TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escalonamento de processos SO

Por:   •  17/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Políticas de escalonamento de processos clássicas usando experimentação por simulação

Fabrício Daniel Freitas

1Ciência da Computação /IFMG
Bairro São Luiz - Rua Padre Alberico, 440
Formiga – MG – Brasil
Caixa Postal 35570-000 – Formiga – MG – Brasil
IFMG Campos Formiga – Instituto Federal de Minas Gerais

nickarcos@icloud.com


Resumo:     Este trabalho irá verificar hipóteses sobre algoritmos de escalona- mentos e verificar suas principais vantagens e desvantagens de um sobre o outro, acerca de certos parâmetros.
"O tema deste trabalho prático é tema avaliação de políticas de escalonamento de processos clássicas usando experimentação."(SILVA, 2014, p.3).

A pedido do professor, neste trabalho são criado hipóteses nas quais o simula- dor irá determinar se esta condizem com sua veracidade ou não.

  1. Grupo:

O trabalho foi exigido que fosse feito individualmente.

2. Introdução:

Este trabalho é consiste na construção de uma hipótese acerca de políticas de escalona- mento de processos, em seguinte testar a hipótese dos algoritmos FCFS( First-Come/First- Served) e (SJF) Shortest Job First pois são algoritmos que não necessitam determinar o quantum de tempo, porém ressalta-se que o o simulador também aceita o algoritmo RR (Round Robin), porém este deveria ser determinado o quantum de tempo dos processos.

No final deste documento existe os principais documentos de pesquisa para o auxílio deste trabalho.

2.1. Tema:

Escalonamento de processos.

2.2. Objetivo do Projeto:

O objetivo deste documento é fornecer um relatório de forma detalhada das simulações bem como objetivo e dificuldades na obtenção de dados, utilizando simulador de escalona- mento concernente ao Trabalho Prático 02 da disciplina de Matemática Discreta, proposto pelo professor Diego Mello da Silva.

3. Delimitação do Problema:

O simulador que será utilizado tem capacidade de testar os algortimos First-Come/First- Served (FCFS), Shortest Job First (SJF), Round Robin (RR), Preemptive Shortest Job First (PSJF), Shortest Job First Approximation (SJFA).

Como na disciplina de Sistemas Operacionais foram vistos FCFS, SJF, PSJF e RR estarei me atentando apenas aos FCFS, SJF e por final farei um pequeno teste com o PSJF, excluindo dos testes os algotimos RR (este foi estudado porém nele exige o quantum o que diferencia bastante dos demais) e o SJFA que não foi estudado e também exige um parâmetro extra do alfa.

4. Justificativa da Escolha do Tema:

O tema foi escolhido pelo professor Diego Silva para aplicarmos os conhecimentos já obtidos na disciplina de Sistemas Operacionais do curso de Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga.

5. Metodologia:

Este trabalho será utilizado o simulador Process (CPU) Scheduling da Universidade do Texas, sendo o desenvolvimento do relatório feito no motor MacTex e editado no editor de texto Tex Maker em um sistema operacional MacOS X 10.9 (Mavericks), processador i7, 16gb de ram e versão do Maquina Virtual Java versão 1.6.0.5.

6. Sistemas em lote:

Apesar de atualmente não serem tão populares sistemas em lote os programas a executar são colocados em uma fila, fazendo com que o processador receba um programa após o outro, processando-os em sequência, o que permitia um alto grau de utilização do sistema. O termo lote ainda é utilizado para definir um conjunto de comandos que rodam sem interferência do usuário final, por isso foi escolhido estes dois algoritmos, não preemptivos, o FCFS, e SJF para serem feito os testes.

6.1. Principais critérios de escalonamento:

•        Utilização da CPU, sendo esta deve ser mantida ocupada ao máximo;

•        Throghput - É a taxa de término dos processos, este deve ser maximizado;

•        Turnaround-É o tempo para se completar um processo, este deve ser minimizado;

•        Tempo de Espera - É o tempo gasto na fila de prontos, este também deve ser minimizado;

6.2. Algoritmo FCFS: First-Come, First-Served (Primeiro a chegar é o primeiro a ser servido):

Como já dito, é um algoritmo Não-Preemptivo sendo assim a na CPU é atribuída aos processos (jobs) na ordem em que chegam na FIFO existindo uma única fila de processos prontos (FIFO) sendo que o primeiro job da fila é executado até encerrar ou ser bloqueado. Quando acontece de o job fica bloqueado, executa-se o próximo da fila de prontos e quando job bloqueado torna-se pronto, este vai para o final da FIFO.
Ele possui como vantagens a facilidade de se compreender e implementar e é justo pois quem chega primeiro é atendido antes, porém possui suas desvantagens pois o Tempo Médio de Espera é longo e sensível à variação dos intervalos de picos de CPU e picos de I/O .

6.3. Outras considerações importantes:

Segundo Silberschatz,Galvinand Gagne 2002, O tempo médio de espera é, por vezes, bastante elevado, mas isto depende muito da duração e frequência dos bursts.

6.4. SJF: Shortest Job First (Menor Job Primeiro):

Este também é um algoritmo Não-Preemptivo porém é CPU é atribuída aos jobs que tem o próximo pico de CPU mais curto, utilizando a previsão do próximo pico de CPU dos jobs. Ele associa a cada job o intervalo de seu próximo pico de CPU, fazendo com que a CPU disponível receba o job com próximo pico de CPU mais curto sendo que o critério de desempate é feito pela política FCFS, quando necessário.

Ele possui algumas desvantagens como a dificuldade em saber exatamente a duração do próximo pico de CPU, fazendo com que este não possa ser implementado no escalonador de curto prazo pois não há como estimar a duração do próximo pico de CPU.

6.5. Considerações importantes:

Segundo Silberschatz, apud Melo 2014, a grande vantagem do uso deste algoritmo ele é considerado ótimo para o critério de Tempo Médio de Espera”, bem como Boccardo 2008 diz que o "SJF é ótimo acerca um tempo de espera médio para um dado conjunto de processos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (571.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com