TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECNOLOGIA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

                   

Atividades:

1) Qual é o conceito de conhecimento e quais são seus tipos? Diferencie conhecimento de informação.


2) O que é gestão do conhecimento:


3) O Que é aprendizagem? Quais são seus tipos?

4) O que pode ser feito, para que as pessoas se motivem a compartilhar seus conhecimentos nas organizações?

        

Respostas:

  1. Conhecimento é o conjunto das informações coletadas e acumuladas por cada pessoa individualmente ou coletivamente ao longo de sua vida. Ele possibilita experiências dinâmicas e se renova a todo o momento.  Já a informação é um dado entendido dentro de um determinado contexto e por isto tem sentido e  possibilita a tomada de decisão.  

O conhecimento pode ser classificado como explícito ou tácito.

Conhecimento explicito: é aquele que é documentado, procedimentado e que pode ser distribuído de forma clara e objetiva.

Conhecimento tácito: é aquele conhecimento individual. É a experiência, vivência e percepções individuais que cada indivíduo adquire ao longo da sua vida e que não pode ser escrito ou traduzido em palavras.

  1. A Gestão do Conhecimento é o processo pelo qual uma organização planeja, controla e organiza todo o seu conhecimento, seja ele tácito ou explicito. É a organização, padronização e registro deste conhecimento a fim de utilizá-lo na tomada de decisões que agreguem valor para a Organização.
  1. Aprendizagem é um processo dinâmico pelo qual um indivíduo adquire competências e conhecimentos por meio de prática, experiência, observação e reflexão.

Os tipos de aprendizagem são:

  • Por discriminação;
  • Por continuidade;
  • Conceito de aprendizagem;
  • Condicionada.

  1. A motivação para que as pessoas compartilhem seus conhecimentos nas organizações se dá através de espaços apropriados, tais como, reuniões, festas, treinamentos, confraternizações, grupos de estudos, etc. Estes espaços criam um ambiente propício para o desenvolvimento de relacionamentos significativos entre os seus colaboradores, tais como: a troca de ideias e experiências, a possibilidade de conhecer e se deixar conhecer, a criação de vínculos afetivos, a oportunidade de fazer parcerias, identificar afinidades e consequentemente construir relações de confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (888.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com