir”, caso o quadrado não se trate de uma bomba, o jogo continua.

Quando abrir um quadrado e aparecer um número, significa que o valor daquele número é referente a quantidade de bombas que tem nos oito quadrados em volta dele. Essa informação precisa de atenção, porque ela o ajudará a deduzir qual quadrado tem maior ou menor probabilidade de ter uma bomba, e assim poder clicar no quadrado certo para não “explodir”.

O jogo tem um designer simples, tendo a forma de um campo de quadros retangulares. Ao clicar no quadrado, é revelado o que ele possui, caso o quadrado não possua uma mina, o jogo continua. O quadrado pode mostrar, além da mina, um número (indicando quantos quadrados em volta pode conter uma mina) ou nenhum número.  Quando nenhum número aparece, será mostrado no jogo os quadrados que se encontram em volta ao quadrado vazio, afinal, os mesmos não terão minas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (624.4 Kb)   docx (589.8 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com