TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre a adoção de sistemas operacionais para educação

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Estudo sobre a adoção de sistemas operacionais para educação

Polo Inhumas

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Estudo sobre a adoção de sistemas operacionais para educação

                                             

Nome completo do aluno: Lucas Qualhato

RA: 1503177

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 1º

Polo Inhumas

2015

Resumo

O uso de computadores pedagógicos no Brasil, cujo histórico remonta a metade do século anterior, tem se aprimorado e contemplado as mais diversas áreas.

O interesse de empresas por contribuir para inclusão digital gera a criação de ONGs, onde os maiores desafios são encontrar os melhores meios de custo benefício, para poder atender bem as necessidades e que entejam dentro do orçamento dessa empresa.

Assim por meios de analise pesquisa de e comparações, podemos identificar o que melhor e mais benefício tanto para a empresa como para sua ONG.

Palavras Chave: Sistemas operacionais, Informática, educacional.

Abstract

The use of teaching computers in Brazil, whose history dates back to half of the previous century, has been improved and covered several areas.

The interest of companies to contribute to digital inclusion generates the creation of NGOs, where the biggest challenge is finding the best ways to benefit cost in order to meet the needs and well within budget entejam this company.

So analysis means research and comparisons, we can identify what better and more benefit to both the company and its NGOs.

Keywords: Operating Systems, IT, education.

Sumario

1 . Introdução

2 . Uso das novas tecnologias no ambiente didático

2.1 Aprendizagem

2.2 A informática educacional

2.3 Informática na educação infantil

3. Passos para a criação de uma ONG.

4. Sistemas operacionais e suas especificações

4.1 Windows

4.2 Linux

4.3 Android

4.4 Recomendações

5. Conclusão

6. Referencias

1. introdução

Com o intuído de auxiliar a empresa na criação da ONG, esse estudo mostrara como a inclusão digital e benéfica e importante nos dias de hoje, e busca ajudar as partes interessadas a tomar as melhores decisões quanto a formação de sua ONG, e sobre a área da tecnologia da informação.

No decorrer desse estudo analisaremos quais os tipos de sistemas operacionais disponíveis e qual deles e o melhor, mostrando suas vantagens e desvantagens, assim facilitando na escolha o que será utilizado.

2. Uso das novas tecnologias no ambiente didático.

A sociedade contemporânea passou e vem passando por diversas mudanças em todas as áreas do conhecimento. Essas mudanças produzem meios de comunicação altamente sofisticados, provocando uma profunda modificação nas atitudes, condutas, costumes e tendências no mundo inteiro. O aumento acelerado das tecnologias da informação e comunicação impulsiona o processo de mudança comportamental no país, as pessoas acabam sendo obrigadas a se adaptarem para se manterem no mercado de trabalho competitivo. Essas mudanças valorizam ainda mais o conhecimento, tornando-se uma necessidade sua valorização, as novas tecnologias produzem ferramentas que nos auxiliam na organização e disseminação do conhecimento através de processos de ensino-aprendizagem.

De acordo com Valente (1993), as novas tecnologias da informação computacional interferem na prática de atividades científicas e empresariais, influenciando diretamente e indiretamente os conteúdos e atividades educacionais que também seguem a tendência tecnológica. Podemos afirmar que o desenvolvimento de sistemas computacionais com fins educacionais acompanha a evolução dos computadores. Foi no final da década de cinquenta que se deu o uso dos primeiros computadores na área da educação, as suas possibilidades tecnológicas da época, conhecido como “instrução programada” foi à base para os primeiros sistemas e representava uma automatização do processo de ensino aprendizado. Nos dias de hoje, temos grandes avanços tecnológicos, principalmente na área de inteligência artificial (IA), possibilitando uma intuitiva sofisticação de recursos interativos nos sistemas computacionais educativos. Fundamentado no paradigma instrucionista onde iniciativa e o controle reservado ao estudante são raros, um novo paradigma educacional começou a orientar o desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados no uso da educação, baseado nas ideias construcionistas. Nessas ideias a autonomia de iniciativa e controle do estudante em ambiente computacional é entendida como a construção pessoal do conhecimento.

2.1 Aprendizagem

Um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais é denominado aprendizagem. O resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente é denominado aprender. De acordo com a nova ênfase educacional, focada na aprendizagem, o professor é coautor do processo de aprendizagem, assim, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

As construções de novas habilidades e novas formas de comunicação surgem quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem dentro do cenário escolar, assinalando competências e atitudes significativas. A aprendizagem possui objetivos classificados em domínios: cognitivo (capacidades intelectuais), afetivo (capacidades sentimentais) e psicomotor (coordenação dos músculos):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com