TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO DE TEMAS PARA FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS E GERAÇÃO DE CONHECIMENTO

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Oficina Flipped Classroom (02) | Quiz e Apresentação 12/03/2016

Nome do Aluno (1)

RA

Nome do Aluno (2)

RA

Período

Série

Turma

Noturno

01

DISCUSSÃO DE TEMAS PARA FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS E GERAÇÃO DE CONHECIMENTO

Pesquisar artigos e textos (papers, white-papers, consulta na Internet, Google Academic etc.)  do(s) tema(s) proposto(s) em sala de aula no sentido de examinar e refletir sobre o(s) tema(s), destacar os benefícios, principais polêmicas e controvérsias. No contexto, defina a(s) população(ões) de estudo, crie a(s) argumentação(ões) e aponte, segundo seu entendimento e com base na ciência e no senso comum, qual a sua contribuição na formulação do problema. Sua contribuição deve discorrer sobre bases sólidas, fatos reais ou hipóteses fundamentadas. A proposta é contribuir para o conhecimento.

Fluxo de resolução de problema:

[pic 2]

Fonte: Martins, R. A. (2010)

Importante: Tempo mínimo de 30 minutos para reflexão em sala de aula, silêncio absoluto, dispositivos móveis desligados. Não será permitido realizar a Oficina Flipped Classroom (QUIZ e APRESENTAÇÃO) fora do horário oficial do aluno. Para o ‘quiz’, mínimo 6 linhas por resposta na fonte Arial 9. Para a apresentação (em dupla - PowerPoint ou PDF - pendrive) o tempo máximo é de 5 minutos - com no mínimo três e no máximo quatro slides (fora capa e sumário) e 5 minutos para debate com perguntas realizadas pelas demais duplas.

QUIZ

1. Explore os modelos de serviços Cloud Computing SaaS, PaaS e IaaS para os tipos de nuvem pública, privada e híbrida. Considerar aspectos de governança, economia de escala, nível de abstração e flexibilidade.

A partir de pesquisa realizada e análise de informação obtida, podemos afirmar que o modelo SaaS é o mais indicado para o tipo público, uma vez que o cliente não precisa comprar a licença para uso do software da empresa contratante. Dessa forma, as despesas vinculadas ao uso do software para cumprir as necessidades específicas será menor quando comparado ao IaaS, por exemplo.
Já em relação ao domínio privado, podemos afirmar que o tipo de software mais adequado seria o IaaS, pois, apesar de ter um custo maior, este tipo em específico suprirá todas as necessidades virtuais que uma empresa necessite. Dessa forma, a empresa terá maior facilidade em administrar (governança) e dimensionar (economia de escala) a produção. Além disso, as informações compartilhadas na empresa serão apenas de domínio privado, não correndo o risco de que outras pessoas tenham acesso.

Quanto ao domínio híbrido, o tipo de software mais adequado seria o PaaS, já que, no que se refere a nível de abstração, ou seja, extração de dados, este pode desempenhar tanto funções que possa ter informações compartilhadas (público) quanto funções que estejam vinculadas à informações confidenciais (privada).

2. Classificar (responsabilidade cliente/provedor) Applications, Data, Runtime, Middleware, O/S, Virtualization, Servers, Storage e Networking em relação aos modelos de serviços cloud (Saas, PaaS e IaaS). Qualificar e comentar Office 365, SalesForce, Autodesk 360, Google, Windows Azure, Amazon Web Services em relação aos níveis de serviço (SaaS, PaaS e IaaS).

Amazon: IaaS;
SalesForce: SaaS;
Office 365: SaaS;

Autodesk 360: SaaS;
Google: PaaS;
Windows Azure: PaaS;

3. O que é desenvolvimento de aplicações? Relacionar DaaS com Cloud Computing, ferramentas web-based e serviços mashup (interface pública/API).


Desenvolvimento de aplicações, no âmbito tecnológico, refere-se a toda atividade e processo desempenhado durante o desenvolvimento de um software. Deve-se mencionar que o desenvolvimento de aplicações para mobile difere do desenvolvimento de aplicações convencionais, uma vez que o primeiro apresenta limitações de processamento, tamanho de tela e área de trabalho.

A relação entre DaaS e web-based consiste em aspectos de criação e linguagem capazes de gerar aplicações, desenvolvidos totalmente em plataforma web.
Já os serviços mash-up utilizam informações de mais de uma fonte com o intuito de desenvolver serviços personalizados. O site busca-pé é um exemplo deste tipo de serviço, uma vez que utiliza diversas informações de outros sites (fontes externas) para oferecer um comparativo de preço de um produto em específico.

4. Descrever um exemplo de colaboração online e SLA relacionados a sistemas de produção (bens ou serviços). Sugestões: Saúde (hospitais), setor financeiro (bancos); setor industrial (escolher uma indústria); utilities (fornecimentos de serviço público – energia, água, gás), etc.


Na indústria de propaganda existe um bom exemplo de colaboração online. A Giant Hydra utiliza a colaboração em massa para permitir que pessoas criativas colaborem online em ideias para propagandas e criem o que eles chamam de 'matriz de ideias', um nó de conceitos altamente complexo, execuções e ideias totalmente conectadas entre si. Esse conceito gera uma fonte muito mais vasta de ideias para a companhia sem que haja necessariamente uma larga contratação de funcionários especializados. Pode-se dizer que essa solução é mais barata além de ser mais promissora do que as tradicionais, o que tem levado muitas empresas a buscar enquadramento nesse modelo moderno de geração de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com