TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO ÁGIL: EXTREME PROGRAMMING (XP)

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAXUPÉ

FILIPE AUGUSTO DE SOUZA, RA nº 20325544

PROCESSO ÁGIL:

EXTREME PROGRAMMING (XP).

Docente: Jaciara Carosia.

Disciplina: Engenharia de Software I.

GUAXUPÉ – MINAS GERAIS

2021


EXTREME PROGRAMMING (XP)

        O Extreme Programming, popularmente conhecida como XP, é uma metodologia ágil criado na década de 90 por Kent Beck, Ward Cunningham e Ron Jeffries e ainda é bastante utilizada. O sucesso desta metodologia se dá principalmente porque é pautada na satisfação do cliente da maneira mais rápida possível. Isso significa que, ao invés de entregar tudo que o cliente possa desejar futuramente, o XP possibilita a entrega do projeto no instante que o cliente precisa.

        O XP possui um conjunto de valores que norteiam as ações da equipe que utiliza tal metodologia em cada atividade a ser desempenhada. Esses valores são:

  1. Comunicação: assegurar uma comunicação da forma mais direta e eficaz possível entre membros da equipe e com o cliente.
  2. Simplicidade: implementar apenas aquilo que é suficiente para atender a cada necessidade do cliente.
  3. Feedback: permitir que o cliente reavalie as necessidades do sistema e possíveis alterações que a equipe de desenvolvimento deva realizar.
  4. Coragem: realizar modificações no projeto sem causar falhas com segurança e agilidade.
  5. Respeito: ouvir, compreender e respeitar o ponto de vista dos demais integrantes da equipe.

Por meio desses valores, o XP consegue desenvolver softwares de forma mais barata e em menor tempo. E, além dos valores, este método ágil também leva em consideração a utilização de práticas simples. São elas:

  1. Cliente presente: comunicação constante com o cliente.
  2. Jogo de planejamento: prática que define o escopo a ser desenvolvido na próxima iteração.
  3. Uso de metáforas: facilitar a comunicação com o cliente de modo que ele consiga entender o desenvolvimento do projeto.
  4. Testes: realização de testes constantes durante o desenvolvimento do projeto para melhorar a sua qualidade.
  5. Entregas frequentes: o que já estiver pronto, sempre entregar ao cliente para que a equipe obtenha um feedback mais rapidamente.
  6. Programação em pares: o desenvolvimento se dá por dois programadores em uma única máquina com o objetivo de diminuir a possibilidade de falhas.
  7. Código coletivo: o código não é de ninguém e todos da equipe podem modificá-lo a qualquer momento.
  8. Padrões de codificação: a equipe de desenvolvimento deve estabelecer regras de programação com o objetivo de padronizar o código, facilitando a revisão do mesmo.
  9. Ritmo sustentável: a semana de trabalho deve ser de 40 horas no máximo, evitando realizar horas extras para não diminuir a produtividade.
  10.  Projeto simplificado: o projeto deve ser executado e planejado da maneira mais simples possível para ser desenvolvimento mais rapidamente.

O uso dessa metodologia é ideal para projetos em que o cliente não sabe exatamente o que deseja, pois os feedbacks constantes tornam possível as mudanças para atender os requisitos de forma rápida. Além disso, as entregas constantes fazem o cliente não esperar muito para ver o software funcionando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com