TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doc Requisitos

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

SISFO

Documento de Requisitos

Versão 1.0.0

Histórico de Revisão

Data

Versão

Descrição

Autor

19/04/2015

1.0

Criação do Documento


Sumário

1. Introdução        4

1.1 Finalidade _        4

1.1.1 Visão Geral do Documento _        4

1.1.2 Identificação dos requisitos        4

1.1.3 Prioridade dos requisitos        4

2 Descrição Geral do Sistema:        5

3 Requisitos Funcionais (Casos de Uso):        5

[RF001] Nome da Funcionalidade        5

[RF002] Nome da Funcionalidade        5

4 Requisitos Não-Funcionais:        6

[RNF001] Nome do Requisito não-funcional        6

[RNF002] Nome do Requisito não-funcional        6


  1. 1. Introdução

  1. 1.1 Finalidade

Este documento tem como finalidade descrever os requisitos do Sistema SISFO, possibilitando com que os desenvolvedores tenham informações consistentes, para poder ter uma visão mais detalhada para o desenvolvimento do projeto.

  1. 1.1.1 Visão Geral do Documento        

1. Descrição geral do sistema: Apresenta uma visão geral do sistema, explicando resumidamente o que o sistema vai fazer e como vai ser útil para seus usuários finais.

2. Requisitos de Negócios: Especifica todos os requisitos de negócios do sistema, onde esses requisitos têm a vinculação com os objetivos do projeto.

3. Requisitos de Usuários: Especifica todos os requisitos de usuários do sistema, onde esses requisitos vão atender as necessidades do usuário (pode não ser necessariamente o usuário final do sistema).

4. Requisitos funcionais (casos de uso): especifica todos os casos de uso do sistema, descrevendo os fluxos de eventos, prioridades, atores, entradas e saídas de cada caso de uso a ser implementado.

5. Requisitos não-funcionais: especifica todos os requisitos não funcionais do sistema, divididos em requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança, distribuição, adequação a padrões e requisitos de hardware e software.

  1. 1.1.2 Identificação dos requisitos

A referência dos requisitos é feita através do nome do mesmo, seguido do identificador do requisito, de acordo com a especificação a seguir: [nome do requisito. identificador do requisito] Por exemplo, o requisito funcional [Efetuar Pré-Cadastro. RF001] deve estar descrito em uma seção chamada “Efetuar Pré-Cadastro”, em um bloco identificado pelo número [RF016].

  • requisito não-funcional será representado por [Requisito Não-Funcional. NF008] onde tem o nome do requisito e o identificador do requisito.
  • requisito de usuário será representado por [Requisito de Usuário. RU001]
  • requisito de negócio será representado por [Requisito de Negócio. RN001]

Os requisitos devem ser identificados com um identificador único. Todos os requisitos devem estar nas suas respectivas seções, todas previamente identificadas.

  1. 1.1.3 Prioridade dos requisitos

Para o entendimento das prioridades dos requisitos, foram adotadas as denominações “essencial”, “importante” e “desejável”.

1. Essencial: É o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm que ser implementados impreterivelmente.

2. Importante: É o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com