TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

CIDADE/ANO

NOME

RA

01

Luiz Felipe Portela Marcelo

2270634

02

03

04

05

06

INTRODUÇÃO

A Electrolux, líder global em eletrodomésticos e aparelhos para uso profissional, desde sua fundação tem como filosofia desenvolver produtos, inovações e soluções baseadas nas reais necessidades de seus consumidores. A companhia está presente em 150 países e, por ano, vende mais de 60 milhões de produtos anualmente.

Como os consumidores pensam, sentem e agem quando utilizam eletrodomésticos? Esta é a base para o desenvolvimento dos produtos Electrolux: entender quais são suas necessidades e desejos. O design inovador dos eletrodomésticos da marca permite que eles sejam vendidos e utilizados em todo o mundo, além de serem perfeitamente adaptáveis às necessidades locais.

Nesse sentido, a filosofia de Design é desenvolver e criar um conceito de produto, que seja relevante às necessidades e de uso fácil. Esta é uma abordagem presente em todas as etapas do desenvolvimento de nossos eletrodomésticos e é parte da essência do design escandinavo.

O design é pensado levando em conta todos os pontos de contato da experiência do consumidor com o produto, principalmente em aspectos como: funcionalidade, facilidade na utilização, toque e sensibilidade, visual e a sua experiência durante todo o ciclo de vida dos aparelhos.

Neste trabalho citarei a importância do fabricante deste eletrodoméstico multinacional, que tem um alcance em todo o mundo. Sua inovação é vista por todos e sua qualidade é o que faz seu diferencial.

  1. ECONOMIA E MERCADO

[pic 2]

Pelo fato da Electrolux ser uma multinacional com grande qualidade em seus produtos, suas vendas são extremamente grandes, pelo fato de sua qualidade.

A fabricante de eletrodomésticos sueca Electrolux notou um aumento na demanda no mercado brasileiro por aparelhos básicos no quarto trimestre, atribuído por ela aos incentivos do governo.

Segundo a companhia, o aumento do volume de vendas no Brasil impulsionou os resultados na América Latina no período.

Em toda a região, as vendas tiveram aumento de quase 8% no período, para 5,48 bilhões de coroas suecas. Em termos orgânicos, o avanço foi de 25,5%. Com isso vemos uma grande demanda de compras, pois seus consumidores optam pela sua qualidade e custo benefio.

        Além do Brasil, também contribuiu o crescimento da demanda na Argentina, com a melhora na disponibilidade de produtos, e no Chile, que também adotou medidas de estímulo à economia em meio à pandemia da covid-19.

O lucro operacional da Electrolux na América Latina cresceu 25%, para 424 milhões de coroas suecas, influenciado pelo aumento dos preços, que conseguiu compensar alguns fatores negativos, como o aumento dos custos logísticos e a inflação.

Para a Electrolux, a chave para o seu sucesso nesta transformação foi encontrar o suporte perfeito na plataforma de comércio digital da. E sempre pensando grande, em 2014 a marca sueca fechou um acordo global com este unicórnio do e-commerce, pois perceberam que se tratava de uma plataforma muito completa e que se adaptaria às necessidades que eles tinham na época.

 Isso foi replicado para atender às necessidades de cada país e para a Colômbia não foi diferente. De acordo com López, o que a Electrolux projetou foi alcançado com o suporte e o acompanhamento da VTEX.

Podemos ver o impacto financeiro que a empresa Electrolux causa mundialmente, fazendo a economia de muitos países serem diferentes por conta de seus produtos. Essa demanda cresce a cada dia mais, principalmente por conta de seu público alvo, citado ao início, as mulheres. E seus produtos mais vendidos são os refrigeradores.

[pic 3]

  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

O Empreendedorismo Corporativo é um tema que recentemente vem despertado grande interesse por parte da academia, porém poucos estudos o relacionam sob o ponto de vista teórico, a processo de inovação nas organizações. Este fértil campo de estudo foi à oportunidade de contribuição, mesmo que de maneira singela, para o enriquecimento do tema.

O presente trabalho, através de um estudo de caso, buscou verificar empiricamente como o processo de inovação de produtos da Electrolux, unidade de Floor Care and Small Appliances, pode ser considerado como um modelo ou fonte de empreendedorismo corporativo.

As características de Empreendedorismo Corporativo presentes em um processo de inovação foram coletadas e definidas através de revisão bibliográfica da literatura atual. Buscou-se então o aprofundamento através da verificação de novas características coletadas no estudo de caso.

Dividida em parte qualitativa, realizada com entrevistas semiestruturadas e parte quantitativa, com aplicação de questionários a todos os envolvidos de forma direta no processo, pode-se refutar, validar e buscar características abordadas e não abordadas na literatura especializada, avaliando o modelo de estudo como modelo de empreendedorismo corporativo e abrindo assim oportunidade para futuros aprofundamentos. 

[pic 4]

Outro exemplo de empreendedorismo é a Continental, marca de eletrodomésticos do Grupo Electrolux, através do seu posicionamento “Atualiza”, tem como objetivo estimular reflexões em torno da equidade de gênero e divisão de tarefas dentro de casa, além de propor um convite para reflexão e revisão de estereótipos.

“Acredito que o programa da Continental em parceria com B2Mamy visa reforçar que as mulheres podem e devem ocupar o espaço que quiserem. É uma honra fazer parte de um projeto que vai causar impacto real na vida de tantas pessoas”, afirma Xan, conhecida por sua potência criativa e empreendedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (406 Kb)   docx (447 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com