TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS II

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE NITERÓI

Arquitetura e Urbanismo

Alunos:

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO 3º SEMESTRE

DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS II.

                        PROFESOR:

                        ENTREGA: 2015

NITEROI

2015

INTRODUÇÃO

         O futuro do planeta depende das escolhas depende das escolhas e ações que praticamos hoje, e isso abrange acima de tudo trabalhar com a Natureza pela preservação do meio ambiente através de uma economia de baixo carbono e reconhecendo o consenso mundial sobre a importância de intervenções rápidas e soluções inovadoras.

 Através dessa redução de emissões obtemos a oportunidade de inovação e prosperidade, que não apenas protege o meio ambiente, como também, fortalece a economia. Pensando nisso, foi difundida no mercado a empresa de consultoria em planejamento estratégico para sustentabilidade Ecohouse, que tem como principal missão, auxiliar as organizações e governos a inserir a sustentabilidade dentro do seu planejamento estratégico. Sustentabilidade não é apenas uma metodologia, ou reengenharia, é uma questão que vem ganhando espaço e que deve ser vista também de um modo profissional.

 A Ecohouse atua como COACHE, uma espécie de mentora que auxilia os líderes a desenvolver habilidades e capacidade necessária em suas organizações, para que consigam efetuar mudanças desenvolvendo a capacitação para o avanço da prática sustentável, analisando assim, o negócio a partir de uma visão sistêmica de sustentabilidade, auxiliando a enxergar as barreiras e oportunidades existentes. Determina diretrizes estratégicas e prioridades com ferramentas necessárias para realização de todo o processo de desenvolvimento sustentável.

A sociedade e suas tecnologias tem se desenvolvido ao longo do tempo de uma maneira muito rápida e isso tem trazido consequências sérias para o meio ambiente. A adaptação dos seres humanos decorrente das necessidades existentes de vivência tem tomado cada vez mais espaço, formando assim as cidades. Hoje 60% da população mundial estão morando nos centros urbanos, e as adaptações ocorrem constantemente. Esse crescimento precisa ser planejado, para que essas adaptações não cheguem ao meio ambiente de maneira tão direta como tem acontecido e a sustentabilidade é de grande importância para que esse problema possa ser amenizado.

Como modelo de projeto Sustentável, a EcoHouse localizada na URCA –RJ conseguiu fazer reduções relevantes no seu consumo de energia e de água com um sistema de reutilização dos recursos naturais. Essa é a idéia que a sociedade precisa absorver, fazer um planejamento, desfrutar dos benefícios e ainda assim, contribuir com o meio ambiente. A EcoHouse Urca conta com alguns recursos que possibilitou essa redução de consumo, tais como: telhado verde, fachada verde, beirais, esquadrias especiais, persianas internas e externas, ventilação cruzada, reuso de água da chuva e de esgoto domiciliar tratado.

O futuro começa bem antes do que se imagina, começa no dia de hoje, bem aqui no presente. Desenvolver uma vida com base na sustentabilidade é fundamental. A sustentabilidade trata-se de ações e atividades que tem por objetivo suprir as necessidades humanas do dia a dia, porém sem comprometer o futuro das futuras gerações.

Projetos precisam ser implantados incentivando práticas de um cuidado em relação ao meio ambiente, tais como preservação dos oceanos visto que as algas presente nesses são responsáveis pela maioria do oxigênio que consumimos; redução de energia juntamente com energia renovável; reuso de água, entre outros. E que essa aplicação de sustentabilidade possa ser não apenas de cunho local ou regional, mas sim global.

  • SISTEMA DE ÁGUA

Devido a escassez hídrica, e do uso consciente da água,  o projeto EcoHouse instalou um sistema duplo de água. Esse é um sistema consciente de reuso de água, pois não é consciente usar água potável para usos não potáveis, com isso foi instalado dois reservatórios, um para água da chuva e outro para água da concessionária. A distribuição do reservatório de água não potável é destinado para fins que não necessitam de água potável, como os vasos sanitários, sistema de irrigação e torneiras de lavagem, e o outro reservatório é destinado ao uso de água potável como lavatórios, chuveiros e copa e ambos os sistema conta com equipamentos economizadores de água, como arejadores nas torneiras e chuveiros.

 

Esse é um sistema consciente que além de reduzir  o consumo desnecessário de água potável, reutiliza um recurso natural que é naturalmente desperdiçado.

  • ECONOMIA DE ÁGUA

        Foi feita uma parceria com a empresa DECA que forneceu todas as louças e metais instalados na Ecohouse. Através da tabela abaixo é possível verificar a enorme variação entre produtos de alta e baixa pressão.

  • SISTEMA DE ENERGIA

Como o crescimento dos centros urbanos, a energia é um dos recursos mais utilizados tanto pelos setores residenciais como comerciais. Esses dois consumidores são responsáveis pelo uso de 80% (PROCURAR ESSE DADO AUTALIZADO) do uso de energia elétrica no Brasil. Parte dessa energia utilizada poderia ser poupada com um planejamento prévio,  considerando os materiais, equipamento e tecnologia construtivas que estejam vinculados a eficiência energética.O projeto da EcoHouse está fundamentada nos seguintes itens: otimização da iluminação natural e artificial, utilização de aquecimento solar de água e otimização do arrefecimento passivo.

  • ILUMINAÇÃO NATURAL

O projeto instalou janelas e painéis de tijolos de vidro com o objetivo de fazer com que toda  a casa funcionasse com a iluminação natural durante o dia, e para a iluminação noturna foi instalado lâmpadas fluorescentes compactas que possuem baixo custo energético.

Janelas que admitem a luz do dia nas edificações são importantes não só para a iluminação, mas também para ser ter uma vista e uma conexão com o lado externo.

A luz é importante pela sua qualidade, composição espectral e variabilidade. A luz natural produz alto nível de iluminação e  permite excelente índice de reprodução de cor. Estas duas propriedades significam que a luz natural fornece condições para uma boa visão, entretanto pode produzir  ofuscamento solar e alta reflexão em telas de computador. Portanto, o efeito da iluminação natural é utilizada todos estes fatores devem ser considerados no projeto de iluminação natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (536.2 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com