TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  3/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

AVM FACULDADE INTEGRADA

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ALLINE SIQUEIRA FREITAS CAETANO

Gestão estratégica de pessoas para produtividade organizacional

BRASÍLIA-DF

2015

AVM FACULDADE INTEGRADA

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ALLINE SIQUEIRA FREITAS CAETANO

Gestão estratégica de pessoas para produtividade organizacional

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Alline Siqueira Freitas Caetano

BRASÍLIA-DF

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

TEMA        5

PROBLEMA        5

JUSTIFICATIVA        5

OBJETIVOS        6

Objetivo geral:        6

Objetivos específicos:        6

REVISÃO DE LITERATURA        6

METODOLOGIA        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

        


INTRODUÇÃO

Durante muitos anos a gestão de pessoas foi classificada como uma prioridade secundária nas organizações, que eram em geral, baseadas na produção industrial. Com a evolução da mentalidade empreendedora, o cuidado em manter o bom colaborador aumentou e as estratégias e praticas agregaram técnicas para que esse objetivo fosse atingido.

Neste cenário o bom gerenciamento dos funcionários é visto como vantagem competitiva e principio fundamental para o sucesso de uma empresa.

TEMA

Gestão estratégica de pessoas para produtividade organizacional.

PROBLEMA

Neste trabalho será explorado a capacidade da gestão de pessoas em aumentar ou diminuir a produtividade dentro de uma organização, sendo contextualizados historicamente aspectos da gestão de pessoas até os tempos atuais e a estratégia empresarial. No decorrer desta análise serão apresentados modelos, práticas e conceitos que unirão os temas abordados em gestão estratégica de pessoas e o fator variação de produtividade nas organizações. Defende-se a ideia de que com uma gestão de pessoas consistente pode ocorrer um aumento direto na produtividade das organizações.

JUSTIFICATIVA

        Justifica-se a escolha do tema devido à gestão de pessoas ser um dos principiais fatores que influenciam o sucesso de uma organização, e assim, buscou-se esclarecer aspectos que norteiam a gestão estratégica de pessoas e sua interferência direta no aumento de produtividade da empresa.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

        Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os aspectos relacionados à gestão de pessoas nas organizações, desde a motivação pessoal até as questões de satisfação dos funcionários e principalmente a relação entre empresa e empregado; tendo, ainda, como objetivo específico apresentar a influência da gestão de pessoas na variação da produtividade nas organizações baseada em modelos e práticas.

Objetivos específicos:

        Apresentar metodologias de pesquisas, analisar os resultados obtidos, identificar fatores críticos, buscar soluções para os fatores críticos apresentados.

REVISÃO DE LITERATURA

A maneira de se conduzir uma equipe para os resultados esperados sofreu grandes evoluções no decorrer da história, como pode ser observado nas abordagens da Administração Clássica, Humanística e Estruturalista. Este estudo inicia com a abordagem Clássica destacada pela automatização de processos, seguido pela abordagem Humanística, introduzindo a importância do indivíduo dentro do contexto organizacional e finalizando com a divisão do trabalho e departamentalização tratada na abordagem Estruturalista.

Antes de surgir a administração de recursos humanos o cenário das organizações seguiam as diretrizes da Abordagem Clássica da administração, que consiste em uma escola de pensamentos administrativos com foco na estrutura da organização pela visão do homem econômico buscando a máxima eficiência (CHIVENATO, 2003).

A Abordagem Clássica da administração é dividida em dois conceitos, até certo ponto, opostos, mas que se completam. O primeiro considera que em uma ponta a Escola de Administração Científica, desenvolvida por Frederick Winslow Taylor[1], formada principalmente por engenheiros, tinha como base o aumento da produtividade da companhia através do aumento de eficiência da linha de produção, em outras palavras, no nível dos operários. Era enfatizada a análise na divisão de trabalho dos operários. Neste caso, cada função e cargo dos funcionários eram unidades fundamentais na corporação (CHIAVENATO, 1997).

Para desenvolver os conceitos da Administração Científica, Taylor passou por dois períodos:

            De acordo com Chiavenato (2003) Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Neste período foi publicado o primeiro livro de Taylor ‘Administração de Oficinas’ em1903, no qual era evidente a preocupação com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, com o estudo de Tempos e Movimentos. Taylor fez um trabalho de análise completo a partir dos funcionários da produção e das funções que cada um desempenhava, desfragmentando os processos e movimentos da linha de produção, com a intenção de aperfeiçoá-los. No decorrer dessas análises, Taylor verificou que um funcionário médio sempre produzia menos mesmo tendo o equipamento e capacidade para produzir mais. Isso acontecia devido ao funcionário perceber que, independente de quanto produzisse, no final ganharia a mesma remuneração que outro funcionário que produz menos, com isso havia falta de interesse e queda de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com