TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domínios de Colisão em Redes de Computadores

Por:   •  16/8/2017  •  Resenha  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 4

Domínios de Colisão em Redes de Computadores

Para começarmos, um domínio é um agrupamento lógico de computadores em rede que compartilham recursos em um banco de dados de segurança comum onde a administração e autenticação são centralizadas. Existe um diretório onde todas as contas de usuário são armazenadas, este banco é chamado de Active Directory e um usuário precisa somente de uma conta para ter acesso ao mesmo e obter recursos compartilhados no domínio. Os domínios apresentam grande facilidade de administração e controle, e são expansíveis (escaláveis), podendo suportar desde pequenos grupos até milhares de estações.

Já o domínio de colisão é uma área lógica onde os pacotes podem colidir uns contra os outros. As estações disputam entre si o meio de transmissão dentro de um domínio de colisão. E uma colisão de pacotes atinge todas as estações do domínio. Os pacotes broadcasts chegam a todas as estações dentro de um domínio de colisão, e estes devem ser distribuídos de acordo com as características de tráfego (uma opção de projeto). Quanto mais colisões ocorrem menor será a eficiência da rede.

Em particular no protocolo Ethernet, ao utilizar um hub, temos uma topologia de barramento e as estações “estão” ligadas a um único meio físico. Com isso, a transmissão de dados torna-se simples e não há necessidade de investimento em equipamentos intermediários, porém, sempre ocorrem colisões de pacote quando duas ou mais estações tentam transmitir dados ao mesmo tempo.

Por exemplo, imaginemos que o Ethernet é uma mesa de jantar, e os nós são as pessoas conversando de forma educada ao redor dela. Sabemos que quando uma estação de Ethernet transmite, todas as estações no meio ouvem a transmissão. Assim como no caso da mesa de jantar, onde quando uma pessoa fala, todo mundo escuta.

Agora, imagine você à essa mesa tendo algo á dizer, quando ao mesmo tempo existe uma pessoa falando. Considerando que essa seja uma conversa educada, você não o interrompe, e sim espera que ele termine de falar. E no segmento Ethernet, isso se chama carrier sense (detecção de portadora), onde antes de uma estação começar a transmitir, ela observa se no meio alguma outra estação está transmitindo. E quando percebe que está em silêncio, a estação reconhece que é a hora certa de transmitir seus dados.

O protocolo CSMA/CD (acesso múltiplo com detecção de portadora e detecção de colisão), descreve como o protocolo Ethernet regulará a comunicação entre os nós de uma rede. E assim, minimiza as colisões entre estações que transmitem dados ao mesmo tempo.[pic 1]

Então, pode-se dizer que o domínio de colisão é um segmento de rede que física em que duas ou mais estações podem provocar uma colisão se transmitirem simultaneamente.

Regra dos Quatro Repetidores

A regra dos quatro repetidores na Ethernet diz que não podem ficar mais de quatro repetidores ou hubs de repetição entre dois computadores na rede. Cada repetidor retarda os bits à medida que a força dos sinais aumenta. Exceder a regra dos quatro repetidores pode levar à violação do limite de delay máximo, e quando isso acontece, o número de colisões retardadas aumenta muito. Uma colisão retardada é quando ocorre uma colisão depois que os primeiros 64 bytes do quadro são transmitidos.

Ou seja, essa regra procura estabelecer limites, para que o atraso não prejudique a divulgação de ocorrência de colisões na rede, evitando assim as colisões tardias.

5 - Cinco segmentos de meios de rede;

4 - Quatro repetidores ou hubs;

3 - Três segmentos de host da rede;

2 - Duas seções de links (sem hosts);

1 - Um domínio grande de colisão.

Equipamentos em um domínio de colisão

HUB - No caso de um Hub, ocorre um barramento lógico , onde todo pacote propagado (mesmo unicasts) é replicado para todas as portas, neste caso há um único canal de comunicação que é compartilhado por todas as portas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (652.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com