TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design Baseado em Plataformas

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DESIGN DIGITAL

A Tecnologia do Futuro

Lucas Raphael Dalfito

Design Baseado em Plataformas

                                                 Tutor: Prof. Marisardo Bezerra de Medeiros Filho

Brotas, SP

2019

Estudo de caso: Google transforma roupas em interfaces Touch-Screen

A Tecnologia do Futuro

Expansão da tecnologia

REFERÊNCIA: https://exame.abril.com.br/tecnologia/google-transforma-roupas-em-interfaces-touch-screen/

IDÉIAS DO AUTOR

Anunciado durante uma conferência para desenvolvedores, o projeto Jacquard da gigante Google, tem como objetivo um tanto ousado, transformar roupas e outros tipos de tecidos em touch-screen, podendo como diz no site “controlar a televisão tocando apenas o braço do seu sofá. Ou pilotar um drone a partir da manga da sua camiseta”. O projeto um tanto audacioso por parte da Google, basicamente são fios condutores que podem ser conectados a um pequeno circuito como o do tamanho de um botão de blusa, aonde esses circuitos captam interações e depois serem transmitidos para outros dispositivos para controlar algo, podendo ser usados em tecidos de algodão ou seda, que só foi possível essa ideia, graças à parceria com indústrias do ramo de tecidos.  Jacquard foi projetado para ser o mais discreto possível, podendo ser lançado mais no futuro em grande escala.

POSICIONAMENTO DO ALUNO

Estamos cada vez mais chegando ao futuro, e com o esse projeto da gigante Google, o Jacquard é somente mais um passo dado para esse futuro. A ideia parece ser bem interessante, uma blusa ou jaqueta sensível ao toque que pode controlar alguma coisa seja ela um controle de televisão, um drone. Porém vejo o projeto Jacquard no começo operando coisas mais básicas do dia-a-dia na forma de um protótipo como a mudança de faixa de músicas, pausar, retroceder uma faixa, fazer uma chamada de telefone, tirar uma foto, atender uma ligação ou simplesmente navegar em um dispositivo, para que em um futuro próximo ele tenha várias melhorias e alcance objetivos maiores como, por exemplo, fazer o trajeto em um GPS, fazer a interação com um carro, ou até mesmo trazer a tela do seu dispositivo móvel junto com o projeto Jacquard podendo assim jogar algum tipo de jogo ou acessar suas redes sociais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o avanço da tecnologia, não é de se espantar que um gigante como a Google tente um projeto audacioso como esse, novas tecnologias mais ambiciosas estão por vir, e o projeto Jacquard é só mais uma dessas tecnologias “futurísticas”, Tecnologias essa que veio para facilitar as nossas vidas ou nos tornar cada vez mais sedentários, depois dos relógios inteligentes a  Google veio com Jacquard, fazendo expandir o funcionamento dos nossos dispositivos móveis e prometendo avanços tecnológicos nesse meio que a cada dia nos apresenta com novos projetos. Só nos resta esperar para que o design projetado seja bom, e que os aficionados por essa moda tecnológica, não tenha que trocar roupa inteligente sempre, esperamos também que com o projeto possa ser lavado sem prejudicar o sistema da Jacquad e possa ser utilizado por anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com