TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo das ferramentas Drupal e Plone

Por:   •  19/9/2016  •  Artigo  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo realizar um comparativo entre duas ferramentas de desenvolvimento web, o Drupal e o Plone que são definidas como um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), sendo feita uma análise destes sistemas de código aberto, comparando-os de acordo com determinados critérios. Onde busca-se contextualizar o surgimento e as caraterísticas proprietárias de cada sistema, e posteriormente, confrontar suas individualidades, possibilitando ao usuário final conhecer as melhores características para determinada utilização.

Palavras-chave: Gerenciamento de Conteúdo. Drupal. Plone

Introdução

Antigamente a construção de um site era algo complexo, com um custo elevado, sendo necessário vários profissionais capacitados para esta tarefa. Sendo assim, muitos programadores começaram a desenvolver ferramentas capazes de suprir as demandas atuais, como a falta de autonomia na administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação (CURY, 2009).

A internet com seu crescimento exponencial, começou a fazer parte do cotidiano de nossa sociedade, tornando-se cada vez maior em quantidade de usuários que utilizam suas aplicações, acessando sites em busca de informações sobre temas diversos. A Web se consolidou como plataforma universal em uma velocidade incrível, sobrepondo qualquer outra tecnologia na história. Ela proporcionou a empresas de qualquer porte e vertente comercial, a possibilidade de expor seus serviços e produtos, ajuda a facilitar o contato com clientes e fornecedores, efetuar compras e pedidos, e prestar um suporte personalizado de forma ágil e viável. (JASSINEK, 2000).

Para facilitar o desenvolvimento dessas aplicações, na década de 90, surgiram os primeiros Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, em inglês Content Management System (CMS), como o Drupal e o Plone, exemplos atuais de alguns CMS open source, desenvolvidos em linguagem PHP. Por meio de um CMS, usuários comuns de internet e informática em geral, tornaram-se capazes de gerenciar seus portais de forma simples, sem a necessidade de um conhecimento avançado no assunto. Essas são algumas das inúmeras vantagens oferecidas, sendo a principal está simplificação da criação e da administração de um website, onde o conhecimento de uma linguagem de programação não é um requisito, desde que a ferramenta escolhida atenda aos requisitos básicos para o desenvolvimento. Isso acarreta para as empresas que utilizam um CMS uma redução nos custos, tanto na mão de obra, quanto no software, que normalmente são de códigos livres (IDEALWARE, 2009).

O objetivo deste artigo é proporcionar uma visão geral sobre os Sistemas de Gestão de Conteúdos ou CMS e fornecer um comparativo entre duas ferramentas open source, com isso, o usuário terá a opção de escolha da ferramenta utilizada que melhor irá atender suas necessidades. Onde foi realizado um levantamento bibliográfico em vários canais de informação, com o intuito de absorver o maior conhecimento possível sobre o assunto estudado, criando um documento informativo para auxiliar os usuários na escolha do CMS para melhor atender sua necessidade.

Referência

CURY, Sergio Ayroza. Desenvolvendo blogs e sites com wordpress sem programação.

São Paulo: Ciência Moderna, 2009.

IDEALWARE. Comparing open source content management systems: wordpress, Joomla,

Drupal, and Plone, 2009.

(JASSINEK, 2000) Jassinek, R. A Influência da Internet em Negócios Empresariais:

Identificação e Caracterização de Elementos para Análise de Sites. Dissertação (Mestrado

em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal

do Rio Grande do Sul. 163 p. Porto Alegre, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com