TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças básicas entre a Teoria Geral de Sistemas de Bertalanffy e a Teoria Geral de Sistemas de Luhmann

Por:   •  30/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE - FEUC

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOGRANDENSES – FIC

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

DIOGO GONÇALVES SIQUEIRA

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

A TEORIA DOS SISTEMAS DE NIKLAS LUHMANN DE CAROLINE DE MORAIS KUNZLER E TEORIA GERAL DOS SISTEMAS NA TEORIA DAS ORQANIZACÕES DE FERNANDO C. PRESTE. MOTTA•

RIO DE JANEIRO

2017 

DIOGO GONÇALVES SIQUEIRA

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

A TEORIA DOS SISTEMAS DE NIKLAS LUHMANN DE CAROLINE DE MORAIS KUNZLER E TEORIA GERAL DOS SISTEMAS NA TEORIA DAS ORQANIZACÕES DE FERNANDO C. PRESTE. MOTTA•

Trabalho de avaliação submetido ao Professor Denilson Motta do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), mantidas pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC), como parte dos requisitos necessários à obtenção de aprovação na disciplina de Teoria Geral de Sistemas.

RIO DE JANEIRO 2017

MATERIAL PROPOSTO

Podemos definir teoria como um mecanismo metodologicamente planejado para expor soluções para diversos problemas e sistema como uma combinação de coisas ou partes que formam um todo complexo ou unitário. Sendo à partir destas duas definições que surgiu aquilo que entendemos como Teoria Geral de Sistemas.

Questões: Com base no material de pesquisa defina Sistema Geral de Sistemas citando os seus principais elementos.

Quais as diferenças básicas entre a Teoria Geral de Sistemas de Bertalanffy e a Teoria Geral de Sistemas de Luhmann?

Faça uma análise considerando o desenvolvimento tecnológico da humanidade e reflita se a Teoria Geral de Sistemas poderia ser aplicada em momentos anteriores a 1900. Justifique a sua resposta.

Material de pesquisa:

A TEORIA DOS SISTEMAS DE NIKLAS LUHMANN DE CAROLINE DE MORAIS KUNZLER

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS NA TEORIA DAS ORQANIZACÕES DE FERNANDO C. PRESTE. MOTTA•

http://www.scielo.br/pdf/rae/v11n1/v11n1a03.pdf

RESPOSTAS DAS QUESTÕES PROPOSTAS

Questão 1 - Com base no material de pesquisa defina Sistema Geral de Sistemas citando os seus principais elementos.

Para começarmos a citar os principais elementos, precisamos apresentar o princípio da Teoria Geral de Sistema.

Houve uma "necessidade crescente de estudos interdisciplinares, capazes de analisar a realidade de ângulos diversos e complementares" (MOTTA, 1971). Cada área desenvolveu basicamente uma linha de pesquisa própria, porém com algumas analises posteriores feitas, foi constatado que diversos princípios, foram basicamente uma repetição de analises de uma área para outra.

Motta Abrange em seu artigo, essa repetição de analises:

Começou se a tomar consciência de que uma série de princípios desenvolvidos nos diversos ramos do conhecimento científico não passavam de mera duplicação de esforços, (MOTTA, 1971)

A Teoria Geral de Sistemas surgiu devido a essas constatações mencionadas anteriormente, A TGS foi desenvolvida para que desse conta dessas semelhanças, porém sem prejuízo a essas diferenças. (MOTTA, 1971) Ou seja, buscar os princípios gerais para que o mesmo fosse empregados em qualquer sistema, com o objetivo de facilitar o entendimento e padronizar essas descrições de realidade.

Os principais elementos são: Entradas (Informação para a operação ou processo), processo de transformação (É definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Saídas (São o resultado do processo de transformação. Devem ser coerentes com os objetivos do sistema). Controle de avaliação (Para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos do sistema). Retroalimentação (feedback, Reintrodução de uma saída sob a forma de informação).

Questão 2 -Quais as diferenças básicas entre a Teoria Geral de Sistemas de Bertalanffy e a Teoria Geral de Sistemas de Luhmann?

Para falarmos da diferença básicas da Teoria Geral de Sistemas de Ludwig Von Bertalanffy e NiklasLuhmann, precisamos apresentar o conceito de Teoria Geral de Sistemas. O conceito de TGS, é um conjunto de partes inter-relacionadas que trabalham na direção de um objetivo, podendo ser aplicada a qualquer tipo de sistema. Com base nesse objetivo, houve uma necessidade de ligação de áreas de conhecimento com finalidade de um encontrar um senso comum nessa interligação.

Segundo o texto "A teoria geral dos sistemas na teoria das organizações" de Fernando C. Preste. Motta o mesmo autor abrange que:

Talvez pela necessidade crescente de estudos interdisciplinares, capazes de analisar a realidade de ângulos diversos e complementares, talvez pela comunicação muito mais rápida e fácil entre especialistas em campos diferentes, começou-se a tomar consciência de que uma série de princípios desenvolvidos nos diversos ramos do conhecimento científico não passavam de mera duplicação de esforços, pois outras ciências já os haviam desenvolvido. Isto não quer dizer, porém, que só haja uma ciência, ou que a física, a química e a psicologia tratem dos mesmos objetos. Seria tolice imaginar que todos os, princípios e conclusões de uma aplicar-se-iam às demais. (MOTTA, 1971)

Com base nessa averiguação, alguns cientistas como Ludwig Von Bertalanffy, desenvolveram uma Teoria Geral de Sistemas que “apresenta a teoria e tece considerações a respeito de suas potencialidades na física,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com