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Relatório do Campo Minado

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

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Relatório do Campo minado

Disciplina: Programação I

Professor: Diego Brandão

Alunos: Gabriel Damasio Evangelista e Igor Pimentel Guimarã

Introdução

O objetivo deste projeto é implementar o jogo Minesweeper (Campo Minado) com o uso da linguagem C, na intenção de realizar uma atividade prática que utilize todo o conhecimento adquirido nas aulas de programação I que foram ministradas durante o segundo semestre.

Sumário

Breve demonstração das funções usadas ............................................................................ 2

Principais dificuldades encontradas durante a programação ................................................... 6

Passo-a-passo para compilar o jogo .................................................................................... 7

Com o jogo em andamento ................................................................................................. 7

Conclusão ....................................................................................................................... 13

Breve demonstração das funções usadas:

 A primeira função usada no código foi: void intro ( )

Uma função que retorna vazio foi usada para realizar a introdução do jogo. A tela de boas vindas e as opções de jogar ou sair foram acrescidas nessa função. Esse bloco também teve o intuito de facilitar a visualização do programador, enxugando o tamanho do código.

 A segunda função usada no código foi: int tipo_de_jogo ( )

Nessa função foi implementado duas possibilidades de modo de jogo, seja ele randômico,onde será gerado um campo aleatorio com um numero de bombas definido pelo usuario, ou o modo definir jogo,onde o usuário escolhe pelo programa as posições onde deseja que tenha bombas. Neste bloco foi usado o operador lógico if/else, propondo ao usuário duas opções já citadas neste mesmo tópico. Caso o usuário escolha uma terceira opção inexistente, o programa exibirá a seguinte mensagem “Opção invalida digite novamente”. Ainda nesse bloco é inicializado a variável “b” que também é usada na terceira função.

 A terceira função usada no código foi: int matriz_aleatoria(int mat[8][8],int b)

Na função inicializada, foi gerada uma matriz [8][8] aleatória, e um contador de bombas “b” usado para armazenar o número escolhido pelo usuário. É gerado um campo com "4" para bombas e "0" para espaços vazios.

 A quarta função usada no código foi: void pula(char b[200])

Função utilizada para ler as posições de bomba separadas por "espaço" e converter espaços em quebras de linha para assim escreve-las num arquivo.txt externo.

 A quinta função usada no código foi: void funcao_de_jogo(char mat[][8])

Esta função gera uma matriz de char para interface com usuário,onde o caracter 254 formam quadrados, representando espaços vazios no campo.

 A sexta função usada no código foi: void printar_matriz(char mat[][8])

Essa função tem a utilidade de imprimir a matriz de interface do usuário.

 A sétima função usada no código foi: int letra(char c)

Na função “int letra(char c) “ foi usado o operador lógico switch, transformando as posições da bomba em uma matriz.E possui um retorno no default com o valor de 10 para retratar possiveis posições inválidas.

 A oitava função usada no código foi: void atualiza(int mat[][8],char mat2[][8])

Uma função importante para o andamento do jogo, pois ela atualiza a matriz char informando o número de bombas nas proximidades fazendo uma interação entre uma matriz de int onde estão armazendas os valores e uma matriz de char usada para interface com o usuário.

 A nona função usada no código foi: int conta_bomba(int mat[][8],int linha,int coluna)

A função escrita acima conta em "asterísco" e informa o número de bombas ao redor do local escolhido pelo usuário.

 A décima função usada no código foi: int ganha_jogo(int mat[][8],int n)

Nessa função é gerado um contador para ver quantos espaços vazios foram abertos, quando este contador se iguala ao numero de espaço vazios, o usuário venceu a partida.

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