TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTREME PROGRAMMING PROGRAMAÇÃO AGIL

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.351 Palavras (18 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 18

EXTREME PROGRAMMING

Resumo: Com o avanço tecnológico durante a história cada vez mais projetos apareciam, além de ficarem cada vez mais elaborados e sofisticados tecnologicamente, fazendo uso de diversas ferramentas tecnológicas, além de seguirem uma linha muito tênue, onde um erro poderia custar milhões e milhões. A Extreme Programming é um tipo de metodologia ágil, onde já não se segue tão à risca essa linha como nas metodologias tradicionais, sendo então mais adaptativa e flexível a alterações, minimizando então os gastos caso haja algum tipo de erro.

Este artigo explica sobre a origem e o que é a Extreme Progamming, além de fazer comparações e exemplificar aplicações deste tipo de metodologia ágil.

Abstract: With the technological advance in history more and more projects appeared, besides becoming increasingly elaborate and technologically sophisticated, making use of various technological tools, besides following a very thin line where a mistake could cost millions and millions. Extreme Programming is a kind of agile methodology, where this line is no longer as strict as in traditional methodologies, being more adaptive and flexible to change, minimizing expenses if there is any kind of error.

This article explains the origin and what Extreme Progaming is, and compares and exemplifies applications of this kind of agile methodology.

Introdução

A mais ou menos duas décadas, com a evolução da tecnologia em computadores e seus programas, se tornou necessário, a criação de novas metodologias, que visão a proximidade da perfeição dos projetos em que serão executados.

Neste artigo, poderá ser notado três criadores que tiveram o trabalho de alguns anos, para pensar, inventar e colocar em pratica uma metodologia de forma inovadora e inspirada em métodos ágeis, e hoje conseguiu o título de metodologia mais utilizada, você verá como o modo XP tornou-se necessário na execução de projetos feitos pelos médios e pequenos grupos. Más será que para executar um projeto, é realmente necessário o uso de muitas metodologias? Bem, se pensarmos que as metodologias, são usadas para a melhoria na velocidade e perfeição do projeto, é possível pensar, que usar mais de um método, seria promissor, porém, se pensarmos que metodologias distintas possuem lógicas distintas, podemos concluir que o uso de mais de um método pode acabar gerando conflitos entre eles. Tendo isso em vista, neste artigo será comparado o método Extreme Programming com outros tipos de metodologias.

A Extreme Programming e a Scrum, busca a qualidade do projeto, de acordo com o desejo e idéia do cliente, juntamente visando a otimização do tempo de entrega para o cliente. Para que isso seja preciso é necessário a utilização de algumas práticas que serão citadas neste artigo, e finalmente verá as vantagens e desvantagens do uso dos métodos citados.

Origem da XP (Extreme Progamming)

O que é? Como e quando surgiu?

Extreme Programing é uma metodologia de desenvolvimento de software que surgiu com o intuito de facilitar e agregar maior qualidade a um projeto, ela foi criada no ano de 1997 por Kent Beck, Ward Cunningham e Jeffries que demoraram cerca de uma década para alcançarem a metodologia com princípios ágeis, que se diferem totalmente das antigas metodologias consideradas pesadas tendo em vista que uma mudança dentro de um projeto que seguia as mesmas geraria muito custo. Baseado nos métodos ágeis se originou o manifesto ágil que são princípios em comum entre todos os métodos ágeis, totalmente contrários as antigas metodologias e tem como princípios:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;

Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Ele mostra que atender as necessidades do cliente é o mais importante no desenvolvimento do projeto, afinal sem o cliente não haveria projeto. Preza também a implementação ao invés da documentação.

Por que metodologias ágeis?

Mesmo com a evolução dos computadores, das técnicas e ferramentas nos últimos anos, a produção de software confiável, correto e entregue dentro dos prazos e custos estipulados ainda é muito difícil. Dados de 1995 [1], usando como base 8380 projetos, mostram que apenas 16,2% dos projetos foram entregues respeitando os prazos e os custos e com todas as funcionalidades especificadas. Aproximadamente 31% dos projetos foram cancelados antes de estarem completos e 52,7% foram entregues, porém com prazos maiores, custos maiores ou com menos funcionalidades do que especificado no início do projeto. Dentre os projetos que não foram finalizados de acordo com os prazos e custos especificados, a média de atrasos foi de 222%, e a média de custo foi de 189% a mais do que o previsto. Considerando todos os projetos que foram entregues além do prazo e com custo maior, na média, apenas 61% das funcionalidades originais foram incluídas.

Tudo isso devido as metodologias tradicionais não estarem abertas a mudanças e quando ocorre uma o projeto inteiro tem que se modificar, um belo exemplo disso é o valor das mudanças que pode no mínimo quadruplicar além de atrasar a finalização de um projeto, dependendo de quando a mudança foi requerida mais alto será o valor e mais difícil será a modificação pois o projeto no antigo modelo segue uma linha, quando mais tarde mais cara será a mudança e mais árduo será o trabalho.

Já em um projeto com metodologias ágeis o custo não aumenta de forma exponencial como no caso anterior.

Isso ocorre, pois as metodologias ágeis são adaptativas e funcionam com base em incrementação logo são abertas a mudanças tendo em vista que nem o cliente tem total certeza do que realmente necessita as metodologias que se abrem a constantes mudanças estão seguindo o caminho certo e se adaptando melhor ao mercado. Um belo exemplo disso é o dos fundadores do eXtreme Programing Kent Beck e Jeffries, eles foram contratados para passar o sistema de folha de pagamento da empresa Chrysler de COBOL para Smalltalk, o planejamento inicial era de quatro anos, tendo em vista que eles foram contratados um ano após o início o projeto foi para a produção um ano após a contratação dos dois.

Aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com