TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Criatividade

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo - Capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades. Desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

• Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Ele é responsável pela realização de novas combinações.

• A criação de um novo método de produção, comercialização e abertura de novos mercados é uma atividade comum do empreendedorismo

Essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito de negócios.

Criatividade - É inventar. Fazer coisas que não existia (Rubem Alves). É considerada uma capacidade humana de grande valor universal. CRIATIVIDADE É CAPACIDADE

Inovação - Ação de inovar. Introdução de algo novo em qualquer atividade humana. Significa novidade ou renovação. INOVAÇÃO É AÇÃO, EFEITO, RESULTADO

• Texto: Os labirintos da iniciação

Criatividade - Conceito de criatividade: Ajudar a entender a relevância da palavra tem... como uma sublime dimensão da condição humana. É a capacidade criativa, então, que existe a chave da evolução da humanidade

Teorias da criatividade

1. Criatividade como Origem Divina “Platão declarou ser o artista, no momento da criação, agente de um poder superior, perdendo o controle de si mesmo”

2. Criatividade como Loucura “... são explicadas como fruto de um acesso de loucura. De novo, essa noção começou com Platão, que não via diferença entre o frenesi da visitação divina e o da visitação da loucura - Shakespeare, Jung, Lombroso”

• Loucura X Genialidade

• O próprio conceito de “Loucura” variou ao longo do tempo

• “Contrariar” o “normal” seria loucura?

3. Criatividade como Gênio Intuitivo “...criatividade aparece como forma saudável e altamente desenvolvida de intuição. No ato da criação, o gênio intui direta e imediatamente o que outras pessoas só podem apurar divagando longamente. A criatividade não pode então ser educada porque é imprevisível, não-racional e limitada a algumas poucas pessoas”

4. Associacionismo “As novas idéias são criadas a partir das velhas por um processo de tentativa e erro. Ante um problema, o pensador apela para uma combinação de idéias, uma após outra, até chegar a um arranjo que resolva a situação.”

5. Teoria de Gestalt “O pensamento criador é primariamente uma reconstrução de Gestalt, isto é, configurações (formas) que estejam estruturalmente deficientes. Ele parte de uma situação problemática que, de certa forma, se mostra incompleta. O indivíduo percebe esse problema como um todo. Seguindo tais linhas de tensão, o homem criativo chega à solução que restaura a harmonia do todo.”

6. Psicanálise de Freud: Superego, Ego, Id

“Para Freud, a criatividade origina-se num conflito dentro

do inconsciente (id). Mais cedo ou mais tarde, o inconsciente

produz uma "solução"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com