TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS - AP_II

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Bruno Pasquotto Casagrande

RGM: 1532134-7                                                        

DISCIPLINA: Estudos Sociais e Ambientais

NOME DO (A) TUTOR (A): Adriane Gomes

Atividade de Aprofundamento II

Prezado (a) aluno (a),

1)        Repita a experiência que Milton Friedman realizou com o lápis, conforme vimos na contextualização: escolha um objeto que você usa cotidianamente, liste os elementos que o compõem, as respectivas origens, os personagens que tornaram a produção/existência desse objeto possível e explique com suas palavras como eles foram reunidos.

2)        Cite e explique um efeito positivo e um efeito negativo da globalização no Brasil.

Realize a Atividade produzindo um texto de no mínimo 10 linhas.

Boa atividade!

Resposta:

1) Os iphones são feitos de plástico com uma tela de vidro e uma borda de aço inoxidável e microchips. Segundo o site Chinafile entre os maiores produtores de matéria prima da Apple são China, Taiwan, Malaysia, EUA, Japão, Korea do Sul e alguns países da Europa.

Grande parte da matéria prima é produzida na Ásia, como o aço inoxidável que é uma liga de ferro e cromo, onde trabalhadores recolhem tanto o minério de ferro quanto o cromo para ser vendido as fabricas para a produção do aço inoxidável.

O vidro é composto por areia(sílica), calcário,dolomita,barrilha que provavelmente são materias recolhidos por trabalhadores do oriente médio e enviado para produtores de vidro na Europa onde aquecem esses materiais em cerca de 1600ºC para a fundição.

O plástico é geralmente feito com o petróleo que é extraído dos poços e plataformas dos Estados Unidos e enviado para as fabricas.

E por fim os microchips que são feitos de silício que é o 2º elemento mais abundante da crosta terrestre, podendo ser produzido tanto no Estados Unidos quanto na China.

Depois da produção da matéria prima todos esses materiais são provavelmente enviados para China e Malaysia onde trabalhadores mal remunerados, entre eles crianças, farão parte da linha de produção de celulares que serão enviados aos Estados Unidos e serão super faturados em cerca de 300% e vendidos em forma de status para a sociedade.

2) Positivo: O lado positivo da globalização é que torna mais fácil a negociação de produtos com diversos países podendo escolher o que seria melhor.

Negativo: Muitos países como na Ásia possuem um preço de produção menor do que se você estivesse produzindo em casa. Isso leva muitas fabricas  do seu país a fecharem, além  de que é muito provável que comprando de lá você esteja financiando o trabalho infantil e escravo.

Bibliografia

Site:chinafile.com/multimedia/infographics/who-supplies-apple-its-not-just-china-interactive-map

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com