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Diagrama de caso de uso

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  937 Visualizações

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[pic 1]

Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica

Rilmar Games

Projeto orientado pelo Prof. Rilmar Gomes para obtenção de nota na matéria de Análise e Projeto Orientado a Objeto com UML.

Manaus, 14 de agosto de 2015

[pic 2]

Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica

Gabriel Antunes

Lucas Antunes

Marcela Barbosa

Rilmar Games

Manaus, 14 de agosto de 2015

Sumário

1.        DESCRIÇÃO DO SISTEMA        

2.        CASO DE USO        

3.        DIAGRAMA DE CASO DE USO        

4.        DIAGRAMA DE CLASSE        

5.        DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA        

  1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA

        Uma loja deseja facilitar suas vendas através de um sistema online, os jogos serão entregues por correio e somente poderá ser efetuado o pagamento por cartão ou boleto. O cliente deve acessar o sistema online criando uma conta na pagina inicial do sistema, os seguintes dados são necessários para o cadastro: ID, senha, nome e sobrenome, sexo, e-mail, endereço e data de nascimento (O ID e senha inseridos no cadastro, serão usados para fazer login no sistema).

Na página principal do cliente ele pode escolher quais jogos quer e qual a forma de pagamento, essa escolha será feita no momento em que o cliente acessar a lista de jogos, onde poderá também filtrar os jogos por gênero e nome, na lista, deverão aparecer somente os jogos que tem pelo menos uma cópia disponível, caso não tenha ao menos uma cópia em estoque, não deverá aparecer na lista. Quando o cliente abrir a tela de compra, deverá ser baixado do estoque. Ainda na página do cliente, ele poderá alterar seus dados, enviar mensagem de erros, problemas ou sugestões para a loja e deve poder criar uma lista de desejos onde serão adicionados jogos que o usuário deseja comprar futuramente. Porém, a compra deve ser individual, sendo assim, apenas um produto será comprado por vez.

O sistema deverá ser administrado por apenas 1 funcionário, este, será pré cadastrado e  poderá desativar clientes que estejam fazendo ações ilegais e semelhantes. A lista com os jogos também deverá ser administrada por esse funcionário assim como o estoque disponível (O administrador pode alterar o valor do estoque de cada jogo), ele poderá adicionar jogos inserindo o nome, preço, desenvolvedor, gênero e o atual estoque, além do código único que cada jogo deverá ter e também deve visualizar as mensagens enviadas pelos clientes (a resposta será mandada para o e-mail do cliente). Caso o administrador deseje comprar produtos, poderá acessar uma página idêntica a do cliente.

O administrador não precisa realizar o cadastro dos clientes, qualquer um que tenha acesso à página inicial do sistema poderá se cadastrar e fazer login, tendo acesso às funcionalidades do sistema.

  1. CASO DE USO

CASO DE USO: Checar mensagem                                   SIGLA: UC01

OBJETIVO: mostrar ao ator todas as mensagens no banco de dados

PRÉ-REQUISITOS: Ter nível de acesso administrador

PÓS-REQUISITOS: Não aplicável

ATORES: Administrador

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FLUXO PRINCIPAL:

        1. Esse caso de uso se inicia quando o administrador seleciona a opção checar suporte;

        2. Ao clicar na opção, uma nova aba será aberta;

        3. O sistema buscará na tabela Mensagens todas as mensagens recebidas;

        4. O sistema retorna os dados conseguidos;

        5. O sistema disponibilizará as opções ler excluir ao lado de cada mensagem e a opção sair no final da página;

        6. Se o ator selecionar a opção ler, o fluxo alternativo FA01 será iniciado;

        7. Caso selecione excluir, o fluxo alternativo FA02 será iniciado;

        8. Caso o ator selecione a opção sair, o sistema retornará para página principal do administrador;

        9. O Fluxo é encerrado.

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FLUXO ALTERNATIVO Ler mensagem FA01 ref. ao UC01(6):

Pré-condições: Ter ao menos uma mensagem no banco de dados;

Pós-condições: Não aplicável

        1. O sistema exibe a tela com a mensagem e dados do cliente completos;

2. O sistema disponibiliza as opções excluir e voltar;

3. Caso o ator selecione a opção excluir, o fluxo alternativo FA02 será iniciado;

4. Caso o ator selecione a opção voltar, o sistema retorna para o UC01;

5. Esse caso de uso se encerra.

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FLUXO ALTERNATIVO Excluir mensagem FA02 ref. ao UC01(7), FA01(3):

Pré-condições: Não aplicável

Pós-condições: A mensagem selecionada será excluída do banco de dados

  1. O sistema exibe uma tela de confirmação;
  2. O sistema exibe botões com as opções sim e não;
  3. O sistema dá o delete no banco de dados;
  4. Esse fluxo se encerra.

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CASO DE USO: Cadastro de clientes                                            SIGLA: UC02                                                                                    

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