TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de uma Aplicação de BI

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  21.618 Palavras (87 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 87

[pic 2][pic 1]

  1. 3º/4º Sistemas de Informação (SI)
  1. Atividades Práticas Supervisionadas

                                       Vagner Silva Almeida - RA: B28IHJ3

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE

  1. São Paulo

  2. 2013

Sumário

Introdução...........................................................................................................  1

Business Intelligence (Conceitos Gerais)............................................................. 3

Técnicas de BI e Soluções Utilizadas....................................................................7

Dissertação......................................................................................................... 13

Projeto (estrutura) do Programa......................................................................... 18

Relatório (linhas de códigos do programa)......................................................... 26

Referências Bibliográficas.................................................................................. 56


Objetivo do trabalho

     O mundo em sua crescente evolução nunca esteve tão globalizado, e cada vez mais o ser humano cria novas invenções, novas expectativas, novas tecnologias.

   

     Mas o que vemos em várias partes do mundo, é o crescimento desordenado, sem a estrutura necessária ou um planejamento que auxilie na diminuição ou erradicação do impacto no meio ambiente.

   

Todos nós sabemos que a cada nova tecnologia criada, também é necessário criar em contra partida uma saída para que essa tecnologia não agrida o meio ambiente e os seres que estão em contato direta ou indiretamente com essas novas descobertas.

   

 Mas os problemas reais não são encontrados em países desenvolvidos, os grandes problemas acontecem em países subdesenvolvidos, como países chamados de “países do 3º mundo”.

   

    O objetivo de nosso trabalho é criar um programa que ajude a fiscalizar e denunciar pessoas, empresas e entidades que de alguma forma utilizam meios nada corretos, métodos que muitas vezes podem trazer prejuízo em longo prazo.

   

Nossa pretensão é a de que qualquer pessoa possa ser o fiscal, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento possa fiscalizar e acabar com o maltrato tanto da natureza quanto a de mão de obra escrava.


Introdução

     Em nosso trabalho utilizamos a linguagem Java juntamente com a estrutura de banco de dados para a elaboração de toda a estrutura necessária para serem usadas no conceito de Business Intelligence.

     Procuramos focar nosso trabalho visando os acontecimentos em nosso País, pois sabemos que aqui existem muitos exemplos de problemas que se encaixam perfeitamente no tema escolhido no semestre.

   

     Hoje no Brasil, não são pouco os casos em que acompanhamos por telejornais e internet onde vemos muitas empresas e pessoas que controlam todo um cartel que visam um lucro em interesse próprio, sem se importar com o que pode acontecer num futuro não tão distante, quase sempre essas empresas não pesquisam ou sequer fazem algo para diminuir os problemas criados por sua especialização, os seus altos lucros e a certeza de que nada acontecem consigo mesmo, fazem com que eles acreditem que possam fazer o que bem entendem a qualquer hora e em qualquer lugar, pois nada acontece dia após dia.

     Mas hoje em dia está enganado quem acha que para poder fazer algo para acabar com tais problemas é necessário uma força fora do comum, utilizando justamente a tecnologia, podemos com certeza fazer um trabalho de fiscalização e manutenção de áreas critica onde geralmente acontecem tais males.

   

  Ao mesmo tempo em que muitos países sedentos por novas descobertas e reféns de suas tecnologias onde são obrigados a utilizar recursos naturais de forma desordenada e mão de obra barata quase que beirando a escravidão, são o berço da tecnologia e ascensão econômica estratosférica, também podem ser o berço de descobertas que podem ser de grande ajuda no futuro da humanidade.

     

   

     

     O Brasil sendo o berço da maior reserva mundial de verde, e também como o País dono da maior reserva de água potável de todo o mundo, é visto por todos os países desenvolvidos como um grande aliado em um futuro distante, pois haja vista que a água será daqui a alguns anos o bem mais precioso de todos os tempos.

     Mas tanto as empresas como o próprio cidadão que aqui mora, não tem conhecimento de como são ricos, e desconhecendo tal valor, agem sem freio, sem planejamento destruindo e desperdiçando todos os recursos naturais que nossa terra pode produzir e nos doar.

     

     Nosso trabalho vai ser o de conscientizar, informar e mostrar que todos nós temos o dever de fiscalizar e sempre que possível, denunciar caso vejamos alguma coisa errada.

     Com a ajuda da tecnologia criaremos um programa que simples usuários possam ser os vigias, possam fazer justiça, e possam evitar que males maiores venham acabar  com nosso meio ambiente.

     Está mais que provado que a grande vilã que muitos pregam e que muitos dizem ser a verdadeira responsável por toda a devastação, a tecnologia esta longe de ser a responsável por tudo o que acontece no mundo, países que são desenvolvidos como a China, por exemplo, dona de recursos tecnológicos peca enormemente com relação a sua política de energia gerada através de carvão.

    Um País onde a tecnologia é inigualável, onde são capazes de renovar, inventar, e surpreender todo o mundo, é refém de uma política que não visa o desenvolvimento sustentável, e agora vê seus habitantes vivendo em condições muito abaixo da considerada razoável, o berço da tecnologia é escasso no quesito básico em todo o mundo, conservação e manutenção do seu meio ambiente.


Business Inteligence (Conceitos Gerais)

     O Business Inteligence é uma forma de organização empresarial que se refere a captura de informações de uma empresa a fim de administra-las e ordenadas, deixando as acessíveis para os devidos fins, que a empresa deseja tomar com as mesmas. Geralmente essas informações são associadas a operações internas e externas da empresa. Com estas informações são elaborados mais informações que podem auxiliar a empresa na tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.1 Kb)   pdf (579.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 86 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com