TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN THINKING: SOFTWARE E APLICAÇÃO MOBILE DE ENSINO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

DESIGN THINKING: SOFTWARE E APLICAÇÃO MOBILE DE ENSINO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS

INTRODUÇÃO

Na prática, o Design Thinking é uma metodologia centrada no ser humano que acelera a inovação e soluciona problemas complexos. O intuito é produzir soluções que geram novos significados e que estimulem os diversos aspectos (cognitivo, emocional, sensorial) envolvidos na experiência humana (MELO; ABELHEIRA, 2015, p.15).

Esta metodologia vem ganhando extrema força no mercado, sendo adotada pelas mais diversas áreas de trabalho, isso, devido sua eficácia nas resoluções dos problemas causados pela falta de planejamento estratégico e o foco no cliente/consumidor.

Partindo dessas premissas, surgiu a necessidade de se utilizar esta abordagem nas áreas de ensino, mais propriamente para a concepção de plataformas educativas voltadas para o ensino de crianças autistas, com o intuito de lhes proporcionar maior independência no uso, além de respeitar suas limitações, proporcionando assim, um ensino de melhor qualidade.

Tendo como base a metodologia do Design Thinking, o projeto se baseia em três etapas de conceituação:

Empatia: Colocar-se no lugar do outro, acolher, assimilar;

Colaboração: Pensar em conjunto;

Experimentação: Construir e testar soluções para evitar problemas na fase de implementação.

Definidos os conceitos, sua construção então respeitará a ordem cronológica: Entendimento – Observação – Ponto…

Na prática, o Design Thinking é uma metodologia centrada no ser humano que acelera a inovação e soluciona problemas complexos. O intuito é produzir soluções que geram novos significados e que estimulem os diversos aspectos (cognitivo, emocional, sensorial) envolvidos na experiência humana (MELO; ABELHEIRA, 2015, p.15).

Esta metodologia vem ganhando extrema força no mercado, sendo adotada pelas mais diversas áreas de trabalho, isso, devido sua eficácia nas resoluções dos problemas causados pela falta de planejamento estratégico e o foco no cliente/consumidor.

Partindo dessas premissas, surgiu a necessidade de se utilizar esta abordagem nas áreas de ensino, mais propriamente para a concepção de plataformas educativas voltadas para o ensino de crianças autistas, com o intuito de lhes proporcionar maior independência no uso, além de respeitar suas limitações, proporcionando assim, um ensino de melhor qualidade.

Tendo como base a metodologia do Design Thinking, o projeto se baseia em três etapas de conceituação:

Empatia: Colocar-se no lugar do outro, acolher, assimilar;

Colaboração: Pensar em conjunto;

Na prática, o Design

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com